Educação Científica e Matemática

Cronogramas

Cronograma de Atividades do 1º semestre 2020 - Módulo II, acesse aqui.

CALENDÁRIO ACADÊMICO DO ANO LETIVO DE 2020, acesse aqui.

 

CRONOGRAMAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO 2º SEMESTRE/2019 - Módulo I

 

CRONOGRAMAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO 2º SEMESTRE/2019 - Módulo III

 

CRONOGRAMAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO 1º SEMESTRE/2019

 

Calendário Acadêmico 2019

 

 

Mestrado em Educação Científica e Matemática tem sua primeira defesa

 

Primeira dissertação do PROFECM foi defendida pela técnica da UEMS, Luciana de Azevedo

Na última sexta-feira (25) ocorreu a primeira defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática (PROFECM) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Dourados, com o trabalho de Luciana Azevedo, que defendeu a dissertação intitulada "Aprendizagem Significativa e o Ensino de Histologia na Formação de Professores de Ciências", sob orientação do prof. Dr. Fabiano Antunes.

A primeira dissertação do Programa foi defendida por uma servidora da instituição, Luciana de Azevedo, Assistente Técnica de Nível Médio com a função de Técnica de Laboratório do curso de Biologia, onde está lotada há treze anos. Ela também é professora na Escola do Sesi Dourados há mais de quinze anos e discorre sobre esse importante momento. "É gratificante ver a importância do meu trabalho contribuindo para a formação dos professores de Ciências e Biologia, sempre de forma interdisciplinar, abrindo horizontes e possibilidades para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem", explica.

Sobre o período em que cursou o PROFECM, Luciana informa que "o programa de pós-graduação em Educação Científica e Matemática está de parabéns, pois os professores contribuíram para a minha pesquisa através das disciplinas ministradas, abordando teorias e discussões que serviram como subsídios para fortalecer minha base conceitual. Por fim, o mestrado contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional, pois pude rever minha prática pedagógica enquanto professora da educação básica e futura professora do ensino superior", finaliza a servidora, agora mestra, da UEMS.

Para o orientador dela, prof. Dr. Fabiano Antunes, o trabalho final da acadêmica Luciana de Azevedo é um marco para o Programa. "Em seu título está imbuída a importância de uma formação docente que almeje a aprendizagem significativa de conteúdos científicos por meio de uma prática investigativa. Seu trabalho busca apontar caminhos para que sejam integradas questões teóricas e metodológicas no ensino de Ciências, tendo como ponto de partida questões sobre fenômenos e eventos de interesse do grupo de aprendizagem", avalia Antunes. 

O coordenador do PROFECM, Prof. Dr. Praxedes Daniel, destaca ainda que a primeira defesa é um momento histórico tanto para o programa quanto para a Instituição. "Simboliza todo o esforço do corpo docente do PROFECM e da UEMS com a educação do Estado do Mato Grosso do Sul e representa o crescimento intelectual e científico do MS. É um marco simbólico para que todos nós que trabalhamos para o fortalecimento da ciência e para que a UEMS se consolide cada vez mais como um agente transformador da sociedade", ressalta Praxedes. 

O PROFECM objetiva contribuir para melhorar a formação dos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática que estão em exercício na educação básica, de profissionais que atuam em contextos não formais e, também, ampliar a formação daqueles que trabalham com formação de professores. Mais informações sobre o PROFEMC podem ser conferidas na página do Mestrado Profisisonal em Educação Científica e Matemática, disponível neste link.

 

 

 

 

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato