Educação Científica e Matemática

Eventos

 

 

 

 

Egressa do PROFECM realiza seminário na Unidade Universitária de Dourados

 

 

Na última sexta-feira (09/11/18), o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática (PROFECM), teve a grata satisfação de receber a egressa do programa Profa. Me. Juliana Roberta Paes Fujihara, para realizar a conferência intitulada: “Ciências na Educação Infantil: Investigando o potencial pedagógico de uma sequência didática baseada em atividades práticas e lúdicas”, tendo como público-alvo docentes e discentes do programa, bem como, a comunidade acadêmica da UEMS.

 

O evento foi realizado na Unidade Universitária de Dourados, como parte das Atividades de Seminários, desenvolvidas pelo PROFECM, visando a integração e interação de discentes e pesquisadores da área do curso.

 

Na sua apresentação a Profa. Juliana, a partir de sua experiência no mestrado, abordou as dificuldades que os discentes geralmente encontram para frequentar e realizar as atividades no mestrado, bem como, para elaboração da dissertação e conclusão do curso. Enfatizou ainda, a importância do conteúdo das disciplinas ofertadas para a elaboração da dissertação e produto final. Com relação a sua pesquisa e produto final, relatou sua experiência no ensino de ciências para crianças da educação infantil, resultando em uma proposta de orientação de sequência didática a ser trabalhada nessa etapa da educação.

 

De acordo com a Coordenadora Profa. Dra. Eliane Cerdas Labarce, orientadora da pesquisa, o evento foi muito importante, pois representa um marco no programa. A aluna já diplomada, volta para compartilhar suas experiências e saberes construídos durante o mestrado, com outros professores que trilham o mesmo caminho, cada qual com seu percurso, mas com o mesmo objetivo: fortalecer a educação nacional por meio do fazer diário enquanto professor atuante em sala de aula. Destaca ainda, que eventos como esse, vem de encontro com a política da CAPES que é de interação social e acompanhamento dos egressos do programa, buscando saber como estão, onde estão e o que o programa agregou em sua vida profissional. O programa tem como meta em 2019, fazer um ciclo de seminários com os egressos de 2015, primeira turma a concluir o mestrado profissional.

 

 

A professora Lilian Giacomini Cruz, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Ivinhema, lançou o livro “Políticas de Educação Ambiental na Escola Pública”, nesta sexta-feira (28), no Anfiteatro do Bloco A, da unidade da UEMS em Dourados.

A obra é resultado da tese de doutorado da docente, que trabalhou com 31 escolas de uma Diretoria de Ensino da região de Ourinhos, no interior de São Paulo. Em que entrevistou cerca de 84 profissionais, entre professores e coordenadores.

“Existe uma política que obriga que a Educação Ambiental seja inserida na escola, mas hoje a gente vê um enfraquecimento muito ostensivo da educação ambiental. Durante o começo da década de 2000 havia a proposição de se implantar a Agenda 21 nas escolas e eu quis investigar então como que as escolas estavam fazendo. As escolas em sua maioria implantaram uma Agenda, mas o que me pareceu é que a proposta não foi completamente entendida, dada a realidade da escola pública, que impede muito o trabalho com propostas como a da Agenda 21”, explicou Lilian Giacomini Cruz.

Segundo obra, por conta das limitações da escola pública o trabalho acabou sendo desenvolvido por projetos pontuais e projetos desconectados.

“O ideal é que a educação ambiental seja tratada como uma atividade nuclear do currículo. É preciso trazer a problematização das questões ambientais a partir dos conteúdos das disciplinas. Então de fato quando você trabalha isso dentro da disciplina ela passa a ser algo nuclear e aí ela adquire uma outra importância. Não é trabalhada somente no dia da árvore, somente no dia da água ou no dia do meio ambiente, enfim, faz parte”, ressaltou a autora.

Para a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Márcia Alvarenga, a reflexão que ela faz no livro sobre a escola pública também deve ser pensada no âmbito da Universidade.

“Acho relevante a pesquisa, principalmente, por ela ter destacado que as atividades que os professores fazem não condiz com a realidade local, ou seja, não se faz essa leitura da realidade para desenvolver um projeto na escola ou na comunidade. Isso nos reporta também ao papel da universidade, se a universidade está fazendo essa leitura da realidade e conversando com a sociedade para dar o retorno que a sociedade necessita”, enfatizou Márcia Alvarenga.

 


 

 

 

 

 

 

Acesse aqui lista de eventos área Educação em Ciências e Matemática. 

Acesse aqui lista de eventos que irão acontecer em 2018 na área de matemática.

 

 

 

 

UEMS/Dourados: Mestrado em Educação Científica e Matemática tem sua primeira defesa

 

Primeira dissertação do PROFECM foi defendida pela técnica da UEMS, Luciana de Azevedo

Na última sexta-feira (25) ocorreu a primeira defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática (PROFECM) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Dourados, com o trabalho de Luciana Azevedo, que defendeu a dissertação intitulada "Aprendizagem Significativa e o Ensino de Histologia na Formação de Professores de Ciências", sob orientação do prof. Dr. Fabiano Antunes.

A primeira dissertação do Programa foi defendida por uma servidora da instituição, Luciana de Azevedo, Assistente Técnica de Nível Médio com a função de Técnica de Laboratório do curso de Biologia, onde está lotada há treze anos. Ela também é professora na Escola do Sesi Dourados há mais de quinze anos e discorre sobre esse importante momento. "É gratificante ver a importância do meu trabalho contribuindo para a formação dos professores de Ciências e Biologia, sempre de forma interdisciplinar, abrindo horizontes e possibilidades para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem", explica.

Sobre o período em que cursou o PROFECM, Luciana informa que "o programa de pós-graduação em Educação Científica e Matemática está de parabéns, pois os professores contribuíram para a minha pesquisa através das disciplinas ministradas, abordando teorias e discussões que serviram como subsídios para fortalecer minha base conceitual. Por fim, o mestrado contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional, pois pude rever minha prática pedagógica enquanto professora da educação básica e futura professora do ensino superior", finaliza a servidora, agora mestra, da UEMS.

Para o orientador dela, prof. Dr. Fabiano Antunes, o trabalho final da acadêmica Luciana de Azevedo é um marco para o Programa. "Em seu título está imbuída a importância de uma formação docente que almeje a aprendizagem significativa de conteúdos científicos por meio de uma prática investigativa. Seu trabalho busca apontar caminhos para que sejam integradas questões teóricas e metodológicas no ensino de Ciências, tendo como ponto de partida questões sobre fenômenos e eventos de interesse do grupo de aprendizagem", avalia Antunes. 

O coordenador do PROFECM, Prof. Dr. Praxedes Daniel, destaca ainda que a primeira defesa é um momento histórico tanto para o programa quanto para a Instituição. "Simboliza todo o esforço do corpo docente do PROFECM e da UEMS com a educação do Estado do Mato Grosso do Sul e representa o crescimento intelectual e científico do MS. É um marco simbólico para que todos nós que trabalhamos para o fortalecimento da ciência e para que a UEMS se consolide cada vez mais como um agente transformador da sociedade", ressalta Praxedes. 

O PROFECM objetiva contribuir para melhorar a formação dos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática que estão em exercício na educação básica, de profissionais que atuam em contextos não formais e, também, ampliar a formação daqueles que trabalham com formação de professores. Mais informações sobre o PROFEMC podem ser conferidas na página do Mestrado Profisisonal em Educação Científica e Matemática, disponível neste link.

 



Anexos:

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato