Ensino em Saúde (Dourados)

Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

1- Políticas públicas e a formação dos profissionais de saúde

Ementa: Abordagem teórico-histórica da relação entre as políticas públicas de saúde e de educação. Reflexões acerca das reformas das políticas públicas de saúde e de educação e seus desdobramentos quanto à formação de recursos humanos para a área da saúde. A reforma sanitária brasileira. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área da saúde. Política nacional de educação permanente.

Carga horária: 45

Créditos: 3

 

 

2- Currículo em Saúde

Ementa: Concepções de currículo e sua fundamentação teórica. Enfoques curriculares e sua identificação na realidade educacional brasileira. Influências das concepções de currículo nas práticas pedagógicas. Políticas curriculares em saúde.

Carga horária: 45

Créditos: 3

 

3- Pesquisa de Ensino em Saúde: fundamentação teórica e metodológica

Ementa: Pesquisa quantitativa e qualitativa: pressupostos e desenhos. O processo de investigação cientifica em saúde: planejamento, execução e socialização dos resultados. Processo de revisão sistemática e revisão de literatura.

Carga horária: 45

Créditos: 3

 

4- Trabalho, Educação e Saúde

Ementa: Transformações na organização do setor saúde e do trabalho: macro e micro relações socioeconômicas e políticas da sociedade contemporânea. Concepções do trabalho em saúde. Políticas públicas em saúde, educação, trabalho, ciência e tecnologia e as implicações na formação de profissionais da saúde. Educação permanente em saúde.

Carga horária: 45

Créditos: 3

 

5- Educação em Saúde

Ementa: Historiografia da educação em saúde no Brasil. Teorias e perspectivas da educação em saúde. Educação em saúde e o Sistema Único de Saúde. Educação em saúde e a promoção em saúde.

Carga horária: 60

Créditos: 4

 

6- Seminário de Ensino em Saúde I

Carga horária: 30

Créditos: 2

 

 

7- Seminário de Ensino em Saúde II

Carga horária: 30

Créditos: 2

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

1- Estudos epidemiológicos e análise de dados aplicada à saúde

Ementa: Importância dos estudos epidemiológicos para o conhecimento das relações causais no processo saúde-doença. Delineamentos de estudos epidemiológicos. Tipos de estudos. Levantamento de dados: tipos e apuração de dados, classificação de variáveis de estudo e definição de categorias. Apresentação tabular e gráfica, medidas de tendência central e de dispersão. Medidas de associação, correlação e regressão linear simples, regressão logística. Inferência estatística e teste de hipóteses. Tipos de amostragem e processo de amostragem. Distribuição binomial e normal. Confiabilidade e validade das medidas controlando viés ("bias") e confundimento. Controle de vieses. Análise de confusão e interação por meio de estratificação e modelagem.

Carga horária: 60

Créditos: 4

 

2- Docência em Saúde

Ementa: Formação de professores. Saberes docentes e práticas pedagógicas. Ensino em saúde: concepções e práticas. Docência em saúde:concepções e tendências. Docência em saúde: desafios e perspectivas.

Carga horária: 30

Créditos: 2

 

3- Práticas didático-pedagógicas em Saúde

Ementa: Teorias pedagógicas. Processo ensino-aprendizagem. Didática em saúde. Avaliação da aprendizagem: concepções e modalidades. O discurso científico e o discurso pedagógico.

Carga horária: 45

Créditos: 3

 

4- Avaliação das necessidades sociais em Saúde

Ementa: Conhecer e compreender as bases conceituais e metodológicas de avaliação de necessidades em saúde. Identificar os efeitos potencializadores e de desgaste da saúde. Compreender os conceitos de: integralidade e vulnerabilidade social. Desenvolver estudos sobre o processo saúde-doença e suas relações com as necessidades sociais e as condições de saúde. Desenvolver investigações em cooperação técnica junto aos serviços de saúde, principalmente relacionadas às doenças prevalentes nos perfis epidemiológicos regionais.

Carga horária: 30

Créditos: 2

 

5- Gestão e Planejamento em Saúde

Ementa: Fundamentos teóricos do planejamento e programação em saúde. A dimensão técnica e política do planejamento em saúde no contexto das políticas públicas. Perspectivas metodológicas do planejamento em saúde. O enfoque estratégico do planejamento e da programação em saúde. Planejamento e gestão dos sistemas e serviços de saúde. Gestão participativa e descentralizada no âmbito dos sistemas e serviços de saúde. Ferramentas do processo de gestão.

Carga horária: 30

Créditos: 2

 

6- Educação Preventiva das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da AIDS com Populações Vulneráveis

Ementa: A natureza histórica da Educação Preventiva das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da AIDS. Vertentes teóricas que tratam das questões de gênero, história e sexualidade. Análise das Ações pontuais e Programas de Prevenção das DST e da AIDS desenvolvidos com diferentes Populações Vulneráveis. As relações entre gênero e classe social. As relações entre a mulher e o mundo do trabalho na sociedade contemporânea. As sexualidades como objeto das ciências sociais e da saúde. Estudos sobre o homoerotismo, saúde, história e educação do corpo e dos sentidos:
corporalidade, gênero e identidades sexuais no Brasil e no mundo.

Carga horária: 45

Créditos: 3


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Disciplinas
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