História - PROFHISTORIA

Corpo Docente

 

 

 

 

CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES NO PROFHISTÓRIA

 

 

 

 

ALINE VANESSA LOCASTRE - aline.locastre@uems.br

Possui doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2017), mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é professora adjunta no Curso de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do Mestrado Profissional em Ensino de História )ProfHistória/UEMS). É coordenadora do subprojeto em História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e vice-diretora da Seção Regional da Anpuh/MS. Concentra suas pesquisas sobre as relações Brasil e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, propaganda política, mídias e opinião publica no século XX. Também desenvolve projetos e pesquisas sobre as Tecnologias Digitais e o Ensino de História (Texto informado pelo autor).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6479781559375624

 

ANNA CAROLINA HORSTMANN AMORIM - anna.amorim@uems.br

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta de Antropologia no curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. Realiza pesquisa nas áreas de gênero, feminismo, lesbianidades, homoparentalidade, parentesco, educação e diversidade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1122992031844419

 

BEATRIZ DOS SANTOS LANDA - bialanda@uems.br

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - Mestrado da UFGD e do Mestrado Profissionalizante em História / PROFHIST da UEMS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS) e do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS). Coordenadora do Programa Rede de Saberes na UEMS financiado pela Fundação Ford, e Ação Saberes Indígenas na Escola na UEMS, financiada pelo MEC/FNDE. Tem experiência na área na área da Educação e de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação superior indígena, educação escolar indígena, crianças indígenas e etnoconhecimento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8837968624971224

 

CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS - carlos.campos@ufms.br 

arlos Eduardo da Costa Campos é Professor Adjunto de Pré-História, História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; coordenador do grupo de pesquisa ATRIVM / UFMS; coordenador de área do PIBID-HIST-FACH / UFMS; membro do conselho de pesquisa do Museu de Arqueologia da UFMS. O referido pesquisador é docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHIST/UEMS. Doutor (2014-2017) e mestre (2011-2013) em História, na linha: política e cultura, do Programa de Pós Graduação em História da UERJ com foco em Antiguidade Romana. Campos possui estágios de pesquisa no ANHIMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques ANHIMA), sob a direção da Professora Dra. Violaine Sebillote Cuchet e supervisão do Prof. Dr. Anderson Martins (2018), na Universidade Paris I, Sorbonne; na Ecole Francaise DAthenes (2012); na Universidade de Coimbra, sob supervisão da Professora Doutora Carmen Soares (nos anos de 2012 e 2014). Campos atuou como secretário do Grupo de Trabalho em História Antiga do Rio Grande do Sul e do ATRIVM-UFRJ, ambos entre 2016 e 2018. Membro do LECA-UFPel; GEMAM - UFSM; Leitorado Antiguo-UPE. A área de atuação do pesquisador é: História Antiga; Ensino de História Antiga; Arqueologia e História da Cultura Material; Patrimônio Cultural.

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/7804720022724209 

 

CÉLIA MARIA FOSTER SILVESTREceliasilvestre@uems.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCL/Araraquara (1997); mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências Sociais, pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, direitos sociais, educação escolar indígena, gênero. Atuou na área de Educação Escolar Indígena junto à UFGD e SED/MS, com a formação de professores Guarani e Kaiowá, de 2006 à 2010. Integra o corpo docente da UEMS, Unidade Amambai, na categoria de professora efetiva, desde 2010. É membro dos grupos de pesquisa " Segurança urbana, juventude e prevenção de delitos" (UNESP) e " Gênero e geração em sociedades indígenas" (UFGD). Coordenou o subprojeto interdisciplinar do PIBID/UEMS/Amambai, de 2014 a 2018, atuando em duas escolas indígenas da aldeia Amambai, promovendo a formação docente de estudantes indígenas dos cursos de Ciências Sociais e História. Coordena os projetos de PIBID e Residência Pedagógica em Ciências Sociais, na Unidade de Amambai, desde agosto de 2018. É líder do grupo de pesquisa " Pensamento social e processos históricos". Integra o corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - UEMS e do Mestrado Profissional em Ensino de História.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7331103267448991

 

DENI IRENEU ALFARO RUBBO - deni.rubbo@uems.br 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, 2009), mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP, 2013) e doutorado pela mesma instituição (USP, 2018). É autor de Párias da terra: o MST e a mundialização da luta camponesa (Alameda/Fapesp, 2016), co-organizou Espectros de Mariátegui Na América Latina (Lutas Anticapital, 2020), e possui diversos artigos em revistas nacionais e internacionais. Atua na área de Sociologia, com ênfase em sociologia dos intelectuais e da cultura, história e pensamento social brasileiro e latino-americano atuando principalmente nos seguintes temas: história do marxismo, história das ciências sociais, estudos pós/decoloniais, movimentos sociais, circulação das ideias, recepção, José Carlos Mariátegui, Florestan Fernandes, Aníbal Quijano, Michael Löwy, Octavio Ianni dentre outros. É professor adjunto de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) desde 2019.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4698909741574344 

 

GLAUCIA TAHIS DA SILVA CAMPOS PECLAT

Pós-Doutora em Antropologia pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIA/ISCTE/IUL (Lisboa, PT). Doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural com área de concentração em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Goiás. Membro Associado ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIA/ISCTE/IUL, Portugal. Membro do Grupo de Pesquisa GENTIS - Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações em Arqueologia, Etnologia e Etno-história (UFPel). Investigadora associada ao grupo de pesquisa Memória e Patrimônio Alimentar: tradição e modernidade (UnB). Colaboradora associada ao Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), desenvolvendo projetos na área de Patrimônio Imaterial em formato digital. Docente efetiva da Graduação do Curso de História e docente também do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8076607729911229 

 

LEANDRO HECKO - leandro.hecko@ufms.br

Possui graduação pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2013), e Pós-doutorado em Arquelogia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2021). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e docente colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/UEMS. Tem experiência na área de História com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: história antiga, usos do passado, ensino de história, história da arte, antiguidade clássica e história e cultura da alimentação. (Texto informado pelo autor) 

Currículo Lattes:  CV: http://lattes.cnpq.br/1830828506180541

 

MANUELA AREIAS COSTAmanuela.costa@uems.br

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), com período de estágio na Vanderbilt University (Nashville, Estados Unidos - bolsa PDSE / CAPES). Possui mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Participou de projetos de organização e preservação documental; atuou em cursos de Formação Continuada para Docentes (CECIERJ) e em conselhos e comissões do estado de Mato Grosso, como o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (CEPIR). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no Curso de Licenciatura em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória); membro do GT da ANPUH Nacional "Emancipações e Pós-Abolição" (GTEP), do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-Brasil), do Laboratório de Antropologia e História (LAH- Museu Nacional, UFRJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE - UEMS), vinculado ao CNPq. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: abolicionismo, pós-abolição, comunidades quilombolas, relações raciais, festa e música negra, patrimônio cultural imaterial, educação patrimonial, ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, ensino de História e as relações étnico-raciais, formação de professores e educação quilombola.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4726705545059092

 

MARIA APARECIDA LIMA DOS SANTOS - maria.lima-santos@ufms.br

Maria Lima - Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) atuando na Faculdade de Educação (FAEd/UFMS) onde ministra as disciplinas de Fundamentos e Metodologia do ensino de História para o curso de Pedagogia e Políticas Educacionais para as demais licenciaturas. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. Autora de coleção didática para o Ensino Fundamental I (História para Crianças) pela editora Ática. Especialista nas questões referentes ao ensino e à aprendizagem da língua escrita no contexto das disciplinas específicas, interessando-se, particularmente, por compreender os mecanismos de exclusão e subalternização presentes nas práticas escolares, além de refletir sobre as relações entre o desenvolvimento do pensamento histórico e a aprendizagem da língua escrita em crianças e adolescentes da Educação Básica. Coordenadora geral dos Seminários sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Coordenadora da pós-graduação lato sensu "Relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de História e Cultura brasileiras". Colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFMS); pesquisadora do Grupo de Pesquisa Oficinas da História (UERJ), do Grupo de Pesquisa "Ensino Médio Pesquisa" (UFPR), além de líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História (GEPEH/UFMS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5816112602113342

 

MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES - marizak@uems.br

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo/USP (2013),Mestre em História pela UNESP/ Assis (2008), Graduada em História pela UFMS (2005). Professora Efetiva no Curso de História,  na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Amambai. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. Líder do grupo de pesquisa Estudos da Memória, Patrimônio Cultural, Natural e Ensino de História. Tem atuando na área de História, com pesquisas  em Ensino de História, História dos Direitos Humanos das Mulheres na América Latina, História Regional,  História das Mulheres e Violência contra as mulheres, destancando-se principalmente nos seguintes temas: ensino de história e pesquisa,  direitos humanos das mulheres, mulheres, violência, justiça, teoria e metodologia, memória e patrimônio histórico cultural.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7749991620470537

 

RENATA LOURENÇO - renatalourenco@uems.br

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora com dedicação exclusiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, das Américas, História Indígena, História da Educação, relações étnico-raciais, História aplicada ás Ciências Sociais, atuando na pesquisa principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, movimento de professores, História da Educação e politicas públicas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5456940100128580

 

RODRIGO BIANCHINI CRACCO - cracco@uems.br

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), na linha de pesquisa Ciência e Cultura na História. É professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, história da historiografia, Annales, temporalidade, Paul Ricoeur.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1413850821378591

 

ROGÉRIO DA PALMA - rpalma@uems.br

Graduou-se em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado (2010) e doutorado (2014) em Sociologia pela mesma instituição. Através de uma bolsa de doutorado sanduíche ofertada pela CAPES, foi Visiting Scholar na University of Michigan (EUA) durante o ano de 2013. Desde 2015, é Professor Adjunto da UEMS/Amambai, lecionando e orientando pesquisas nos cursos de Ciências Sociais (presencial e Ead) e no ProfHistória desta Unidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, racismo, migrações, pós-abolição, mercados de trabalho.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9921508438209875

 

SANDRA CRISTINA DE SOUZA - sandracristina@uems.br

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências Sociais-Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), e Pós-Doutorado em Antropologia sob supervisão de Candace Slater, junto ao Department of Spanish and Portuguese da University of California, Berkeley (2014). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de Licenciatura em Geografia e em Letras, Especialização em Estudos Aplicados de Linguagem, em Jardim e no Programa Stricto Senso de Mestrado Profissional em História, em Amambai. Tem experiência na área de Ensino de História Ambiental, Geoeducação, Etnologia, Gênero, Educação e História com ênfase em História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, etnologia, gênero, educação escolar indígena, história indígena, história ambiental e geoeducação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2863431614312879

 

SIRLEY LIZOTT TEDESCHI - tedeschi@uems.br

Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente exerce a função de Coordenadora do Curso de Ciências Sociais da UEMS/U.U. Amambai . Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa  "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, ensino de filosofia, educação e diferença, epistemologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2933463524794801

 

SUZANA ARAKAKI - arakaki@uems.br

Graduada em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), graduação em Direito pela Universidade da Grande Dourados (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD. Atualmente é professora adjunta no Curso de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS onde desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão; Curso de Pós-graduação Lato sensu em Sociedade, Cultura e Meio Ambiente e Mestrado Profissional em História PROFHISTORIA .

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5684559903452931


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato