História - PROFHISTORIA

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa:

Saberes históricos no espaço escolar – desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizadas na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.

Participam desta linha: Profa Dra Marinete A. Zacharias Rodrigues

Prof. Dr. Rogério da Palma

Profa. Dra. Sirley Lizott Tedeschi

Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão – desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa histórica, considerando diferentes tipos de suportes, tais como livros, filmes, programas televisivos, sítios da Internet, mapas, fotografias etc. A partir da problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da História.

Participam desta linha: Profa Dra. Beatriz dos Santos Landa

Prof. Dr. Rodrigo Bianchini Cracco

Profa Dra. Sandra Cristina de Souza

Profa Dra. Viviane Scalon Fachin

Saberes históricos em diferentes espaços de memória – desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas e as exposições.

Participam desta linha: Profa Dra. Célia Maria Foster Silvestre

Profa Dra. Glaucia Tahis da Silva Campos Péclat