Letras (Campo Grande)

Corpo Docente

CORPO DOCENTE

 

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

Formação:

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Mestra em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Especialista Master of Business Administration em Management pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Diplomada pelo DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English pela Universidade de Cambridge, Inglaterra), adquirindo o título de Royal Society of Arts -RSA.

Graduada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Realizou Estágio Pós-doutoral na área de Letras na Universidade de São Paulo – USP.

Atuação profissional:

Professora Efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, ministrando aulas nos cursos de Graduação em Letras, de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras. Foi tesoureira da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada) no biênio 2014-2015. Foi professora da Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul na graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda e na pós-graduação lato sensu no curso de MBA (2010- 2011) e assumiu a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda em 2011. Trabalhou na Cultura Inglesa Rio (1986-2009), onde foi professora, coordenadora pedagógica e gerente de filial (1993-2009). Foi professora de classe de alfabetização, de inglês no Ensino Fundamental e em instituições particulares de Língua Inglesa (1979-1998). Tem experiência profissional nas seguintes áreas: Estudos da Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada e Sociolinguística; Administração Escolar, com ênfase em Gestão Organizacional e Gestão de Pessoas; e Administração de Empresas, com ênfase em Comunicação Empresarial, Marketing, Liderança e Negociação. Atualmente, suas áreas de interesse são: Sociolinguística Interacional / Variacionista e Linguística Aplicada, com foco em Ensino de Línguas, Formação de Professores, Línguas de Comunidades Minoritárias e (De)colonialidade, Fronteiras, Língua, Cultura e Identidade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0201552127514276.

 

 

Aline Saddi Chaves

Formação:

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances) pela Universidade de São Paulo – USP, com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Mestra em em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances) pela Universidade de São Paulo – USP.

Graduada em Letras – Francês-Português pela Universidade de São Paulo – USP.

Atuação Profissional:

Professora Efetiva da área de Linguística da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando na Graduação em Letras e nos Mestrados Acadêmico e Profissional em Letras. Desenvolve e orienta pesquisas no domínio da Análise do Discurso Francesa, em torno da representação midiática de acontecimentos discursivos e transposição didática de gêneros do discurso. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq/UEMS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6047308880452890.

 

 

Ana Paula Tribesse Patrício Dargel

Formação:

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Especialista em Letras "Tendências Contemporâneas no Ensino de Língua Portuguesa" pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Realiza estágio pós-doutoral em Análise, descrição e documentação de língua naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Atuação Profissional:

Professora Efetiva Adjunta, nível V, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e leciona as disciplinas de Linguística e de Língua Portuguesa. Pesquisadora do projeto de pesquisa ATEMS. Docente dos Programas de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS e do Mestrado Acadêmico em Letras/UEMS. Tem experiência na área de Linguística e atua, principalmente, nos seguintes temas: Lexicologia, Lexicografia, Lexicografia Pedagógica, Pedagogia do Léxico e Toponímia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3076696745308941.

 

Antonio Carlos Santana de Souza

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP.

Graduado em Letras - Português/Hebraico e Respectivas Literaturas pela Universidade de São Paulo – USP.

Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Atuação profissional:

Professor Efetivo Nível 5 e Coordenador do Curso de Bacharelado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Linguística da UNEMAT/Cáceres. Atualmente é pesquisador do GELA do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP e do Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias do Instituto de Letras da UFRGS. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguístico e Dialetológicos do CNPq (NUPESD-UEMS) e do Laboratório Sociolinguístico de Línguas Não-Indo-europeias e Multilinguismo do CNPq (LALIMU). Avaliador de Cursos do INEP/MEC. É o Editor-chefe da Web- Revista SOCIODIALETO (ISSN 2178-1486, http://sociodialeto.com.br, Qualis B2) desde 2010. Membro da Comissão Editorial da Revista transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da UNIGRAN - InterLetras (Qualis B1). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: português falado; contatos linguísticos; fonética e fonologia; morfossintaxe; linguística geral e diversidade sociocultural.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6672298920894226.

 

 

Elza Sabino da Silva Bueno

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Atuação profissional:

Professora Efetiva Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados, onde ministra aulas na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Letrs. É Professora e Orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras da UEMS/Dourados. Coordenadora do Profletras no período de fevereiro/2015 a fevereiro/2017, reeleita pelo período de fevereiro/2017 a fevereiro/2019, Coordenadora-Adjunta no período de fevereiro/2019 a fevereiro/2021 e ministra aulas e orienta no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UEMS/Campo Grande - MS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Sociolinguística e atua nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, português popular falado e ensino de língua portuguesa. No momento desenvolve o projeto de pesquisa de título “Uso da abordagem sociolinguística em livros didáticos de língua portuguesa dos ensinos fundamental e médio – uma proposta de ensino de línguas”; com colaboração de docentes e discentes da Graduação e do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Letras da UEMS e o projeto de pesquisa intitulado “Apoio à qualificação docente: o Profletras em Mato Grosso do Sul”; com recurso financeiro da FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4219111767452644.

 

 

João Fábio Sanches Silva 

Formação:

Doutor em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período de estágio de doutorado sanduíche na University of British Columbia, Canadá.

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Especialista em Novas Tendências no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.

Atuação profissional:

Professor Efetivo da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, atua na Graduação e Pós-graduação (Mestrado) em Letras. Coordena o Programa de Extensão UEMS ACOLHE, para acolhimento linguístico a migrantes e refugiados, e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Português para Estrangeiros da Instituição. Tem interesse por pesquisas na área de português como língua estrangeira, língua segunda e língua de acolhimento, identidade e interculturalidade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0443000638083834.

 

 

Marlon Leal Rodrigues

Formação:

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel de Volta Redonda - FERP/VR.

Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Realiza estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT.

Atuação profissional:

Professor Efetivo Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, Professor Permanente do Programa de Mestrado em Letras da UEMS-Campo grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de Linha Francesa AD. É membro do NEAD ? Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (UEMS). Desenvolve e orienta pesquisas com temáticas relacionadas ao cotidiano, sujeito, à identidade e à história.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3873047991235324.

 

 

Miguel Eugênio Almeida

Formação:

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Graduado em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição – FIC.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Atuação profissional:

Professor Efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Curso de Graduação em Letras-Português/Espanhol, em Letras-Português/Inglês, em Letras-Bacharelado; Professor da Pós-Graduação (Stricto Senso), no Mestrado em Letras e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Tem experiência de ensino em IES na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, Filosofia Geral, Filosofia da Educação, Filosofia da Linguagem, Teoria da Educação e Psicologia das Relações Humanas. No momento, atua em ensino e pesquisa e extensão nas seguintes subáreas do conhecimento científico: Filologia Portuguesa; Língua Clássica-Latim; Linguística Histórica; Semântica da Enunciação; Semiótica Objetal, Historiografia da Língua Portuguesa; Gramaticografia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9624302083645558.

 

 

Nataniel dos Santos Gomes

Formação:

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Especialista em Gramática Gerativa e Cognição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Especialista em Línguas Indígenas Brasileiras pelaUniversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Graduado em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Realiza estágio pós-doutoral em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Atuação profissional:

Professor Efetivo da Graduação e do Programa de Pós-graduação (Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ-UEMS) e do Núcleo de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul (NuLIMS). Além disso é pesquisador do Grupo de Semiótica, Leitura e Produção de Texto (SELEPROT-UERJ). Autor de inúmeros artigos e de mais de 20 livros.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6180920530799182.

 

 

Neide Araujo Castilho Teno

Formação:

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT.

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul – FIFASUL.

Atuação profissional:

Pesquisadora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados. Desenvolve ações de orientação na Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional - Profletras/Dourados. Orientadora nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UEMS/Campo Grande - MS. Linha de Pesquisa: Linguagem e Ensino. Foi Vice-líder do GEPENAF - grupo de estudo e pesquisa em Narrativas Formativas UEMS/UNIDERP/UNICAMP. Coordenadora do projeto de pesquisa Memórias de professores: diálogos sobre o letramento e o ensino de língua portuguesa - ETAPA II. Coordenou Projeto PRODOCÊNCIA NA UEMS (CAPES) e coordenou Projeto PIBID de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia com ênfase em Linguística Aplicada e na Formação de Professor atuando nos seguintes temas: gêneros textuais, gêneros midiáticos, linguagem e ensino, letramentos, multiletramentos, analise de textos visuais, narrativas formativas, memórias. Coordena do Projeto de pesquisa sob o título: Memórias de professores: diálogos sobre o Letramento e o ensino da Língua Portuguesa - ETAPA II, em colaboração com outros docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação e do Curso de Letras da UEMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1973427459385412.

 

 

Rosemere de Almeida Aguero

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Nova Iguaçu - FFCLNI.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Atuação profissional:

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua no Curso de Graduação em Letras (nas disciplinas Língua Portuguesa I, Linguística I e Linguística II), no Curso de Pós-graduação "lato sensu" em Estudos Aplicados de Linguagem ( na disciplina Estudos Linguísticos Aplicados à Análise do Discurso) e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, da UEMS de Campo Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas disciplinas Linguística e Língua Portuguesa e desenvolve pesquisas na área dos estudos discursivos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6306968774367213.

 

 

Ruberval Franco Maciel

Formação:

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo - USP, com período sanduíche no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba - Canadá.

Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra.

Graduado em Letras - Português/Inglês e Tradutor Intérprete pela Universidade Anhanguera – Uniderp – UNIDERP.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na City University of New York - Estados Unidos da América.

Atuação profissional:

Professor da Graduação e Pós-graduação em Letras e da Graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Coordenador da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana - UNIRILA - Brasil, Paraguai, Chile e Argentina). Foi pesquisador visitante da City University of New York e foi pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Foi Presidente da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil- Biênio 2014-2015). Foi Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador cinco vezes do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Co-autor do Caderno para a área de Linguagens do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC). Coordena o convênio interinstitucional UEMS/Glendon College-York University - Toronto-Canadá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3940070820451122.

 

 

 

ESTUDOS LITERÁRIOS

Altamir Botoso

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Especialista em Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Graduado em Letras - Português e Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras - Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Atuação profissional:

Professor Efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: O mundo alucinante, pós-modernismo, El mundo alucinante, romance histórico, romance picaresco, romance malandro, intertextualidade, literatura africana, hispânica e espanhola.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4996564101422445.

 

 

Andre Rezende Benatti

Formação:

Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários neolatinos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Atuação profissional:

Professor Adjunto - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Editor-chefe da REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS. É líder do Grupo de Pesquisas/CNPq Estudos de Narratividades. Membro do GT de Relações Literárias Interamericanas da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; Membro do GT de Ensino Superior do Fórum de Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul - FEEMS. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC; Membro da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH; Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Mato Grosso do Sul - APEEMS, gestão 2019-2020. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas e Contemporâneas e Literatura Brasileira Contemporânea, na qual desenvolve pesquisas relativas às temáticas da Violência, Cultura e Modernidade, especialmente na obra de Josefina Plá. Coordenador do GT Relações Literárias Interamericanas da ANPOLL, gestão 2021/2022.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8908183939079152.

 

 

Daniel Abrão 

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Atuação profissional:

Professor Efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência administrativa na criação e coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduações Lato e Stricto Sensu na área de Letras. Atua nas disciplinas do campo literário na Graduação em Letras, no Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa UEMS/CNPq Literatura, História e Sociedade desde 2002, com organização de pesquisas e eventos relacionados aos estudos literários, tendo como resultado a publicação de diversos artigos, capítulos e livros sobre literatura brasileira, crítica literária, literatura sul-mato-grossense, literatura e escola e, em parceria com órgãos e secretarias públicas, projetos de formação de leitores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1126660900406810.

 

 

Marcos Vinícius Teixeira

Formação:

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP.

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Graduado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Atuação profissional:

Professor Efetivo do curso de Letras e Professor Permanente Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul atuando na unidade universitária de Campo Grande-MS. É líder do Grupo de Pesquisa "Modernismo periférico: poéticas do século XX". Desenvolve pesquisa relacionada à Literatura Brasileira do século XX.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7055868192756896.

 

 

Neurivaldo Campos Pedroso Junior 

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFMS.

Graduado em Letras pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Atuação profissional:

Professor Efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Virginia Woolf; Literatura e pintura; Estudos Interartes; Estudos Intermídias.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1499308697624781.

 

 

Ravel Giordano de Lima Paz

Formação:

Doutor em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo – USP.

Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Atuação profissional:

Professor Efetivo de Literatura na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Atualmente, dedica-se ao estudo da espectropoética de Jacques Derrida em aproximações com as teorias da narrativa, valendo-se para tanto de um corpus variado, que inclui autores de língua portuguesa e estrangeira e narrativas literomidiáticas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8005664189286924.

 

 

Susylene Dias de Araujo

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na  Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Atuação profissional:

Professora Efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde atua na graduação e na pós-graduação em Letras e, desde 2018, coordena o Programa de Pós Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura em Mato Grosso do Sul, Literatura em Língua Portuguesa, Literatura infantojuvenil e Literatura e Ensino.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0871454222913974.

 

 

Volmir Cardoso Pereira

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduado em Letras – Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Atuação profissional:

Professor Efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nos cursos de Letras da Unidade Universitária de Campo Grande, MS. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa intitulado "Literatura, cinema e sociedade: diálogos sobre o contemporâneo", participando ainda do grupo de pesquisa Literatura e Humanidades. Possui experiência nas subáreas Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada, produzindo e orientando trabalhos na perspectiva da crítica cultural materialista.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4487640660005798.

 

 

Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire 

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Especialista em Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Especialista em Metodologia Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN.

Graduada em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Atuação profissional:

Professor Efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e ministra aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional, ProfLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura brasileira, estudos literários, literatura e leitura. Como resultado de suas pesquisas publicou vários artigos e capítulos e os seguintes livros: Lima Barreto: Imagem e Linguagem, São Paulo: Annablume, 2005, Lima Barreto e a Literatura Comparada, ensaios. Paco Ed. 2011. Desenvolveu os seguintes projetos de pesquisa: A trajetória crítica de Lima Barreto, Discurso histórico e ficcional nos romances da Guerra do Paraguai, e atualmente com Manifestações literárias em Mato Grosso do Sul : análise e crítica. Coordenou de 2012 a 2016 o Programa de Formação de Recursos Humanos - PFRHPB, em parceria com a Universidade Petrobrás/RJ. Exerceu a função de Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu , Especialização em Letras, de 2010 a 2012, do Curso de Letras de Dourados, exerceu a chefia da Divisão de Educação Profissional e Tecnológica(DEPT) DE 2009 A 2011, faz parte do Conselho Universitário da UEMS (COUNI) desde 2010, membro do Comitê de Pesquisa da UEMS, Área de Concentração Letras, Linguística e Artes, presidente da Comissão Docente Estruturante (CDE) DO Curso de Letras Espanhol.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9937438186193830.

 


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