Eventos
III ENSAD - ENCONTRO NACIONAL EM SEMÂNTICA E ANÁLISE DO DISCURSO: Marcha, identidade e fronteira
http://www.cepad.net.br/eventos/home/evento/2
Obs.: mesmo sendo um evento em AD E Semãntica, aceita-se trabalhos de
todas as linhas e correntes teóricas para apresentação de trabalho.
LOCAL:
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Av. Dom Antônio Barbosa (MS-080), 4.155, Campo Grande, MS, Cep 79115-898
******
IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS - SIGET
LOCAL: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Av. Dom Antônio Barbosa (MS-080), 4.155, Campo Grande, MS, Cep 79115-898
O SIGET – Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, começou em 2003, na Universidade Estadual de Londrina, em Londrina-PR, por iniciativa das pesquisadoras Elvira Lopes Nascimento e Vera Lúcia Lopes Cristóvão, sob o título de I Simpósio Internacional de Linguística Contrastiva e Gêneros Textuais. Nessa primeira edição, tratou de abordar a pesquisa sobre gêneros textuais no Brasil, temática que norteou também a sua segunda edição, ocorrida no ano de 2004, em União da Vitória-PR, sob a coordenação de Acir Mário Karwoski.
Em 2005, em Santa Maria-RS, sob a coordenação de Désirée Motta-Roth, problematizou a importância de uma agenda político-pedagógica relacionada às questões sobre gêneros textuais, bem como a relação destes com as políticas públicas governamentais.
Em 2007, em sua 4ª edição, sob a coordenação de Adair Bonini, Débora de Carvalho Figueiredo e Fábio José Rauen, foram problematizadas as correntes diversas de estudos de gêneros textuais/discursivos, além de ter se iniciado o processo de internacionalização do evento.
Em 2009, na 5ª edição, coordenado por Marcos Baltar, o evento privilegiou questões sobre o ensino de línguas, tomando como unidade de ensino os gêneros textuais e sinalizando relações entre os gêneros textuais e os letramentos, temática que viria a nortear a 6ª edição do SIGET, ocorrida em Natal-RN, em 2011, sob liderança de Maria do Socorro Oliveira e de sua equipe.
Em 2013, na 7ª edição, em Fortaleza, CE, sob a coordenação de Antônia Dilamar Araújo e Júlio Araújo, o SIGET promoveu a discussão a respeito do funcionamento dos gêneros textuais/discursivos nas múltiplas esferas da atividade humana.
Em 2015, em 8ª edição, na Universidade de São Paulo, liderado por Eliane Gouvêa Lousada, em parceria com Unicamp, Unesp e Universidade São Francisco, o evento tratou de discutir a seguinte questão: Os diálogos que são feitos no Brasil em relação aos estudos de gêneros constituem uma escola brasileira para o estudo de gêneros?
Agora, em sua 9ª edição, o SIGET convida pesquisadores em geral a discutir a questão da Pesquisa e do Ensino de Gêneros textuais/discursivos para a participação social, numa sociedade que reclama por investigações de natureza inter/trans/indisciplinar, além de demandar de nós pesquisadores estudos centrados não apenas no texto verbal e escrito, mas nas múltiplas linguagens, mídias e culturas que configuram a produção de sentidos na contemporaneidade.
INFORMAÇÕES: https://ixsiget.com.br/
Acessar o canal no youtube do PPGLetras

Dissertações