Letras (Campo Grande)

Linhas de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA - PROJETO PEDAGÓGICO ATUALIZADO (A PARTIR DE 2017)

 

1. Análise do Discurso

Essa linha de pesquisa visa à descrição e funcionamento discursivo, abordando algumas das vertentes teóricas e seus aspectos e formas. Pretende-se, ainda, analisar a dimensão do discurso em seu funcionamento, em sua relação sujeito-mundo, entendendo a diversidade dos sentidos de termo discurso considerando as condições de produção em seus modos de realização oral e/ou escrito. Considera, nesse sentido, que a análise discursiva constitui na relação das materialidades linguísticas, na relação com a história, os espaços sociais, os sujeitos e a memória.

Dentre os objetivos da linha de pesquisa Análise do Discurso podemos destacar a realização de pesquisas que contemplem as produções discursivas em suas modalidades de realização oral e escrita; o estudo da relação linguagem, ideologia, produção oral e escrita como forma de compreender o funcionamento discursivo enquanto construção sócio-histórico-cultural; e a condução de estudos descritivos dos discursos considerando a vertente teórica e discussão sobre a relação ideologia, sujeitos, condições de produção e memória discursiva enquanto falto sóciohistórico.

 

2. Historiografia Literária

A linha de pesquisa Historiografia Literária visa contemplar a heterogeneidade das manifestações literárias, bem como dos enfoques teóricos no âmbito dos Estudos Literários. Constitui-se na medida em que a noção de Historiografia implica no ato de pensar e escrever a História Literária, discutindo, propondo, questionando e aplicando parâmetros crítico-teóricos, quer  sejam imanentistas ou relacionais, de valoração e pertencimento ou não-pertencimento das obras a ela. No âmbito desse direcionamento, a linha de pesquisa privilegia os seguintes objetivos: estudo dos gêneros literários, levando em consideração as condições de produção e recepção dos textos, principalmente (mas não exclusivamente) na tradição literária brasileira e nas demais literaturas em língua portuguesa; o mapeamento, por meio de arquivos e fortuna crítica, da produção literária em Mato Grosso do Sul e regiões de fronteira; e o estudo da relação da literatura com outros códigos linguísticos e estéticos.

 

3. Linguística Aplicada

A Linha discute o panorama de enfoques recentes relacionados às perspectivas críticas na formação de professores de línguas e a implicação de tais vertentes para o contexto público, em especial. A Linha discute ainda vertentes pós-estruturais na formação de professores de línguas, políticas linguísticas e o impacto da transculturaridade no ensino de línguas e na formação de professores. A ideia central é propiciar mecanismos de reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem de línguas, procedimentos didáticos e impactos das novas tecnologias. A Linha tem por objetivos desenvolver pesquisas que investiguem fenômenos linguísticos no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas, em diferentes contextos educacionais, formais ou não, e realizar estudos de práticas discursivas e interacionais em diversos contextos sociais, levando em conta sua relação com o contexto histórico e sociocultural.

 

4. Literatura, Sociedade e História

Estudos centrados na relação Literatura e Sociedade: leitura dos textos literários como compreensão da sociedade; a História como fundamento para a compreensão da Literatura; As origens ocidentais da literatura brasileira: literatura grega, latina e medieval e suas influências na literatura moderna e na brasileira. Leituras contributivas entre os textos da Teoria Literária e das Ciências; Literatura X Documento; As construções sociais e históricas das políticas acadêmicas na elaboração dos arquivos, sistemas, teorias e do cânone literário; Investigação da mimesis e das formas literárias nas representações sociais. Estudos dos elementos sociais que se consubstanciam em forma no texto literário. Estudos das relações de produção, circulação e consumo da literatura.

 

5. Sociolinguística

Esta linha de pesquisa estuda as relações entre a língua e a sociedade, tendo como objetos de estudo a fala em contexto real e suas interfaces com os aspectos sociais dos falantes. Pretende-se desenvolver pesquisas sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional e da Variacionista. Dentre os objetivos da linha de pesquisa Sociolinguística podemos ressaltar a condução de pesquisas que investiguem a linguagem na comunicação entre as pessoas e o seu contexto, observando como o indivíduo reage às situações de interação face a face dentro de certo ambiente social. A Linha discute estudos sobre os conceitos de enquadre e alinhamento nas interações entre falantes, ouvintes e contextos, além de pesquisas sobre a variação linguística nos diferentes contextos sociais, estudos sobre preconceitos linguísticos e discussões sobre Sociolinguística e sua interface com o Ensino de Línguas.

 

LINHAS DE PESQUISA - PROJETO PEDAGÓGICO ATÉ 2016

1.  Historiografia literária

Os estudos relacionados a essa Linha de Pesquisa buscam compreender a relação entre Literatura e História contemplando tópicos relacionados a questões teóricas imanentes e contextuais do objeto literário. A Linha de Pesquisa aborda a heterogeneidade de manifestações literárias por meio de enfoques teóricos advindos da Literatura Comparada, da Historiografia Literária e da Teoria da Literatura. A preocupação será compreender aspectos estéticos e sociais pertinentes ao objeto literário, em sua relação com as demais formas de expressão linguísticas e artísticas. Dentre os objetivos da linha de pesquisa Historiografia literária, podemos destacar: elaboração de pesquisas que abordem a relação entre Teoria da Literatura com a Filosofia, a Sociologia e a História; mapeamento, por meio de arquivos e fortuna crítica, da produção literária em Mato Grosso do Sul e regiões de fronteira, incluindo, as manifestações literárias e culturais de comunidades indígenas e minorias étnicas no Estado; desenvolvimento de estudos que problematizem a constituição dos gêneros literários, levando em consideração as condições de produção textual na tradição literária brasileira.

 

2.  Produção do texto escrito e oral

As pesquisas conduzidas nessa Linha de Pesquisa visam à descrição e funcionamento da língua, abordando aspectos estruturais e formais. Pretende-se, ainda, analisar o sistema linguístico em seu funcionamento, em sua relação sujeito-mundo, entendendo a diversidade do discurso em suas modalidades oral e/ou escrito. Considera-se, nesse sentido, que a análise estrutural e formal se constitui na relação das materialidades linguísticas, na relação com a história, os espaços sociais, os sujeitos e a memória. Dentre os objetivos da linha de pesquisa Produção do texto escrito e oral podemos destacar: realização de pesquisas que contemplem as produções linguísticas em suas modalidades oral e escrita; estudo da relação linguagem, ideologia, produção oral e escrita como forma de compreender o funcionamento da linguagem enquanto construção sócio-histórico-cultural; estudos descritivos/formais das línguas indígenas e outras minorias étnicas.

 

3.  Ensino de Linguagens

A Linha de Pesquisa em Ensino de Linguagens propõe discutir questões relacionadas ao ensino de Língua e Literatura, articuladas com as diferentes formas de linguagens. Seu objetivo principal é propiciar mecanismos de reflexão sobre as práticas de ensino de linguagens, pensando na atualização de concepções e estratégias de ensino de Língua e Literatura. A formação do leitor e produtor de linguagem, os procedimentos didáticos e impactos das novas tecnologias também são objetos de discussão dentro dessa Linha de Pesquisa. Dentre os objetivos da Linha de Pesquisa Ensino de Linguagens podemos destacar: pesquisas voltadas para o ensino de Língua e Literatura na Educação Básica e Superior, investigando materiais e recursos teóricos, didáticos e metodológicos utilizados nesse processo; discussão da situação do ensino de Línguas Indígenas em Mato Grosso do Sul e regiões de fronteira; estudo do processo de aquisição da Língua Materna dos povos indígenas; investigação do uso e efeito de tecnologias no processo ensino/aprendizagem de Linguagens.


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