Letras - PROFLETRAS (Campo Grande)

V JORNADA DO SELEPROT ENSINO DE LÍNGUAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Quadrinhos, Linguagem e religião:

II CONGRESSO NACIONAL DO PROFLETRAS

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai realizar o II Congresso Nacional Profeletras, entre 16 e 18 de agosto de 2017, na unidade universitária de Campo Grande.

O II Congresso Nacional terá como tema os “Cinco anos do PROFLETRAS: Desafios e Perspectivas em Debate”, onde serão discutidos o ensino de língua portuguesa e literatura, bem como a formação de professores, através de trabalhos e projetos. Entre os palestrantes, estão o professor doutor Rildo Cosson (Ceale-UFMG), o professor doutor Helder Pinheiro (UFCG), o professor doutor João Luiz Tápias Ceccantine (UNESP), a professora doutora Viviane Herberli (UFSC), a professora doutora Cláudia Hilsdorf Rocha (UNICAMP), a professora doutora Maria José Coracini (UNICAMP), a professora doutora Maria da Penha Casado Alves (UFRN) e a professora doutora Maria Bernadete Fernandes de Oliveira (UFRN), além dos professores da UEMS.

As inscrições serão abertas em breve. Mais informações portal do evento (acesse aqui).

Profletras

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) oferecido em rede Nacional é um Curso que conta com a participação de Instituições brasileiras de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, este Programa tem alcance nacional e objetiva, em médio prazo, a formação de professores do Ensino Fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional.

Entre as propostas desse Programa estão desenvolver projetos que elevem a Educação Básica rumo a níveis gradativos de qualidade de ensino por meio da qualificação de profissionais envolvidos nas atividades de ensino e pesquisa, nas diferentes esferas educacionais do país, propondo o desenvolvimento de ações que objetivem compreender a diversidade de produções linguísticas, literárias e artísticas voltadas à Educação Básica, com a intenção de preservar e discutir a construção de saberes, nas cinco regiões da nação brasileira.

O Congresso Nacional Profeletras é realizado de dois em anos, com o objetivo de aprofundar as discussões em termos de metas, ações, avaliação e reestruturação necessárias aos avanços do programa

XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia

No dia 5 de novembro, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, realizará a XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. O evento é coordenado pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e terá participação de diversas universidades de todo o país e será feito em homenagem ao Prof. Dr. José Pereira da Silva (1946-2020), vítima da Covid-19, e grande colaborador do curso de Letras da UEMS Campo Grande.

O evento terá comunicações e palestras, com uma diversificada programação, tudo de maneira remota.

Essa é a oitava vez que o evento é realizado na UEMS-CG. Em Campo Grande, a coordenação local é da professora doutoranda Vanderlis Legramante (UFMS / UEMS / NuPeQ) e Nataniel Gomes (UEMS / NuPeQ / SELEPROT).

“A XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa é um evento que, além de comemorar o dia Nacional da Língua Portuguesa, que é no dia 5 de novembro, também representa uma oportunidade de divulgação e publicação de pesquisas e de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito acadêmico. Em todas as jornadas realizadas pela UEMS, o resultado foi sempre satisfatório e com muitas contribuições para os estudos linguísticos e filológicos”, destaca Vanderlis Legramante.

Para informações sobre apresentações de trabalhos estão no site do evento: http://www.filologia.org.br/xv_jnlflp/

Nesta segunda-feira (18), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, realiza uma palestra com professor da PUC, de Minas Gerais. O tema será “Quadrinhos e teologia - uma relação em busca de entendimento” e será aberto para toda comunidade, em especial para alunos da graduação e pós-graduação.

O professor Carlos Caldas, da PUC-MG é Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, e tem pós-doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Tem interesse de pesquisa no diálogo entre a teologia e a literatura e com a cultura pop - cinema e quadrinhos - e no pensamento de Orlando Costas, Dietrich Bonhoeffer, C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien e Rubem Alves.

A Palestra será no dia 18, às 14h, no Auditório da UEMS Campo Grande, fica na Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155 (Rod.MS 080).

**************************************************************************

XIII Jornada Nacional de Linguística Filologia de Língua Portuguesa.

Local: UEMS, Campo Grande-MS, de 5 de novembro de 2018

O prazo da inscrição com submissão de trabalhos foi prorrogado até 25/05/2018.

Demais participantes sem apresentação de trabalhos até 05/06/2018 pelo sistema e 06/06/2018 no credenciamento do evento.

Acadêmicos de Graduação

Acadêmicos de Pós-Graduação

Professores da Educação Básica

Professores do Ensino Superior