Letras - PROFLETRAS (Campo Grande)

Banco de Teses e Dissertações

1ª TURMA - DISSERTAÇÕES

Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues - O programa além das palavras como alternativa de recuperação de alunos de 6º ano com defasagem na alfabetização.

Alline Olivia Flores Gonzalez Além - O uso do Blog nas aulas de Língua Portuguesa nas escolas municipais de Ponta Porã – MS.

Ana Marlene de Souza Brito - Ensino de Português na fronteira Brasil/Paraguay: valorização das línguas e das culturas.

Ana Paula Ramalho dos Santos - O ensino de língua: prática de produção textual.

André Suehiro Matsumoto - Leitura do gênero propaganda em sala de aula: uma abordagem discursiva.

Ângela Maria dos Santos - O uso do hipertexto no estudo dos gêneros textuais orais e escritos.

Anny Michelly Brito - Ensino de língua: produção textual.

Berenice Alves da Silva Altafini - Ensino da língua materna: prática de produção de texto.

Carlos Eduardo Pereira - História em quadrinhos e literatura: possibilidades didático-pedagógicas desses meios em auxílio a alunos de um sexto ano do ensino fundamental com dificuldades em ortografar.

Fabíola Anderson Torales - O texto literário na escola como instrumento de incentivo à leitura e de avanço linguístico e cultural.

Fátima Eveline Vareiro Teixeira - Gêneros textuais escritos e orais – celular uma mídia possível?

Flávia Martins Malaquias - Método recepcional no ensino de literatura: letramento literário e formação do leitor.

Luciane Zaida Ferreira da Silva Viana - A produção de jornal escolar no 6º ano do ensino fundamental.

Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa - Alunos leitores: uma experiência prazerosa.

Marlene Balbueno de Oliveira Ortega - A produção textual dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em Caarapó - MS: Uma proposta de intervenção para o ensino da ortografia.

Mislene Ferreira Cabriotti - Autoria e aprendizagem colaborativa por meio da web 2.0

Milsa Duarte Ramos Vaz - A escrita e a leitura no 8º e 9º ano do ensino fundamental, da escola municipal agrícola, em Campo Grande - MS: espaço para a produção com autoria.

Neusa Babichi Ferreira - Escrita e reescrita de textos: processos de construção do texto dos alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Osney Fernandes dos Santos - Da teoria à prática: a leitura e a produção do gênero fábula com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental II, Corguinho/MS.

Rosana Fernandes Leite - Letramento literário e o ensino de literatura: uma proposta de intervenção para o 7º ano do ensino fundamental.

Valdinéia Marcondes Vieira - O texto literário nas obras didáticas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental.

 

2ª TURMA - DISSERTAÇÕES

Fernando Silva Da Cruz - O uso do dicionário no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.

Fernanda Dias de Oliveira - O gênero literário conto fantástico: um instrumento de incentivo à leitura com os alunos do sexto ano do ensino fundamental. 

Divino Andre Martins Fonseca - Análise dos exercícios gramaticais do livro língua portuguesa do 5º ano: um olhar reflexivo.

Helder Sousa Pimenta - Da teoria à prática: a produção do texto dissertativo-argumentativo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, Campo Grande,MS.

Hiliara de Carvalho Monteiro - Letramento literário: a voz da literatura na prática de leitura e produção textual.

Marizélia Florenciano Nunes - Crônica: uma experiência multimodal em sala de aula.

Queli Cristina Rodrigues Ribeiro Pereira - Prova Brasil de Língua Portuguesa: um relato de intervenção sobre os aspectos cognitivos da leitura.

Raquel Teixeira da Silva - Dize-me o que falas e te direi quem és: língua, identidade e 3cultura “Tucuju”.

Valquiria Aranda Ventura da Silva - O Blog como suporte de divulgação do conto de ficção: uma proposta de intervenção didática no 9º ano da E.E. Rotary Club de Corumbá/MS.

 

3ª TURMA - DISSERTAÇÕES

Ariane Wust de Freitas Francischini - Retextualização a partir do gênero discursivo memória: proposta de trabalho na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio – Jaraguari-MS.

Dagmar Vieira Nogueira Silva - Observações sobre os processos de leitura e seus intertextos na obra Vovó tá com a macaca, de Ivan Jaf .

Danyele Aparecida Nunes Campozano Siqueira - O ensino de literatura em diálogo com as novas tecnologias: o poema em sala de aula.

Edriane Andrade de Souza - Literatura e ensino em diálogo com as tecnologias digitais: produção de minicontos a partir da obra Adeus conto de fadas, de Leonardo Brasiliense.

Eliana Costa Bessa - Gênero memórias literárias: a leitura e a produção textual com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental II.

Ernani da Silva Vargas - O uso de descritores de leitura nas aulas de língua portuguesa com alunos do nono ano do ensino fundamental II.

Jaqueline da Silva Borges - O gênero discursivo anúncio publicitário nas aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental: aperfeiçoando a compreensão e a produção de textos.

José Rone Rabelo da Silva - Perspectivas de leitura e letramento literário no ensino fundamental II.

Joseane Aparecida de Souza Francisco - Variação linguística no ensino fundamental: a orientação do livro didático “Português: Linguagens” para o 7º ano e a mediação do professor .

Juliana Souza Barbosa - Conto fantástico: uma abordagem do letramento literário em turmas do 9º ano do ensino fundamental.

Patricia Lima Domingos - Letramento informacional digital e produção de infográficos nas aulas de Língua Portuguesa com alunos do nono ano do ensino fundamental.

Pedro Márcio Medina Pessoa - O processo de formação de leitores numa perspectiva interacionista.

Ricardo do Nascimento Oliveira - Crônica digital: uma nova concepção de leitura nas aulas de literatura.

Silmara Cristina Batista da Silva - Toponímia e ensino: um estudo dos nomes dos logradouros de Mundo Novo – MS.

Soeli Bento Clementi - O ensino do vocabulário no livro didático: uma proposta de reestruturação.

Vanderlis Legramante Barbosa - Multiletramentos críticos e construção de sentidos em textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa.

 

4ª TURMA - DISSERTAÇÕES

Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro - O Moodle como ferramenta para o ensino reflexivo de gramática.

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato