Letras - PROFLETRAS (Dourados)

Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Letras  - PROFLETRAS - , oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB -  e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O programa tem como objetivo capacitar os  professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional.

Curso

O público-alvo do PROFLETRAS é constituído por professores de Língua Portuguesa, do quadro efetivo, das redes públicas de ensino, atuantes no Ensino Fundamental.

Objetivos

Dentre os vários objetivos do PROFLETRAS, os quatro a seguir são os mais importantes

1) aumentarqualidade do ensino de Língua Portuguesa,   no que se referem às habilidades de leitura e de escrita;
2) diminuir as atuais taxas de evasão dos alunos no  ensino fundamental;
3) proporcionarmultiletramento  no mundo globalizado com a presença da internet;
4) desenvolver práticas pedagógicas eficientes e inovadoras, visando a proficiência dos alunos em sua língua materna.

Carga horária e disciplinas

O PROFLETRAS prevê o cumprimento de 360 horas em um prazo de dois anos. Entre as disciplinas, cinco são obrigatórias e três são optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos.
Além dessas disciplinas, o aluno  deverá cursar, obrigatoriamente, duas "Disciplinas de Fundamentação", que serão ofertadas no início do curso.
Para as disciplinas obrigatórias, uma coordenação nacional responsável por encaminhar a discussão sobre como a disciplina será trabalhada, com objetivo de garantir uniformidade de  conteúdo e de metodologia.

Coordenação Local do PROFLETRAS: Profª.  Drª. Elza Sabino da Silva Bueno

Responsável pela secretaria: Rosa Decian

Contatos:

Secretaria: (67) - 3902-2640

E-mail do Programa: profletrasdourados@uems.br

Endereço: UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Cidade Universitária de Dourados

Rodovia Dourados Itahum, km 12, bloco F, piso superior (Secretaria dos Mestrados Profissionais)

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração