Letras - PROFLETRAS (Dourados)

Áreas de Concentração

O Profletras é constituído de uma única área de concentração: Linguagens e letramentos. Duas  linhas de pesquisa estão vinculadas a essa de concentração: Teorias da linguagem e ensino; Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

 

Área de concentração: Linguagens e letramentos

O objetivo dessa área de concentração é atuar na formação do professor do  ensino fundamental. Por isso, é mister  o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos de  linguagem, uma vez que  possibilitará a esse professor assumir uma postura  crítico-reflexiva  frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo. A seguir, seguem as linhas de pesquisa ligadas a essa única área de concentração:


1. Teorias da Linguagem e Ensino



Esta linha de pesquisa visa discutir  as noções de língua e linguagem na contemporaneidade, com vistas a  consolidar estudos ligados na  descrição e normatização das linguagens; nos  processos fonético-fonológicos, que interferem na aquisição da leitura e da escrita; domínios textuais e semântico-discursivos; produção e efeitos de sentido; identidades e construções antropo-culturais e literárias; dialogicidade entre comunidades discursivas, formação do leitor  e produções literárias em diversas  manifestações culturais.


2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes


Esta linha de pesquisa tem como objeto de investigação e produção de objetos de aprendizagem  voltados ao  ensino e aprendizagem da leitura e de produção textual em Língua Portuguesa em suas práticas  de letramento, bem como em práticas literárias. 

 

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato