Recursos Naturais (Dourados)

Eventos

2019

Outubro

PGRN completa 10 anos e faz apresentações de pesquisas

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais completa 10 anos em 2019, e nos dias 21, 22 e 23 de outubro realizou, no Auditório do Bloco G da Unidade Universitária de Dourados mais uma edição dos Seminários de Acompanhamento de Projetos PGRN, na qual foram apresentados os relatórios das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos.  Confira a notícia na íntegra aqui.

 

Visita do curso de Farmácia da UNIGRAN a laboratório do PGRN

O Curso de Farmácia da UNIGRAN esteve visitando os laboratórios de Análise Instrumental do PGRN no dia 23/10/2019. Esta visita faz parte de ações de extensão do PGRN coordenadas pela Profa. Claudia Andrea Lima Cardoso.
As visitas têm como objetivo estreitar as relações de ensino, pesquisa e extensão e procurar formas de realizar ações integradas entre instituições. De acordo com Claudia Andrea Lima Cardoso, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN), como a UEMS não tem curso de graduação em Farmácia e várias pesquisas desenvolvidas no PGRN estão relacionadas ao tema, esta aproximação é importante para as instituições. Já em dezembro de 2019 serão iniciadas novas ações de pesquisa para consolidar ações já realizadas anteriormente entre docentes da UEMS e da UNIGRAN e também ações de extensão para discentes da UNIGRAN.

 

Seminários de acompanhamento de projetos PGRN

Os relatórios dos Seminários de acompanhamento de projetos PGRN referentes ao 2º semestre de 2019 serão apresentados nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2019 na UEMS de Dourados, no Auditório do Bloco G - Térreo.

 

Setembro

 

Integra UEMS leva alunos do ensino médio para conhecer cursos da Universidade

Durante a primeira edição do Integra UEMS, evento que ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2019, a Sede da UEMS recebeu a visita de 14 escolas, cerca de 600 estudantes de Dourados e região. O intuito do evento é promover a Instituição, mostrando a estrutura da Universidade na Unidade de Dourados, além das 14 Unidades Universitárias e os pólos de Educação à Distância. Confira a notícia na íntegra aqui.

 

Doutoranda da UEMS recebe premiação em evento internacional

A discente de Doutorado PGRN Viviane Mallmann recebeu duas premiações na Bienal Científica Internacional, realizada nos dias 12 e 13 de setembro, em Salto del Guairá, Paraguay. Confira a notícia na íntegra aqui.

 

Apresentação de Projetos Iniciais

 

Os discentes de Mestrado e Doutorado que ingressaram no PGRN devem apresentar seus projetos de pesquisas em evento no segundo semestre de cada ano.

Em 2019 os projetos iniciais serão apresentados nos dias 02 e 03 de setembro de 2019 na UEMS de Dourados, no Auditório do Bloco G - Térreo.

 

Agosto

VI Seminário Interno de Avaliação da Pós-Graduação

Em 26 de agosto, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), promoveu o VI Seminário Interno de Avaliação da Pós-Graduação, que teve como foco “Autoavaliação”. Confira a notícia na íntegra aqui.

 

Junho

Doutoranda do PGRN tem trabalho premiado no 24º Congresso de Biólogos do CRBio-01

O trabalho intitulado “Estudo óptico e estrutural do colágeno tipo I proveniente da escama de peixe” desenvolvido pela doutoranda Dinorah Machado Vaz de Lima e pelos docentes Yzel Rondon Súarez, Cláudia Andrea Cardoso, Luís Humberto Andrade e Sandro Marcio Lima foi premiado em 3º lugar durante o 24º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (ConBio), que ocorreu em Dourados, na Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre 5 a 7 de junho de 2019.

O Prêmio Dra. Bertha Lange de Morretes contempla os melhores trabalhos científicos por graduandos e pós-graduandos, enfocando temas diversos das Ciências Biológicas e áreas afins.

 

Maio

Seminários de Acompanhamento de Projetos PGRN

Os discentes de Mestrado e Doutorado que ingressaram no PGRN devem apresentar ao longo de sua permanência no programa Seminários de Acompanhamento de Projetos.

Apresentações do 1º semestre: de 27 a 31/05/2019, no Auditório do Bloco G

 

Apresentações do 2º semestre: de 21 a 25/10/2019, no Auditório do Bloco G

Cronograma das apresentações: Será liberado no início de outubro.



1º Seminário Técnico de Conservação do Solo - “Erosão: uma questão urbana e rural”

No dia 21 de maio de 2019 a Prefeitura Municipal de Deodápolis realizou o 1º Seminário Técnico de Conservação do Solo com o tema: “Erosão: uma questão urbana e rural”. O evento promoveu um momento de discussão em torno das causas e consequências desta problemática que atinge diversos locais do município de Deodápolis.

O seminário teve como meta apresentar técnicas e ferramentas para que sejam realizadas ações na área urbana e rural contra o avanço das erosões, problema este que atinge toda a nossa população de um modo geral. O evento contou com palestras de profissionais capacitados de universidades (UEMS-PGRN e UFGD) e instituições de pesquisa e do setor público e privado.

Neste evento foi apresentado o “Projeto Caburé: O Ministério Público de Olho nas Águas” visa preservar e proteger recursos hídricos no MS. Com o objetivo de buscar a preservação, a conservação e a recuperação dos recursos hídricos da Sub-bacia do Rio Ivinhema localizados na comarca de Deodápolis (MS). O Projeto visa, com o apoio do Núcleo de Geotecnologias (NUGEO) e de outros parceiros, levantar dados sobre a situação de conservação de nascentes e córregos (áreas de preservação permanente), além de estradas vicinais rurais afetadas por processos erosivos na Comarca de Deodápolis, utilizando mapas, sensoriamento remoto e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O projeto pretende auxiliar a regularizar a situação das reservas legais, das áreas de preservação permanente, do manejo adequado do solo e do licenciamento ambiental, quando for o caso, de todos os imóveis rurais da região. O projeto está em sua fase inicial, porém todas as etapas de atuação já foram definidas, inclusive a que se refere a busca de parcerias, e algumas Instituições já sinalizaram interesse em participar do projeto, como é o caso da Prefeitura de Deodápolis, da Polícia Militar Ambiental de Dourados (MS) e da Agraer/MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), UEMS e UFGD.

O projeto inicial será em Deodápolis, mas o intuito é expandi-lo para Angélica, Glória de Dourados e para as demais Comarcas da Sub-bacia do Rio Ivinhema.

 

Março

Pesquisador alemão palestra para acadêmicos da UEMS

No dia 15-03-2019, o anfiteatro do Bloco A da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS de Dourados se encheu de acadêmicos interessados em saber mais sobre a pesquisa desenvolvida pelo Dr. M. Hinterstein, do Laboratório de Materiais Cerâmicos e Tecnologia do Instituto Tecnológico de Karlsruhe-Alemanha. (KWT-IAM-KIT). A palestra teve como tema “Multiscale characterisation of functional ceramics”, traduzido como “Caracterização em multiescala de cerâmicas funcionais”.

Acadêmicos do PGRN e dos cursos de Química, de Engenharia Física, de Engenharia Ambiental e Sanitária, dentre outros, participaram do evento. A vinda do pesquisador alemão a Dourados é uma das etapas da parceria entre a UEMS e o Instituto da Alemanha. No final de fevereiro a professora Dra. Margarete Soares da Silva foi até lá conhecer os laboratórios do KIT e os trabalhos desenvolvidos no local. Fazem parte desta parceria o Centro de Pesquisa em Materiais (CEPEMAT) da UEMS de Dourados, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Químicas (CDTEQ) da UEMS de Naviraí e o PGRN.

A parceria foi possível, pois os professores Margarete Soares da Silva e Alberto Adriano Cavalheiro, docentes do PGRN, participaram de um edital para projetos de pesquisas, na área de materiais. "O edital foi aberto pelo KIT, nós concorremos e nosso projeto foi aprovado”, explica a professora Margarete.

O pesquisador Dr. Hinterstein também conheceu as pesquisas desenvolvidas no PGRN CEPEMAT e LIMAN - Laboratório Interdisciplinar de Materiais Avançados, em Naviraí, onde parte do projeto será executado. "Neste projeto iremos produzir e avaliar a performance de materiais piezoelétricos e acreditamos ser este o início de uma parceria sólida para pesquisas em materiais na UEMS", conclui Margarete.

Também estão envolvidos na colaboração, o doutorando Lucas (IAM-KWT) egresso da UEMS e a doutoranda Graciele Vieira Barbosa (PGRN), os quais estão incumbidos da parte experimental do projeto. O Lucas está acompanhando a Graciele, na preparação do material, no LIMAN. Logo após, ambos irão para a Alemanha acompanhar as etapas de caracterização e aplicação dos materiais produzidos na UEMS. O doutorando Lucas explica a importância da pesquisa desenvolvida nessa parceria “As cerâmicas piezoelétricos geram eletricidade sob a aplicação de pressão e o efeito inverso também ocorre, quando aplicamos um campo elétrico ela se deforma e isso tem várias aplicações, e hoje em dia a gente estuda isso a fundo, para ver como isso acontece em vários níveis de escala. Tanto em escala atômica, quanto em escala de grãos e o próprio formato da peça mesmo”, conclui.

A síntese dos materiais estudados será na UEMS e os testes, nos laboratórios do KIT. O pesquisador Manuel Hinterstein disse em entrevista que gostou na Universidade e achou os acadêmicos simpáticos e também que espera mais trabalhos colaborativos com a UEMS no futuro, o pesquisador alemão concluiu a entrevista com elogios à comida brasileira. A colaboração permitirá a troca de conhecimentos científicos, através do intercambio de pesquisadores e estudantes e contribui para o projeto de internacionalização da UEMS.

 

_______________________________________________________________________________

Eventos em 2018

Eventos em 2017


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato