Recursos Naturais (Dourados)

Eventos

2019

Apresentação de Projetos Iniciais

 

Os discentes de Mestrado e Doutorado que ingressaram no PGRN devem apresentar seus projetos de pesquisas em evento no segundo semestre de cada ano.

Em 2019 os projetos iniciais serão apresentados nos dias 02 e 03 de setembro de 2019 na UEMS de Dourados, no Auditório do Bloco G - Térreo.



Seminários de Acompanhamento de Projetos PGRN

Os discentes de Mestrado e Doutorado que ingressaram no PGRN devem apresentar ao longo de sua permanência no programa Seminários de Acompanhamento de Projetos.

Apresentações do 1º semestre: de 27 a 31/05/2019, no Auditório do Bloco G

 

Apresentações do 2º semestre: de 21 a 25/10/2019, no Auditório do Bloco G

Cronograma das apresentações: Será liberado no início de outubro.



1º Seminário Técnico de Conservação do Solo - “Erosão: uma questão urbana e rural”

No dia 21 de maio de 2019 a Prefeitura Municipal de Deodápolis realizou o 1º Seminário Técnico de Conservação do Solo com o tema: “Erosão: uma questão urbana e rural”. O evento promoveu um momento de discussão em torno das causas e consequências desta problemática que atinge diversos locais do município de Deodápolis.

O seminário teve como meta apresentar técnicas e ferramentas para que sejam realizadas ações na área urbana e rural contra o avanço das erosões, problema este que atinge toda a nossa população de um modo geral. O evento contou com palestras de profissionais capacitados de universidades (UEMS-PGRN e UFGD) e instituições de pesquisa e do setor público e privado.

Neste evento foi apresentado o “Projeto Caburé: O Ministério Público de Olho nas Águas” visa preservar e proteger recursos hídricos no MS. Com o objetivo de buscar a preservação, a conservação e a recuperação dos recursos hídricos da Sub-bacia do Rio Ivinhema localizados na comarca de Deodápolis (MS). O Projeto visa, com o apoio do Núcleo de Geotecnologias (NUGEO) e de outros parceiros, levantar dados sobre a situação de conservação de nascentes e córregos (áreas de preservação permanente), além de estradas vicinais rurais afetadas por processos erosivos na Comarca de Deodápolis, utilizando mapas, sensoriamento remoto e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O projeto pretende auxiliar a regularizar a situação das reservas legais, das áreas de preservação permanente, do manejo adequado do solo e do licenciamento ambiental, quando for o caso, de todos os imóveis rurais da região. O projeto está em sua fase inicial, porém todas as etapas de atuação já foram definidas, inclusive a que se refere a busca de parcerias, e algumas Instituições já sinalizaram interesse em participar do projeto, como é o caso da Prefeitura de Deodápolis, da Polícia Militar Ambiental de Dourados (MS) e da Agraer/MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), UEMS e UFGD.

O projeto inicial será em Deodápolis, mas o intuito é expandi-lo para Angélica, Glória de Dourados e para as demais Comarcas da Sub-bacia do Rio Ivinhema.

 

Pesquisador alemão palestra para acadêmicos da UEMS

No dia 15-03-2019, o anfiteatro do Bloco A da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS de Dourados se encheu de acadêmicos interessados em saber mais sobre a pesquisa desenvolvida pelo Dr. M. Hinterstein, do Laboratório de Materiais Cerâmicos e Tecnologia do Instituto Tecnológico de Karlsruhe-Alemanha. (KWT-IAM-KIT). A palestra teve como tema “Multiscale characterisation of functional ceramics”, traduzido como “Caracterização em multiescala de cerâmicas funcionais”.

Acadêmicos do PGRN e dos cursos de Química, de Engenharia Física, de Engenharia Ambiental e Sanitária, dentre outros, participaram do evento. A vinda do pesquisador alemão a Dourados é uma das etapas da parceria entre a UEMS e o Instituto da Alemanha. No final de fevereiro a professora Dra. Margarete Soares da Silva foi até lá conhecer os laboratórios do KIT e os trabalhos desenvolvidos no local. Fazem parte desta parceria o Centro de Pesquisa em Materiais (CEPEMAT) da UEMS de Dourados, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Químicas (CDTEQ) da UEMS de Naviraí e o PGRN.

A parceria foi possível, pois os professores Margarete Soares da Silva e Alberto Adriano Cavalheiro, docentes do PGRN, participaram de um edital para projetos de pesquisas, na área de materiais. "O edital foi aberto pelo KIT, nós concorremos e nosso projeto foi aprovado”, explica a professora Margarete.

O pesquisador Dr. Hinterstein também conheceu as pesquisas desenvolvidas no PGRN CEPEMAT e LIMAN - Laboratório Interdisciplinar de Materiais Avançados, em Naviraí, onde parte do projeto será executado. "Neste projeto iremos produzir e avaliar a performance de materiais piezoelétricos e acreditamos ser este o início de uma parceria sólida para pesquisas em materiais na UEMS", conclui Margarete.

Também estão envolvidos na colaboração, o doutorando Lucas (IAM-KWT) egresso da UEMS e a doutoranda Graciele Vieira Barbosa (PGRN), os quais estão incumbidos da parte experimental do projeto. O Lucas está acompanhando a Graciele, na preparação do material, no LIMAN. Logo após, ambos irão para a Alemanha acompanhar as etapas de caracterização e aplicação dos materiais produzidos na UEMS. O doutorando Lucas explica a importância da pesquisa desenvolvida nessa parceria “As cerâmicas piezoelétricos geram eletricidade sob a aplicação de pressão e o efeito inverso também ocorre, quando aplicamos um campo elétrico ela se deforma e isso tem várias aplicações, e hoje em dia a gente estuda isso a fundo, para ver como isso acontece em vários níveis de escala. Tanto em escala atômica, quanto em escala de grãos e o próprio formato da peça mesmo”, conclui.

A síntese dos materiais estudados será na UEMS e os testes, nos laboratórios do KIT. O pesquisador Manuel Hinterstein disse em entrevista que gostou na Universidade e achou os acadêmicos simpáticos e também que espera mais trabalhos colaborativos com a UEMS no futuro, o pesquisador alemão concluiu a entrevista com elogios à comida brasileira. A colaboração permitirá a troca de conhecimentos científicos, através do intercambio de pesquisadores e estudantes e contribui para o projeto de internacionalização da UEMS.

 

_______________________________________________________________________________

Eventos em 2018

Eventos em 2017


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato