Segurança Pública e Fronteiras (Dourados)

Apresentação

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA PÚBLICA E FRONTEIRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

 

1- OBJETO

Execução do Curso de pós-graduação lato sensu em segurança pública e fronteiras visando, por meio do estudo e da pesquisa, à qualificação e formação de profissionais da Área de Segurança Pública, vinculados ao Conselho Institucional de Segurança de Dourados, portadores de graduação superior em qualquer área do conhecimento.

Início das aulas em Abril/2020.

2-PÚBLICO-ALVO 

Servidores Públicos componentes das forças de Segurança pública em Dourados, atuantes na região de fronteira, vinculados ao Conselho Institucional de Segurança de Dourados e/ou, segundo conveniência, de outras corporações coirmãs, órgãos, entidades e/ou comunidade, portadores de graduação superior em qualquer área do conhecimento.

3 - MISSÃO

O Curso de Pós-graduação lato sensu em segurança pública e fronteiras tem por missão a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas do planejamento e aperfeiçoamento da gestão no serviço público.

4 – OBJETIVO 

Parceria entre a UEMS e o COISED para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à capacitação de seus servidores e secretarias.

Objetivos Específicos

  1. Permitir o estreitamento da parceria entre a UEMS e a COISED para a criação de novos cursos e parcerias;
  2. Promover uma formação dos profissionais da segurança pública atuantes na região de fronteira de nosso Estado embasada em princípios jurídicos, humanitários e éticos;
  3. Atualizar e ampliar os conhecimentos estratégicos e administrativos destes servidores, indispensáveis ao planejamento para o exercício de suas funções;

Aperfeiçoar as habilidades técnicas e operacionais inerentes às suas atribuições profissionais.

5 - JUSTIFICATIVA

A UEMS, que vem despontando no cenário educacional brasileiro, não só em seus cursos de graduação como também de pós-graduação, fato este que vem ao encontro da necessidade contínua e permanente de todas as instituições, privadas e públicas e, em determinados momentos, constituindo-se em fator preponderante na ascensão funcional de determinados grupos de servidores, como é o caso dos servidores públicos municipais.

A ampliação do alcance da UEMS e o seu reconhecimento, principalmente em termos regionais, ao atender a necessidade de um ente também ligado ao Estado de Mato Grosso do Sul, demonstrando a capacidade desta Universidade em propiciar o atendimento a esta e outras demandas de igual natureza que por ventura venham a se apresentar futuramente.

A oferta deste Curso irá atender a uma demanda específica das forças de segurança pública da região de fronteira de nosso Estado, vinculadas ao COISED e, em consequência, de seu funcionalismo, para o contínuo aprimoramento dos seus servidores e gestores.

Por sua vez, o corpo docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul tem o potencial, a capacidade pedagógica e técnica para a oferta desta demanda.

O aprimoramento na formação e capacitação de seus servidores apresenta-se em destaque nos planos de governo de qualquer administração pública, vez que, neste contexto, a perspectiva do aprendizado e crescimento, também colocada na base estruturante do mapa estratégico, antes dos processos internos, pois os processos para serem bem desenvolvidos dependem do desenvolvimento do conhecimento e crescimento dos servidores.

Para elevação do conhecimento deverá se aprimorar a forma de formação de seus servidores, função esta que, por sua vez, faz parte do ambiente acadêmico e institucional da UEMS.

Assim, após análise prévia das necessidades trazidas pelo COISED, verifica-se a viabilidade pedagógica e técnica para a oferta deste curso, capaz de atingir os objetivos buscados por aquela instituição que visa, a médio e longo prazo, não só a criação de ações próprias voltadas à capacitação de seus servidores e da sociedade.

6 - HISTÓRICO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM SEGURANÇA PÚBLICA DA UEMS

Após a celebração de convênio estabelecido com a Secretaria de Estado e Justiça de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em 2016 e, em consequência, com a implementação e oferta da primeira Pós Graduação lato sensu da UEMS na área de segurança pública, denominada Gestão em Segurança Pública com Ênfase em Políticas Estratégicas e Alto Comando, destinadas à capacitação de 42 (quarenta e dois) Majores e Tenentes Coronéis do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de MS, fora criado o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública da UEMS (NUPESP), que tem por escopo a realização de estudos e pesquisas voltados ao campo da Segurança Pública com fins a gerar, disseminar, incentivar e compartilhar pesquisas, práticas, projetos e experiências, dentre outras, voltadas ao avanço e melhoria da Segurança Pública em suas variadas facetas, inclusive jurídicas, de gestão e estratégicas. Da mesma maneira, busca auxiliar na capacitação de membros das diversas instituições componentes desta área.

Por sua vez, em 2017, duas novas especializações foram solicitadas pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sendo: Planejamento, Inteligência e Liderança na Segurança Pública, destinadas a Tenentes Coronéis da Polícia Militar do MS e Ciências Policiais e Gestão em Segurança Pública, destinadas a Capitães da Polícia Militar de do Corpo de Bombeiros Militar de MS que, por sua vez, também foram desenvolvidas pelo NUPESP,  implementadas e executadas e da mesma forma que a primeira especialização, obtiveram aproveitamento de 100% dos alunos titulados sendo, ao todo, 123 oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Estado.

Essas três especializações fizeram parte integrante dos Cursos de Superior de Bombeiro Militar, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais  e Curso Superior de Polícia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, cursos estes indispensáveis à progressão funcional dos Oficiais destas corporações, inclusive para a habilitação ao último posto da carreira no caso de Tenentes Coronéis de ambas as corporações.

7 - PARCERIAS

CONSELHO INSTITUCIONAL DE SEGURANÇA DE DOURADOS, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Benjamin Constant, 675 – 1º andar, Jardim América, em Dourados/MS, inscrito no CNPJ sob o nº 18.824.977/0001-99, fundado em 01 de abril de 2013;

POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL;

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL;

POLÍCIA CIVIL DE MATO GROSSO DO SUL

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL;

POLÍCIA FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL;

DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL EM DOURADOS;

GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS;

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL;

4ª BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA DE DOURADOS

 

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato