Zootecnia (Aquidauana)

Convênios Internacionais

Convênios e Internacionalização da PGZOO - UEMS

O programa tem participado de vários convênios nos quais existem intercâmbios de pesquisadores, oferecendo estagio pós-doutoral e pesquisas em rede para os professores do programa, bem como a vinda de pesquisadores de outros países para ministrar disciplinas especiais e executar partes dos projetos aqui no Brasil.
Para os alunos, além do contato com estes pesquisadores nas disciplinas especiais, muitas vezes são oferecidos estágios de curta duração para que possam desenvolver parte de seus projetos em outros países.

1. Doutorado Bipartido entre UEMS- pela Universidade de Aveiro /UA-Fundect
A UEMS possui um Convênio com a Universidade de Aveiro (UA), Portugal, o qual tem contribuído significativamente para o Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UEMS. Até o momento este convênio permitiu:
- Visitas de pesquisadores renomados em 2018: Dr. Rui Rocha, Prof. Dr. Evaldo Pacheco, ambos da UA; Dr. Angel Urzua, Universidad Catolica da Santissima Concepción, Concepcion, Chile; Dr. Klaus Anger, BAH, Alemanha. Na oportunidade, estes pesquisadores ministraram palestras para os mestrandos e docentes do Grupo de Pesquisa CARCIPANTA e discutiram projetos de pesquisa conduzidos no Brasil e em Portugal;
- Formação de doutores: no ano de 2018 ocorreram duas defesas de doutorado na UA, ambas, frutos deste convênio. Os egressos, Eduardo Brasil e Karla Vercesi de Queiroz, defenderam o doutorado em 2018. Em 2019, a egressa Mayara Pereira Soares também defendeu seu doutorado na área de Biologia e Ecologia das Alterações Globais pela Universidade de Aveiro – Portugal. Atualmente, o egresso Eduardo Brasil é Bolsista Técnico de investigação em um projeto da UA.

2. Termo de cooperação com a Scotland Rural College – Edinburgh/UK: realização do estágio pós-doutoral no período de 08/2018 a 08/2019, pela docente Luísa Melville Paiva, que desenvolvendo projeto intitulado “Model for SustainableDevelopment – BeefCattleProduction”, sob supervisão do Dr. Robert M. Rees – Scotland Rural College – Edinburgh/UK.

3. Marcus Vinicius Morais de Oliveira: Viagem técnica a República Tcheca: esta viagem, ocorrida em dezembro de 2018, foi de suma importância, pois permitiu ações de internacionalização e a concretização de acordos para o processo de capacitação de alunos, em nível de Graduação e Mestrado, bem como a realização de pesquisas bilaterais entre a UEMS e as Universidades de “Mendelova Univerzita - Mendel University of Agriculture and Forestry” (http://mendelu.cz/) e “Veterinární a Farmaceutická Univerzita - University of Veterinary and Pharmaceutical Sciences” (https://www.vfu.cz/), bem como a diversos produtores de bovinos e cooperativas de gado na Republica Theca.

4. Termo de cooperação com Leibniz Institute for Farm Animal and Biology, Alemanha.
A parceria com o Leibniz Institute for Farm Animal and Biology, de Dummerstorf na Alemanha, iniciou-se em 2011/2012, por meio de missão de curta duração da docente Fabiana de Andrade Melo Sterza, apoiado pela CAPES e consolidada pelo Programa Ciências sem fronteiras (2013 a 2018).
Em janeiro de 2019 a docente visitou o Leibniz Institute for Farm Animal and Biology, cuja finalidade foi a realização de discussões técnicas com pesquisadores do departamento de biologia da reprodução e a realização da palestra: “ANTRAL FOLLICLE COUNT AND FERTILITY – WHAT IS TRUE?” A palestra foi realizada para pesquisadores, doutorandos e técnicos de todos os departamentos do referido instituto.
Atualmente a docente encontra-se realizando seu estágio pós-doutoral (07/2019 a 07/2020), com o desenvolvimento do Projeto de pesquisa: “Lipid metabolism and mitochondrial activity in bovine oocytes and embryos produced in vitro with diferent developmental kinetics”, sob supervisão do Dr. Ralf Poehland.
Em janeiro de 2020 foi ministrada a palestra “Consequences of in vivo and in vitro high temperatures on reproduction of tropical adapted cows” durante o Workshop CREA na FBN. A palestra foi apresentada para pesquisadores da delegação do Conselho Italiano de Pesquisa Agrícola e Análise da Economia Agrícola (CREA) e do Leibniz Institute of Farm Animal Biology in Dummerstorf (FBN).
No mesmo mês, foi realizada a palestra “Lipids toffwechsel und mitochondriale Aktivität in in vitro hergestellten Rinderoozyten und -embryonen mit unterschiedlicher Entwicklungskinetik“, com foco nos objetivos da parceria do desenvolvimento da referida pesquisa entre Brasil e Alemanha. A palestra foi ministrada durante o Seminário KAAD (Serviço católico para intercambistas da academia – instituição que financia a bolsa de pós-doutorado), apresentada para membros do conselho do KAAD, da igreja católica do norte da Alemanha, da Universidade de Hamburgo e para doutorandos e pós-doutorandos bolsistas do KAAD do norte da Alemanha, provenientes de diferentes países.
O Leibniz Institute for Farm Animal and Biology também tem recebido egressos do programa, para realização do doutorado sanduíche. Atualmente, o Zootecnista e mestre Christopher Junior Tavares Cardoso (UEMS), orientado da docente em outro programa de PG (UFMS), está finalizando suas atividades no referido instituto. Christopher foi bolsista da CAPES na FBN de novembro de 2018 a abril de 2019, onde desenvolveu a pesquisa: “CHANGES IN LIPIDIC METABOLISM IN IN VITRO PRODUCED EMBRYO WITH DIFFERENT KINETICS.”
Este convênio entre o Instituto supracitado e a UEMS, tem contribuído de diversas formas para o Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UEMS, conforme exposto abaixo:
- Vindas do pesquisador alemão, Ralf Poehland para Aquidauana (2013, 2015, 2016, 2017/2018 ): a vinda do pesquisador contribuiu para a realização de experimentos juntamente ao Grupo de Pesquisa (GENTRA), Coordenado pela Professora Fabiana; o pesquisador ministrou uma disciplina no Programa, no ano de 2017, e ministrou mini cursos em 2015 e 2017.
- Visitas da pesquisadora na Alemanha
- 2011/2012 - Missão de pesquisa de curta duração
- 2016 - Visitas técnicas Programa Rio de Leite (Prof. Fabiana A. M. Sterza, Prof. André Rosemberg e Prof. Marcus Vinicius Morais de Oliveira)
- Intercambio de discente da graduação
- 2017 - Estágio obrigatório final do acadêmico do Curso de Graduação em Zootecnia, Henrique Kischel.
- Egressos em doutorado sanduíche no Leibniz Institute for Farm Animal and Biology:
- 2016 - Mirela Brochado Souza-Cáceres (coorientada da Prof. Fabiana pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina).

5. Disciplina “Tópicos Especiais em Qualidade de Carne”: ministrada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, pela Professora Doutora Maria Begoña Panea Doblado, do Centro de Investigación y Tecnología Agroalimentaria de Aragon (CITA) da Espanha. A disciplina teve 30h/a e contou com a participação de 17 alunos. A avaliação da disciplina consistiu na realização de pesquisas com consumidores de carne, em que o melhor trabalho poderá resultar na submissão de um artigo científico para uma revista internacional. Também, na ocasião, a Dra. Begoña apresentou aos docentes da PGZOO a sua instituição, Centro de Investigación y Tecnología Agroalimentaria de Aragon (CITA), áreas de pesquisas, laboratórios, etc.
Link de acesso à entrevista da Pesquisadora (Página social da UEMS-Aquidauana), realizada pela Coordenação da PGZOO
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=400087724166548&id=100024959706387

6. Termo de cooperação com a Universidade de Évora, Portugal.
A parceria deu início em dezembro de 2016, com a visita da docente Tânia Mara Baptista dos Santos à Universidade de Évora; Reitoria e Pró-reitoria de Pesquisa; e quando se deu a assinatura do termo de cooperação e assinatura plano de trabalho. Em janeiro de 2017 a professora retornou à UÉ, e realizou visita ao Campus Pólo da Mitra, Reunião no Departamento de Engenharia Rural UÉ com o professor Vasco Fitas Cruz e visita à fazenda da UÉ e laboratórios, para traçarem as estratégias e darem início à execução do plano de trabalho.
Em agosto de 2019 a PGZOO recebeu o Professor Dr. Vasco Manuel Fitas da Cruz, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, Portugal, que ministrou a disciplina “Tópicos especiais em Zootecnia de precisão e ambiência animal nos trópicos”, com 30 h/a, no período de 05 a 09/08/2019. A disciplina contou com 16 alunos, sendo 13 alunos regulares, 1 aluna especial (doutoranda da UFGD, que participou as aulas por webconferência) e 1 aluna ouvinte. Na oportunidade, o Professor também participou da Conferência interna, intitulada “Internacionalização da Pós-graduação em Zootecnia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PGZOO/UEMS)”, e apresentou o Projeto AWARTECH- Animal WelfareAdjusted Real Time Environmental ConditionsofHousing, aos docentes do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – Produção Animal no Cerrado-Pantanal. Adicionalmente, a vinda deste pesquisador teve o objetivo de estreitar relações e colocar em prática a parceria entre a UEMS e a Universidade de Évora para que os alunos bem como os docentes, de ambas as Universidades, sejam beneficiados com o desenvolvimento de pesquisas em conjunto. O professor Vasco é membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Manejo e Utilização de Resíduos em Agrossistemas”, e na oportunidade foram discutidos prováveis projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em conjunto, bem como a co-orientação de alunos do programa de Pós-Graduação em Zootecnia “Produção Animal no Cerrado-Pantanal” da UEMS, pelo referido professor.
Link de acesso ao registro da visita do Pesquisador (Página social do Curso de Zootecnia):
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=461982247977095&id=100024959706387

7. Participação em evento no exterior
Participação e publicação de dois trabalhos pelo Dr. Pedro Luiz Castro, bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES (PNPD), no evento Aquaculture Europe 2019, em Berlin, Alemanha.
CASTRO, P.L.; PATIL, J. G.Comparative gonad histology and semen quality of normal (XY) and neo-males (XX) of atlantic salmon Salmo salar. In: Aquaculture Europe 2019, Berlin. Anais do Aquaculture Europe 2019.
CASTRO, P.L.; PATIL, J. G.; BOMFIM, S. C. ; FERRAZ, A. L. J. ; RIBEIRO, R. P. . Cryopreservation of fish embryos: The use of melatonin as an inhibitor of the apoptotic process. In: Aquaculture Europe 2019, Berlin. Anais do Aquaculture Europe 2019.
- Participação e publicação do trabalho no evento 53. Jahrestagung Physiologie und Pathologie der Fortpflanzung de 26.-28.02.2020 em Rostock-Warnemünde na Alemanha
CARDOSO, C.J.T., MELO-STERZA, F.A.M., DRAWERT, B., POEHLAND, R. Lipid accumulation and mitochondrial activity during in vitro maturation of bovine oocytes”. Reproduction in domestic animals. 2020; 55 (S1): 7.

8. Simpósio da PGZOO - UEMS/Aquidauana: “A day for changingthestudent’slife”, realizado no dia 13 de dezembro de 2019, no Auditório da UEMS/UUA, com a participação de renomados pesquisadores internacionais: Diego V. Bohórquezé Doutor em Nutrição Animal pela North Carolina StateUniversity - EUA e, atualmente, é pesquisador na Duke University, Durham – EUA e Luis Saraiva, Doutor em Genética e Genômica Funcional pela Universidade de Cologne, Alemanha, atualmente é pesquisador naHamad Bin KhalifaUniversity, Doha – Qatar.
O Simpósio, realizado na língua inglesa, contou com a participação de todos os discentes e docentes do Programa. O Simpósio foi dividido em duas partes. Na primeira parte os doutores apresentaram o “estado da arte” das pesquisas sobre “Diabetes e Metabolismo” e “relação cérebro-intestino no comportamento alimentar”. Na segunda parte dividiram com os mestrandos suas experiências na construção de uma vida acadêmica e profissional no exterior.
Links de acesso aos registros da visita dos Pesquisadores (Página social do Curso de Zootecnia):
https://www.facebook.com/zootecniauems.aquidauana.7/videos/561003358074983

https://www.instagram.com/p/B6BQydbhXbx/

9. Previsões futuras para a internacionalização do programa e capacitação dos ingressantes:
a) Oferta de disciplina em Língua Inglesa –Não foi possível a implantação da disciplina no ano de 2019. No ano de 2020, a disciplina estava agendada para o primeiro semestre, inclusive, com a participação de professores canadenses, entretanto, com todos os imprevistos causados pela COVID 2019, tivemos que cancelar a disciplina. A disciplina será ministrada por um docente da PGZOO com experiência nos EUA, juntamente com um docente do curso de graduação e Pós-graduação em Letras e Assessor de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Adicionalmente, essa disciplina contribuirá para a preparação dos ingressantes para o exame a proficiência na língua inglesa.
b) Webinar “Integrated Approaches to Climate Change and Variability for the Animal Production” com Dr. Richard Gates, UIUC/USA. Seminário via web, cujo o objetivo é explorar os conhecimentos do pesquisador americano acerca dos efeitos das mudanças climáticas na produção animal; importância da tipologia das instalações e uso de equipamentos de ambiência.
c) A parceria com o Leibniz Institute for Farm Animal and Biology, de Dummerstorf na Alemanha, deve continuar por meio de desenvolvimento dos projetos de pesquisa, os quais permitirão a continuidade de intercâmbio de pesquisadores e estudantes entre as instituições, favorecendo o desenvolvimento de pesquisas de ponta, inclusive com parte das dissertações sendo realizadas na Instituição alemã. Com a continuidade da parceria, sem dúvida novos intercâmbios acontecerão, a exemplo de anos anteriores, 2015 e 2017, quando o Dr. Ralf Poehland ministrou cursos e disciplina na PGZOO, e em 2019 e 2020, quando a Dra. Fabiana Melo-Sterza ministrou palestras na Alemanha.
d) Atração de discentes estrangeiros
A PGZOO tem estabelecido contato com as universidades estrangeiras parceiras com vistas a oportunizar a vinda de jovens pesquisadores, egressos dessas instituições, para a realização de pós-doutorado, participando do Programa Cooperação Internacional da CAPES.
Aumentar o número de parcerias e acordos com universidades internacionais, em especial as universidades da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana - Unirila, e consolidar as parcerias já existentes, aumentando, desta forma, a atração de estudantes estrangeiros, bem como os intercâmbios multilaterais.
Parceria com o curso de Letras da UEMS e da UFMS para um programa de acolhimento ao aluno estrangeiro, com oferta do curso de Língua Portuguesa.
e) Estimular os discentes a participarem de intercâmbios
Promover um ambiente multicultural aos discentes, e estimular seu interesse em participar de intercâmbios, bem como apoiar os egressos da PGZOO a cursarem doutorado em instituição parceira estrangeira.
f) Criação do programa institucional de créditos acadêmicos realizados no exterior
A PGZOO tem estudado a possibilidade de seus alunos cursar em disciplinas junto às universidades estrangeiras parceiras, visto que teriam a grande oportunidade de frequentarem disciplinas cujos temas poderão trazer importantes contribuições nas suas áreas de pesquisa, com validação automática na PGZOO, além da experiência cultural.
g) Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana – UniRila
A Rede Universitária da Rila – UniRila foi criada em 2016, sob a coordenação da UEMS, promove a integração de pesquisas sobre o impacto da Rota Bioceânica que liga o estado de MS ao Oceano Pacífico, e é composta pelas Universidades que compõem o CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul). São elas: UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFGD) Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Anhanguera/Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.
Além das Universidades do CRIE-MS, também fazem parte da Rede, a Universidade Nacional de Jujuy e a Universidade Nacional de Salta, da Argentina; Universidade de Antofagasta e Universidade Católica do Norte do Chile, ambas do Chile; e a Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai.
A PGZOO planeja contatar os pesquisadores do Departamento de Ciencias Acuáticas y Ambientales; e Departamento de Biotecnología, da Universidade de Antofagasta, Chile; e Departamento de Acuicultura da Universidade Católica do Norte, Chile, para estabelecimento de parceria no para intercâmbio multilateral, tanto de pesquisadores, quanto de alunos visitantes, com possibilidade do desenvolvimento parcial ou total dos projetos de dissertações de mestrado nas referidas instituições parceiras.

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato