Humano

Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social

Setor de Atendimento Psicossocial

Espaço para o acolhimento e escuta do Servidor. Procedimentos que envolvem o recebimento dos servidores por profissionais qualificados em local com infraestrutura adequada e direcionamento das suas demandas, contribuindo para a humanização do atendimento. Realiza o acompanhamento psicossocial dos servidores quando em licença para tratamento da própria saúde, de familiar, maternidade e os auxiliam quando e quanto ao processo de readaptação. Também orienta as relações de trabalho com o propósito de alcançar progressos no desenvolvimento institucional como um todo, priorizando contudo, o ser humano.

Serviço Social:

Realiza mediação de conflitos nas relações de trabalho (técnica  que auxilia e estimula identificar ou desenvolver soluções consensuais);

Apresenta Estudo Social da realidade e registra sua intervenção por meio dos seguintes instrumentos documentais: Relatório Social, Parecer Sociais, Laudo Social, Perícia Social para apresentação em perícia médica quando tratar-se de licença para acompanhar familiar e/ou quando a realidade demandar;

Realiza visitas domiciliares, hospitalares e/ou institucionais;

Realiza programas de aposentadoria;

Apoia e acompanha convênios que visem benefícios assistenciais aos servidores;

Realiza acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos;

Orienta os servidores quanto ao acesso dos seus direitos socias;

Assessora gestores auxiliando-os na identificação das condicionantes relativas a conflitos e gerando soluções para que as interações sejam finalizadas com sinergia;

Elabora e acompanha a execução de planos, programas e projetos específicos em sua área de atuação;

Pesquisa informação in loco e denuncia situações-problema;

Compõe grupos de capacitação de pessoal;

Organiza oficinas e trabalhos em equipe;

Coordena o trabalho dos técnicos da área;

Organiza cursos, palestras, reuniões e eventos técnicos e sociais.

 

Psicologia Organizacional:

Trabalha nos processos intrapessoais e das relações interpessoais, com o objetivo de compreender o comportamento humano;

Realiza acolhimento, escuta e aconselhamentos;

Realiza mediação de conflitos nas relações de trabalho (técnica que auxilia e estimula identificar ou desenvolver soluções consensuais);

Participa da elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação pessoal, objetivando subsidiar as decisões de promoção funcional, movimentação de pessoal, programas de capacitação, desenvolvimento humano, entre outros;

Participa de programas e atividades na área de segurança do trabalho, no que diz respeito a aspectos psicossociais;

Participa de programas educacionais, culturais, recreativos e de saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica;

Encaminha e orienta os servidores quanto ao atendimento adequado, no âmbito da saúde mental, nos níveis de prevenção, tratamento e reabilitação;

Desenvolve ações destinadas às relações de trabalho no sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos, intervindo na relação de conflitos e estimulando a criatividade na busca de melhor qualidade de vida no trabalho;

Acompanha a formulação e implantação de projetos de mudanças na Instituição, com o objetivo de facilitar  sua absorção pelos envolvidos;

Participa do processo de desligamento de servidores, no que se refere a exoneração e ao preparo para aposentadoria, visando a elaboração de novos projetos de vida;

Participa do recrutamento, seleção e capacitação de pessoal;

Realiza pesquisa de clima organizacional;

Organiza oficinas e trabalhos em equipe.

 

SOBRE O ATENDIMENTO: 

Consiste em apoio especializado aos servidores ou equipes que estejam passando por dificuldades que demandem atuação dos serviços de psicologia e/ou de serviço social.
A intervenção poderá ser individual ou em grupo, de acordo com a demanda e/ou conforme indicação da equipe do Setor de Atendimento Psicossocial (SAPS/DDP).
A iniciativa para solicitação do atendimento poderá partir do servidor, do grupo de trabalho ou ainda da chefia imediata.
Os serviços são oferecidos a todos os trabalhadores e grupos que atuam na UEMS: efetivos, contratados, cedidos e terceirizados.


AGENDAMENTO: e-mail saps@uems.br  ou telefone (67) 3902- 2665

PROCEDIMENTO:

a) Agendar horário para atendimento e no ato informar Unidade de Lotação e telefone para contato.

b) A iniciativa poderá partir do servidor, do grupo de trabalho ou encaminhado pela chefia imediata.

c) A intervenção será feita após avaliação e parecer da situação apresentada, podendo ser individual ou grupal.

INFORMAÇÕES GERAIS: É permitido ao servidor afastar-se de suas atividades para ser atendido pelo SPO/SAS, desde que comunicado a chefia imediata.

Os atendimentos ocorrem, mediante agendamento:

 

ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL

O servidor que desejar o acolhimento Psicossocial poderá solicitá-lo  preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/e9vfSZwLK8sHNGyj7 .

 

OBSERVAÇÃO: Os servidores das Unidades Universitárias serão atendidos, inicialmente, por telefone, durante o horário de funcionamento da DDP (de segunda à sexta, das 07h30min às 16h30min) e quando necessário será agendado o atendimento na Unidade.

Para atendimentos em outros horários, verificar a disponibilidade com a equipe da DDP.

Chefia

Cristiane Domingos 

Assistente Social

crisdomi@uems.br 

saps@uems.br 

3902-2665

Apoio

Danielly Miranda Barbosa

Psicóloga Organizacional

danielly.barbosa@uems.br 

saps@uems.br 

3902-2665

 

Informações adicionais:

Cartilha Assédio Moral no Trabalho: aspéctos jurídicos e consequências emocionais e psicológicas: http://www.uems.br/assets/uploads/noticias/90ee6d7ace36bdda74f7960d95f61af5/1_90ee6d7ace36bdda74f7960d95f61af5_2020-12-14_02-59-24.pdf

Decreto de Perícia Médica MS: http://www.agepen.ms.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/DECRETO-12823-PER%C3%8DCIA-M%C3%89DICA-Pdf.pdf 

Carta de Serviços UEMS: https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/category/secretaria-de-estado-de-educacao/uems/

 
 


Anexos:
01 - Psicologia e Felicidade Interna Bruta
02 - Psicologia e Luto
03 - Psicologia: O que é trauma psicológico
04 - Psicologia e Perfeccionismo
05 - Palestra: Dourados
06 - Psicologia: Felicidade
07 - Psicologia: casamento
10 - Psicologia: Ansiedade e Caos Social
Modelo Relatório Visita Domiciliar- Pessoa da Família
Orientação para visita domiciliar
RELAÇÃO DE CONTATOS DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO COM TABELA SOCIAL OU SEM CUSTO
Requerimento visita domiciliar

Oficina - Cozinha Saudável Cassems
Oficina - Cozinha Saudável Cassems
Setembro Amarelo - PRODHS
Setembro Amarelo - PRODHS
Olimpíadas do Servidor
Olimpíadas do Servidor
Corrida do Servidor
Corrida do Servidor
Equipe PRODHS 2019
Equipe PRODHS 2019

Divisão de Gestão da Vida Funcional
Setor de Registro Funcional
Setor de Direitos e Vantagens
Registro de Lotação
Setor de Pessoal
Desenvolvimento de Pessoas
Aperfeiçoamento e
Qualificação
Setor de Pagamento
Contratados
CARTI
Legislações
Setor de Atendimento Psicossocial
Convênios
Concurso e Seleção
Divisão de Recursos Humanos
Capacitação
Licenças
Informes
Setor de Saúde Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho
Ações/Eventos
Comissão de Análise de Desempenho e Qualificação Profissional