Orientações Stricto Sensu

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

CALENDÁRIO  DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA O ANO  DE 2020

 

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE MESTRADO E DOUTORADO PARA O ANO DE 2020

Com o objetivo de regular o processo de submissão de propostas de cursos novos de mestrado e doutorado, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, publicou o edital de CHAMADA INTERNA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, VISANDO O ENVIO À CAPES PARA A AVALIAÇÃO DE PROPOSTA DE CURSOS NOVOS (APCN) EM 2020. 

 

      ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU  

 

Ler atenciosamente o arquivo Orientações para submissão de propostas de Programas Stricto Sensu.

Deverá ainda ser observado o Regimento Interno dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEMS .

Também devem ser observados os parâmetros e orientações da área de avaliação em questão, por meio dos seus Documentos de Área e Documentos Orientadores de APCN, publicados no sítio: https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao.

 

Formulários para Proposta de Programas Stricto Sensu

1. Formulário 01 Stricto Sensu - Justificativa de demanda e Parecer da Gerência

2. Formulário 02 Stricto Sensu - Projeto Pedagógico do Programa

3. Formulário 03 Stricto Sensu - Regulamento do Programa

 

POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

A UEMS aprovou as normativas para implantação das cotas na pós-graduação. Deverá ser observado os seguintes documentos:

Deliberação CPPG 231/2018 - Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação

Resolução CEPE 2015 - Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação

Modelo de declaração - Cotista Negro

Portaria  PROPP/UEMS Nº 10/2019, de 11 de março de 2019 -Constitui bancas avaliadoras para análise dos traços fenotípicos dos candidatos aprovados pelo regime de cotas para negros (pretos e pardos).

 

PROCESSO SELETIVO

Ler atenciosamente os arquivos abaixo:

1.PORTARIA PROPP/UEMS Nº 57/2019, de 18 de outubro de 2019 -Dispõe sobre a subdelegação de competência para publicação de editais de processo seletivo

2.Instrução Normativa UEMS nº003, de 04 de agosto de 2016 - Define procedimentos para publicação de editais de processo seletivo 

3.Resolução SAD N. 60, de 11 de janeiro de 2016 - Estabelece normas e procedimentos para o envio de matérias para publicação no Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul.

4. Manual orientações para elaboração e publicação de editais

5.Orientações para  Realização de Processos Seletivos no Portal da Pós-Graduação - Alunos Regulares

6.Orientações para  Realização de Processos Seletivos no Portal da Pós-Graduação - Alunos Especiais

 

 

CADASTRO DO CURSO NO SISTEMA DE GESTÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO (SIGPÓS)

Todos os cursos/programas de pós-graduação são cadastrados e geridos pela Coordenação no Sistema de Gestão da Pós-Graduação (SIGPÓS), disponível no link: https://sigpos.uems.br/uems-sigpos/

As orientações para cadastro estão disponíveis no Manual do Sistema, no Menu Ajuda do SIGPÓS.

O cadastro inicial do curso/programa e do Coordenador será feito pela Diretoria de Registro Acadêmico, no Setor de Pós-Graduação 3902-2553 ou e-mail: posdra@uems.br.

 

PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO À DISTÂNCIA DE EXAMINADORES DE BANCAS, NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UEMS 

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPP/UEMS Nº 001, de 07 de maio de 2019 - Define procedimentos para a participação à distância, de examinadores de bancas de exame de qualificação e de defesas de dissertação ou tese, nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

 

ORIENTAÇÕES PARA PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO OU REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ALTERAÇÃO OU REFORMULAÇÃO DO REGULAMENTO 

Realizar uma leitura minuciosa da Resolução CEPE-UEMS nº 1.783, de 24 de outubro de 2016. Disponível no link  http://www.uems.br/assets/uploads/ailen/arquivos/2017-01-30_14-18-46.pdf );

 

1. Projeto Pedagógico

a) Adequação é a retificação pontual em disciplinas, ementas, cargas horárias ou em outros elementos constitutivos do Projeto Pedagógico, que não caracterize reformulação, desde que devidamente justificada pelo Colegiado do Curso e/ou Programa,com anuência da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP).

Para solicitação de adequação deverá ser encaminhada à DPG,  cópia da Ata de Colegiado do Curso, constando as adequações solicitadas e justificando-as , juntamente com o Formulário de Adequação de Projeto Pedagógico, devidamente preenchido, e o Projeto Pedagógico já com o texto constando as adequações solicitadas .

b) Reformulação é a modificação mais ampla do projeto pedagógico, podendo ser alterado diversos itens, por exemplo, modificação da matriz curricular, da metodologia, dos objetivos, etc., e entrará em vigor para as novas turmas do programa.

No caso de Reformulação, a coordenação do Curso deverá ser encaminhada CI à DPG,  para constituição da Comissão de elaboração da proposta de reformulação. Nesta CI deverá constar os nomes, titulação e indicação do presidente da comissão.

Após a publicação em D.O. a comissão terá o prazo de 180 dias para finalizar os estudos e encaminhar  à SAPG o arquivo com o Projeto Pedagógico com o texto reformulado, constando todas as modificações solicitadas. 

A reformulação deve passar por análise e discussões na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação – CPPG, e entrará em vigor somente após homologada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, e tem validade somente para novas turmas, que ingressarem após sua aprovação. 

 

2. Regulamento

a) Alteração  é o ajuste pontual do Regulamento. 

Para solicitação de Alteração, a coordenação do Curso deverá ser encaminhada CI à DPG,  para constituição da Comissão de elaboração da proposta de reformulação. Nesta CI deverá constar os nomes, titulação e indicação do presidente da comissão.

Após a publicação em D.O. a comissão terá o prazo de 180 dias para finalizar os estudos e encaminhar  à SAPG o Formulário de Alteração de Regulamento, devidamente preenchido.

A alteração deve passar por análise e discussões na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação – CPPG, e entrará em vigor somente após homologada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, e tem validade já para as turmas em andamento. 

b) Reformulação é a modificação mais ampla do regulamento, podendo ser alterado diversos itens, e entrará em vigor para as novas turmas do programa.

No caso de Reformulação, a coordenação do Curso deverá ser encaminhada CI à DPG,  para constituição da Comissão de elaboração da proposta de reformulação. Nesta CI deverá constar os nomes, titulação e indicação do presidente da comissão.

Após a publicação em D.O. a comissão terá o prazo de 180 dias para finalizar os estudos e encaminhar  à SAPG o arquivo com o regulamento com o texto reformulado, constando todas as modificações solicitadas. 

A reformulação deve passar por análise e discussões na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação – CPPG, e entrará em vigor somente após homologada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, e tem validade somente para novas turmas, que ingressarem após sua aprovação. 

 

Em caso de dúvidas entrar em contato com o Setor de Apoio à Pós-Graduação, pelo email latosensu@uems.br 

  

ESTÁGIO DOCÊNCIA

1. Regulamento do Estágio de Docência - DELIBERAÇÃO CPPG/CEPE-UEMS Nº 212, de 11 de abril de 2017.( Homologada pela Resolução CEPE-UEMS Nº 1.870, de 21 /06/2017).

2. Modelo de Solicitação de Estágio Docência

3. Modelo de Relatório de Estágio Docência

4. Modelo de solicitação de dispensa Estágio Docência

 

ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

Estágio Pós Doutoral da UEMS -  (sem bolsa) 

RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 1.369, de 16 de outubro de 2013 - Normatiza o Estágio Pós-Doutoral na
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Resolução CEPE-UEMS Nº 2.025 de 31 de outubro de 2018-  Normatiza o Estágio Pós-Doutoral da UEMS.

ERRATA à Resolução CEPE-UEMS Nº 2.025 de 31 de outubro de 2018 

O Estágio Pós-Doutoral é o conjunto de atividades de pesquisa e/ou de inovação tecnológica desenvolvidas por portador do título de doutor, realizadas sob a supervisão de docente vinculado a Programa de Pós-Graduação stricto sensu, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

As atividades desenvolvidas pelo Pós-Doutorando serão, sem exceção, de caráter voluntário, em conformidade com a Lei Federal nº 9608/1998 – Trabalho Voluntário, não cabendo à UEMS, em qualquer hipótese, admissão de vínculo empregatício ou responsabilidade por remuneração, bem como responsabilidade por indenizações reclamadas pelos mesmos por eventuais danos ou prejuízos decorrentes daquelas atividades.

Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/Capes) - (com Bolsa)

O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

O número de cotas de bolsas oferecido varia de acordo com critérios definidos pela CAPES, que podem levar em conta o desempenho do PPG na avaliação quadrienal, as áreas de apoio estratégico, a região em que se situa a IES, entre outros. Os PPGs contemplados são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, assim como pela definição de seus objetivos e atividades.

Mais informações em : http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

 

CONVÊNIO COM OUTRAS IES

Para que um professor externo possa participar de algum programa da UEMS (ou vice-versa) é necessário a formalização de um convênio.

Para tanto deve ser observado os seguintes passos:

Procedimentos Administrativos para Estabelecimento de Convênios com outras IES

Modelo do Acordo de Cooperação Técnica com os dados do Docente

 

DOCENTE SÊNIOR 

Resolução COUNI-UEMS nº 450, de 8 de abril de 2015 - Regulamento da Docência Sênior da UEMS .

Anexo I - Formulário de Proposta de Docência Sênior

Anexo II - Termo de Adesão

 

REVALIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIPLOMA EXTERNO

Resolução CEPE-UEMS nº 1.871, de 21 de junho de 2017 - Aprova normas para revalidação e reconhecimento de diplomas de programas de pós-graduação  "stricto sensu" expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior e pesquisa.

 

Em caso de dúvidas entrar em contato com o Setor de Apoio à Pós-Graduação, pelo email strictosensu@uems.br

 

Links úteis

Plataforma Sucupira

Portal de Periódicos da CAPES

Plataforma Lattes

FINEP

CNPQ

FUNDECT

FAPEMS

CAPES ( DOCUMENTOS DE ÁREA)



Anexos: