Pesquisa

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

PESQUISADORES, SEJAM BEM VINDOS 

AO SETOR DE APOIO À PESQUISA

 

 

 Equipe Pesquisa

 

  • MSc. Marcos Vinnicius Braga Machado de Queiróz (Horário de atendimento: 7h30min às 16h30min)
  • MSc. Marinalva da Silva Pedro de Almeida (Horário de atendimento: 7h30min às 13h30min) 

Telefone: (67) 3902-2537

 E-mail: pesquisa@uems.br

 

 

Manual de Preenchimento do SISGEN (Baixar)

 

Em cumprimento à Lei da Biodiversidade , Lei Nº 13.123, de 20 de maio de 2015, que refere-se ao acesso ao Patrimônio Genético (PG) e ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA), a UEMS disponibiliza o manual com orientações aos pesquisadores, considerando que todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético brasileiro e com conhecimento tradicional associado, devem, OBRIGATORIAMENTE, ser cadastradas no sistema.

ATENÇÃO: pesquisas realizadas entre 30 de junho de 2000 e 17 de novembro de 2015 (data que entrou em vigor a lei da Biodiversidade) devem ser regularizadas e cadastradas no sistema até o dia 05/011/2018, para não sofrerem sanções administrativas.

No site da FIOCRUZ (https://portal.fiocruz.br/acesso-ao-patrimonio-genetico-e-ao-conhecimento-tradicional-associado) estão disponíveis vários materiais sobre a lei da biodiversidade, pois a pesquisadora Manuela da Silva da FIOCRUZ é a representante da Câmara Setorial da Academia no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado.

Para acessar o Manual do SISGEN disponibilizado pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, clique aqui.

Para acessar o livro Marco Regulatórioem Ciência, Tecnologia e Inovação, acesse: http://www.fundep.ufmg.br/livro-marco-regulatorio-em-cti-texto-e-contexto-da-lei/

NOVO PRAZO PARA CADASTRO NO SISGEN: A DP solicita que os pesquisadores acessem o link http://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico/conselho-de-gestao-do-patrimonio-genetico para verificar o enquadramento com os novos prazos para cadastro no SISGEN.  Verifique a tabela com os prazos aplicáveis clicando aqui

 

 

Orientações Gerais

 

  • Submissão de Projetos de Pesquisa:

O pesquisador deve se cadastrar no Sistema SIGPROJ/MEC (http://sigproj.ufrj.br) e acessar na aba "PESQUISA" e escolher entre os dois editais abertos da Pequisa: Edital nº 004/2018 PROPP/UEMS ( PROJETOS DE PESQUISA SEM RECURSO) ou Edital n. 005/2018 PROPP/UEMS (CADASTRO DE PROJETOS DE PESQUISA COM RECURSO EXTERNO).
 
O Edital apresenta todas as informações para o cadastro de Projeto de Pesquisa, que deve seguir as normas do Regulamento do Progama de Pesquisa - Deliberação CPPG/CEPE UEMS N. 171, de 27 de abril de 2016 e suas alterações (que pode ser acessada logo abaixo).

Para cadastramento de novo Projeto de Pesquisa na plataforma SIGPROJ é necessário que o pesquisador pertença a algum Grupo de Pesquisa do CNPq cadastrado na UEMS ou em outra IES. No caso de Grupo externo, favor informar ao setor de Pesquisa (pesquisa@uems.br) para que o Grupo possa ser cadastrado no SIGPROJ. Grupos de Pesquisa da UEMS quando certificados, automaticamente são cadastrados na plataforma. 

Professores convocados inseridos como colaboradores de Projetos de Pesquisa devem enviar o Formulário 4 - Termo de Compromisso de Voluntariado para pesquisa@uems.br,  conforme exigido pela Resolução do Programa de Pesquisa da UEMS, sendo responsabilidade do coordenador do Projeto tal regularização.

 

  • Inclusão/Exclusão de Colaboradores:

Para solicitação de inclusão/exclusão de colaboradores na equipe de execução do projeto de pesquisa, deve ser encaminhado para pesquisa@uems.br, o Formulário 6

 

  • Prorrogação de Projeto de Pesquisa:

A solicitação de prorrogação de projeto de pesquisa deve ser encaminhada para pesquisa@uems.br, através do envio do Formulário 3.

Conforme a Resolução do Programa da Pesquisa da UEMS, o deferimento da prorrogação poderá ser concedido pela DP da seguinte forma:

  1. Período igual ou inferior a 1 (um) ano, por uma única vez;
  2. Período superior a 1 (um) ano, por uma única vez, somente após parecer favorável do consultor.

 

  • Relatório Parcial e Relatório Final: 

Relatório Parcial e Relatório Final de Projeto de Pesquisa deverão ser enviados via Formulário 2 para pesquisa@uems.br, para que a equipe insira o arquivo ao cadastro do Projeto na plataforma do SIGPROJ, para posterior consultoria científica.

Em casos de Projetos com recursos externos, não é necessário o envio de Relatório Parcial e o Relatório final pode ser a cópia do Relatório de finalização enviado para o órgão financiador.

 

  • Outras ações:

Outras solicitações tais como Cancelamento/Suspensão de Projetos (Formulário 7) ou Substituição de coordenador (Formulário 5) devem ser enviados para pesquisa@uems.br, para providências.

 

Formulários

 

Formulário 1 - Cadastro do Pesquisador e ou Consultor

Formulário 2 - Acompanha Relatório Parcial. e ou Final Projeto Pesquisa

Formulário 3 - Prorrogação de prazos execução Projeto Pesquisa

Formulário 4 - Termo de Compromisso de Voluntariado - Prof. Convocado UEMS

Formulário 5 - Substituição de Coordenador Projeto Pesquisa

Formulário 6 - Inclusão e ou exclusão de colaborador Projeto Pesquisa

Formulário 7 - Suspensão do Projeto Pesquisa

Formulário 8 - Parecer RP e ou RF de Projeto Pesquisa

 

 

Normas

 

Regulamento do Programa de Pesquisa da UEMS (Baixar)

 

Tutorial Cadastramento de Projeto de Pesquisa (SIGPROJ)

 

  • Manual de cadastramento e proposta de projeto de pesquisa - SIGPROJ (Baixar)
  • ATENÇÃO: O endereço eletrônico para acessar o Sigproj mudou para: http://sigproj.ufrj.br


Anexos:
Formulário suspensão