EIXO TEMÁTICO: BIOLOGIA
 

Estágio supervisonado em gestão educacional: uma nova experiência na licenciatura em ciências biológicas

Formação continuada dos professores de ciências, conteúdos de Botânica: amar ou odiar?

Aprendendo a ensinar: desafios e descobertas ao exercer uma nova profissão

Estágio supervisonado em gestão educacional: um desafio a licenciatura em Ciências Biológicas 1

O livro didático de ciências e os processos de ensino e aprendizagem

Conhecendo e vivendo a ação docente

Relatos do ensino de evolução como experiência no estágio curricular supervisionado em biologia

A microbiologia no ensino de ciências: concepções e metodologias

Dificuldades e possibilidades do ensino sobre conceitos de átomos e moléculas para alunos de 6º ano do ensino fundamental: reflexões a partir do estágio supervisionado em Ensino de Ciências

Projeto de educação ambiental em escolas: como trabalhar a concientização ambiental através de hortas

A construção de modelos de célula vegetal como estratégia de ensino de Botânica

Estágio supervisionado: período de integração e adaptação ao ambiente escolar

Experiências no estágio supervisionado no ensino médio - animais peçonhentos como subsídio para o ensino de biologia numa proposta contextualizada

Contribuições das experiências vivenciadas no estágio supervisionados na formação inicial de professores de Biologia

Condicionantes para o estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura: relato de uma vivência

Concepções de estudantes do curso de ciências biológicas sobre a natureza do conhecimento científico

Concepção dos alunos do ensino médio sobre os impactos gerados na instalação de usinas de álcool e açúcar

O professor e a educação sexual de crianças e jovens no ensino fundamental

A importância da discussão da memória, identidade e relações de trabalho docentes para o estágio supervisionado: olhares de professores de Biologia das escolas públicas de nova andradina

A visão da comunidade escolar sobre o estágio curricular supervisionado em Biologia

Possibilidades de pesquisa acerca do livro didático de ciências

Vivenciando a realidade escolar: da observação a prática

A importância da vivência da prática pedagógica na formações de professores. Reflexões em um estudo de caso

Ensinando e aprendendo com o estágio supervisionado

Plantas medicinais como instrumento didático no Ensino Médio

Estágio curricular supervisionado em ciências: o estudo do meio como estratégia de (re)conhecimento da escola

  EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO
 

O subprojeto da licenciatura pedagogia no PIBID/ CAPES/UFGD: ações iniciais

Formação continuada de professores: a distância entre a intencionalidade política e a mudança na prática pedagógica

A primeira escola na reserva indígena de Dourados

A formação continuada de professores: novas reconstruções frente às novas tecnologias

Estágio e pesquisa: possibilidades de articulação na formação de professores

Descobrindo o prazer da leitura

Proposta para o estágio na área de gestão: pedagogia – UFMT/2009

A importância do social e cultural no estágio de educação infantil: contribuições de Vigotski na prática docente

Cenários de formação: o estágio como pesquisa

Vivendo o estágio e construindo a autonomia profissional

O homem pantaneiro no vídeo Terra das Águas

O trabalho com as diferentes áreas disciplinares na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contextos de estágio

Psicologia e pedagogia: o estudo a partir de um estágio supervisionado numa escola municipal

Articulação entre os diversos componentes curriculares do curso de pedagogia da UFSM e o desenvolvimento das atividades de estágio curricular

“Cuidar e educar na educação infantil: as concepções das profissionais nas instituições”

Projeto de intervenção pedagógica – PIP: uma experiência de estágio supervisonado na FAED/UFGD

Estudos de artes x estudos culturais: o Ensino de Artes para além dos muros da escola

O estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Música da UFMS – panorama atual, desafios e sugestões

A arte e seu ensino: reflexões acerca do estágio supervisionado como espaço de formação de professores de arte

Formação continuada dos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental

Criatividade e cotidiano escolar

Por uma sensibilização do trabalho docente

A inclusão de alunos surdos no sistema regular de ensino: uma análise das concepções e reflexões dos professores

O ensino de língua inglesa e as novas tecnologias de informação e comunicação como construção do saber

Educação escolar e formação continuada de professores: para aprender a viver junto

A escola publica brasileira e as solicitações do mundo contemporâneo: gestão democrática, violência escolar e estatuto da criança e do adolescente

Possibilidades formativas nas relações instauradas pelos estágios curriculares

Estratégias de inclusão escolar: relatos de experiência de estágio em psicologia educacional

Uma contribuição à estruturação de atividades de estágio curricular pré-profissional em curso de licenciatura: análise de projetos político-pedagógicos de unidades escolares

Teoria e prática no estágio supervisionado em Artes Visuais

  EIXO TEMÁTICO: FÍSICA
 

Contribuições do regime de tutoria para o desenvolvimento de estágios curricularer pré-profissionais em Ensino de Física

O papel da prática de Ensino de Física e o aprendizado de uma concepção de ensino e aprendizagem

A observação de professores em serviço como atividade de estágio curricular pré-profissional em curso de licenciatura

Práticas de ensino participativas na Licenciatura em Física

Relato de uma experiência do programa de iniciação à docência na UFSCAR (PIBID/UFSCAR)

Organização e desenvolvimento de estágios curriculares pré-profissionais em cursos de licenciatura

  EIXO TEMÁTICO: GEOGRAFIA

O Ensino de Geografia e mudanças tecnocientíficas: alguns pressupostos teóricometodológicos

Conteúdos de dimensões práticas na formação do professor de Geografia

Estágio curricular supervisionado: saberes docentes construídos pelos acadêmicos do curso de Geografia – unidade Glória de Dourados/MS

Práticas de Ensino de Geografia: o caso de uma experiência didática promovida durante o estágio curricular supervisionado do curso de geografia da uems – (unidade universitária de Glória de Dourados)

O Ensino de Geografia no ensino fundamental de Dourados: intervenções por meio do estagio supervisionado no ensino municipal e estadual

Concepções de geografia dos alunos do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA)
em escolas de Dourados (MS): subsídios para o estágio supervisionado

“Pedaço do céu”: perspectivas do ensino escalar

Uma analíse do professor de geografia no ensino médio, em Dourados (MS): comparando práticas

  EIXO TEMÁTICO: HISTÓRIA
 

Um aluno em cima do telhado

Estágio e ensino de história: da teoria à prática pedagógica – uma análise da prática de Ensino de História Medieval na Escola João Paulo Ministro dos Reis Veloso

Cinema&história: modalidade de estágio supervisionado

Representações sobre o índigena na escola Menodora Fialho de Figueiredo – Dourados-MS (2008- 2009)

História regional na sala de aula: observações de pesquisa de campo

O ensino de história local através da metodologia da história oral: a relação com o patrimônio histórico e a memória

Experiência de prática pedagogica em uma escola municipal de Dourados-MS

A consciência histórica e o Ensino de História: um ensaio epitemológico introdutório

Inserção dos acadêmicos de licenciatura na escola desde o início do curso: uma análise a partir do PIBI

  EIXO TEMÁTICO: LETRAS

Reflexões sobre o estágio supervisionado em Letras

Uma prática reflexiva acerca da leitura e da escrita: abordagens experimentais no ensino da UFV

Livros de ocorrência: uma prática da disciplinaridade dos corpos

A variação linguística e os procedimentos metodológicos de interferência do professor

Descrição e gêneros textuais no planejamento de aulas de regência de francês língua estrangeira

Leitura: caminho para o futuro

Literatura de cordel em Dourados

Professor! Eu? Reflexões acerca da formação profissional em Letras

Sobre a formação de hienas: discutindo o preconceito linguístico a partir de uma experiência de estágio supervisionado

O estágio curricular supervisionado na licenciatura: o olhar das escolas de educação básica de nova Andradina (MS) e região

A educação e as competências do professor: reprodução textual, análise e estratégias didáticas

Os sentidos que as estudantes do primeiro ano do curso de letras atribuem ao seu processo de formação

A Prática de Ensino de Língua Terena: limites e possibilidades

Preparação do licenciando para atividade de regência de classe durante o estágio curricular pré-profissional em cursos de licenciatura e conhecimentos para o ensino

O estagiário como pesquisador

Ensino da escrita e dislexia: dificuldades encontradas por professores e por alunos disléxicos

Produção textual: análise comparativa entre a primeira versão e a reescrita de relatórios de estágio

O papel dos relatos-reflexivos na (re)construção das identidades profissionais e sociais de professores em pré-serviço

Uma proposta de formação reflexiva do professor de inglês em pré-serviço na UEMS de Cassilândia

Estágio supervisionado e eja: discussões para a formação de professores

A língua inglesa e o jogo didático

Brincando com a língua: um incentivo para aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental

Prática de ensino e estágio em cursos de Letras

  EIXO TEMÁTICO: MATEMÁTICA

Jogos no Ensino da Matemática: uma experiência no ensino médio utilizando progressões aritméticas

A utilização de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática: uma experiência no Ensino Médio

Uma experiência em sala de aula no Ensino Médio utilizando Modelagem Matemática

Construindo o conceito de estágio compartilhado no curso de Licenciatura em Matemática

  EIXO TEMÁTICO: QUÍMICA
 

Uma abordagem dos fatores que influem na velocidade de reação em oficinas de Química no estágio supervisionado para o Ensino Médio

Conceitos de densidade, massa e volume utilizando cubos de madeira como sistema de aprendizagem com alunos do Ensino Médio

Como o conceito de condutividade é abordado nos livros didáticos de Química

Prática alternativa em sala de aula

 
 
Desenvolvido por:
Paulo Montandón