Notícias e Eventos

EDITAL Nº 33/2025-DRI/UEMS - SUPLEMENTAR - SELEÇÃO DE SERVIDORES DA UEMS PARA CAPACITAÇÃO LINGUÍSTICA

Informações e inscrições em https://www.uems.br/editais/detalhes/Edital-33-2025


 

DRI DIVULGA EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E ESPANHOL

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UEMS) torna público a Abertura de Processo Seletivo Simplificado, para seleção de professores bolsistas para atuar nos cursos de capacitação linguística da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos idiomas de língua espanhola e língua inglesa.  

Confira o edital em https://www.uems.br/editais/detalhes/27-2025  

Acesse o formulário de inscrição em https://forms.gle/U8VyWdH4KyYasiag9  

Acesse o anexo editável em https://drive.google.com/drive/folders/1kgdkH-7A_oJI5LMPqFtKhJ2Qs_xhcEFG?usp=sharing 

 

DRI  divulga edital de seleção de servidores para capacitação linguística

A Diretoria de Relações Internacionais convida servidores efetivos da UEMS que tenham interesse em se capacitar nos idiomas inglês ou espanhol para se candidatarem ao processo seletivo aberto pelo Edital 16/2025-DRI/UEMS.

Confira o edital em https://www.uems.br/editais/detalhes/EDITAL-N-16-2025 

Acesse o formulário de inscrição em https://forms.gle/rT89Va38CywX7mSv8 

 

DRI dá início a uma ação pioneira na oferta de curso de Português Língua Estrangeira para estudantes estrangeiros da Pós-graduação da UEMS

Teve início nesta quarta-feira, dia 2 de abril, o primeiro curso de Português Língua Estrangeira destinado a estudantes estrangeiros que cursarão Mestrado e Doutorado na UEMS nos próximos anos. A iniciativa decorre de uma exigência do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (CGUB) para que a Universidade participe dos programas de cooperação universitária internacional e é voltada para a capacitação acadêmica e linguística dos estudantes, para que eles possam acompanhar as aulas e desenvolverem um processo intercultural e intercompreensivo de imersão em diferentes cidades e realidades socioculturais de Mato Grosso do Sul. 

A turma é composta por estudantes de várias nacionalidades que escolheram o Brasil e a UEMS para desenvolverem parte de seus estudos, fato que demonstra que a Universidade tem se destacado internacionalmente. Para o Professor Lucas Araujo Chagas e a Professora Agnes Iara Domingos Moraes, protagonistas da ação e integrantes do Setor de Idiomas para Internacionalização da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a oferta de um Curso de Português para Estrangeiros que aborde especificidades linguísticas necessárias ao integral pertencimento do estudante nas práticas discursivas da universidade é fundamental para o sucesso acadêmico dos estudantes estrangeiros no Brasil. Cursos como esses servem para antecipar e mediar conflitos culturais, dilemas de sobrevivência e mesmo aproximar os estudantes da cultura local, o que abre espaço para que eles estabeleçam um processo mais acelerado de identificação ao país. 

Para o Professor Lucas Chagas, “na medida em que o estudante estrangeiro se expressa na língua local, ele nos oportuniza conhecer mais sobre suas identidades e conhecimentos de mundo. Isso nos ajudar na desconstrução de preconceitos, pontos de visa e mesmo estereótipos das culturas estrangeiras. Outra coisa que também é relevante é que nesses intercâmbios os estudantes estrangeiros aproximam a UEMS de uma série de modelos científicos que são desconhecidos no Brasil, o que nos ajuda a ter contato com outras possibilidades de se fazer ciência, equipando nossos recursos humanos com inovação e inventividade.”

A Professora Agnes Moraes destacou que “esse curso representa uma iniciativa de suma importância para o processo de internacionalização da UEMS, pois, neste ano, a Universidade recebeu estudantes da Angola, Bolívia, Haiti, Paquistão, Peru, Somália e Timor Leste. Assim, esse curso contribuirá para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da Pós-graduação e para que esses estudantes possam ter contato com as realidades sociais para além dos territórios da Universidade, por exemplo, o contato ou a convivência com diferentes segmentos das populações, fruição de manifestações artístico-culturais, dentre outras atividades. Para isso, a fluência básica da Língua Portuguesa é fundamental.”

A oferta do curso se consolida como uma estratégia piloto que pode se tornar uma ação contínua da UEMS, tendo em vista que a previsão é de que, nos próximos anos, mais estudantes estrangeiros chegarão à UEMS.