Os Núcleos de Ensino são órgãos da Pró-Reitoria de Ensino, responsáveis pela proposição de demandas e necessidades para o desenvolvimento de atividades de ensino de graduação e educação profissional e tecnológica, bem como propor e subsidiar a formulação de políticas de ensino que dinamizem o processo pedagógico.
As atribuições dos Núcleos de Ensino são regulamentadas pelo art. 21 da Resolução COUNI-UEMS Nº 479, de 23 de junho de 2016, que estabelece as atribuições dos órgãos executivos e dos órgãos de assessoramento e apoio dos órgãos executivos superiores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Atualmente, existem seis Núcleos de Ensino, responsáveis pelos cursos de graduação das suas respectivas áreas:
Núcleo de Ciências Agrárias e Engenharias (NUCAE)
Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde (NUCIBS)
Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NUCET)
Núcleo de Ciências Humanas (NUCH)
Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCS)
Núcleo de Linguísticas, Letras e Artes (NULILA)
Cabe aos Núcleos de Ensino atuar como instância de apoio e assessoramento aos Coordenadores de Curso, aos Colegiados, e aos docentes, técnicos e alunos, buscando soluções didático-pedagógicas relativas aos processos de lotação, remanejamento, reformulação ou alteração de projetos pedagógicos, criação de cursos ou outras demandas oriundas dos cursos de graduação.
Nesse aspecto, os Núcleos de Ensino atuam como articulação entre os cursos de graduação e os demais órgãos de administração setorial da Universidade, recebendo, analisando e encaminhando, se for o caso, os interesses apresentados pelos cursos de graduação para o adequado cumprimento das atividades institucionais.