Semana de Pedagogia e Encontro de Pesquisa em Educação de Maracaju (Edição 2024)

XVIII SEMANA DE PEDAGOGIA E I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE MARACAJU

“Pedagogia em foco: conectando, saberes, linguagens e práticas”

APRESENTAÇÃO

A Semana de Pedagogia é um evento que está na sua décima oitava edição e visa propor discussões no campo educacional concomitante com às práticas pedagógicas de professoras e professores com ênfase no processo de formação continuada. Trata-se de uma iniciativa do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, Unidade Universitária de Maracaju e, neste ano de 2024, terá a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática - Mestrado Profissional - da UEMS UU Dourados que realizará seu primeiro Encontro de Pesquisa. Essa junção permite que ocorra um maior diálogo e aproximações entre as licenciaturas de Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia, de forma a discutir questões, compartilhar experiências e práticas pedagógicas que envolvam diferentes linguagens.

Por considerar que os campos de conhecimento se articulam de maneira interdisciplinar, almeja-se possibilitar intersecções entre as diversas áreas do saber transversalizados pelas linguagens.

Com a periodicidade anual, o evento intitulado “Pedagogia em foco: conectando, saberes, linguagens e práticas”, previsto para os dias 19, 20, 21 e 22 de agosto de 2024, a ser realizado na modalidade híbrida e com atividades presenciais, oferecerá conferência de abertura, e apresentação de trabalhos, com carga horária de 30h, e oferta de oficinas no formato presencial com carga horária de 10h.

A XVIII Semana de Pedagogia e I Encontro de Pesquisa em Educação de Maracaju está organizada em 05 (cinco) eixos temáticos que dialogam com as linhas de pesquisas do GEPEFORDI (Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas, Formação de professores, Diversidade e Inclusão) e com os cursos de graduação e pós-graduação envolvidos:

Eixo 1: Estado, Política e Gestão

Eixo 2: Educação, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão

Eixo 3: Formação de Professores

Eixo 4: Planejamento, Currículo, Práticas Pedagógicas e Avaliação

Eixo 5: Linguagens, Literatura, Alfabetização e Letramento.

Nessa perspectiva temos um espaço de ações de interdisciplinaridade, por meio da apresentação de trabalhos e pesquisas que resultem em novas possibilidades de intervenção nos processos de ensinar, pesquisar e aprender.

ORGANIZAÇÃO

As atividades são promovidas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Maracaju, Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática – PROFECM de Dourados, com apoio do GEPEFORDI – Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas, Formação de professores, Diversidade e Inclusão.

PÚBLICO ALVO

Este evento possui como público alvo acadêmicos (as), professores (as) do Ensino Superior, da pós-graduação, da Educação Básica e comunidade em geral, os quais possam refletir sobre o contexto da educação formal e não-formal.

As inscrições estão com início previsto para o mês de junho de 2024.

Dúvidas e/ou informações: semanadapedagogiamaracaju@gmail.com

Anexos: