Pedagogia

Unidade: Campo Grande
Coordenadora: Maria de Lourdes Silva

Informações:


Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI, atualmente coordenado pela Profa. Dra. Leia Teixeira Lacerda foi concebido por um coletivo de pesquisadores vinculados aos Grupos de Pesquisas sediados na Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, articulados com outras Universidades brasileiras, e registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

A principal preocupação dos pesquisadores associados ao CELMI é difundir os conhecimentos produzidos, publicar os resultados de pesquisas desenvolvidas por seus membros em livros e revistas especializadas, bem como fomentar o debate teórico metodológico, trazendo a público, em seminários, reuniões científicas e congressos nacionais e internacionais. Além disso, prima também pelo desenvolvimento de ações de projetos de ensino e de extensão articulados às temáticas de trabalho que têm sido desenvolvidas pelos pesquisadores. Os projetos de pesquisa (institucionais e interinstitucionais) se vinculam às Redes:

1)      Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe - Rede ALEC, sediada na Universidade de Limoges, na França;

2)      Rede de Universidades que compõem a Rota de Integração Latino-Americana com a participação de pesquisadores do Argentina, Brasil, Chile e Paraguai; e

3)      Redyala/Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais.

O CELMI está organizado de acordo com as temáticas: Educação, Linguagem e Sociedade, e com as linhas de pesquisa: 1. Currículo, Formação Docente e Diversidade; 2. História, Sociedade e Educação; 3. Linguagem, Educação e Cultura com a finalidade de organizar as atividades dos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão previstos no Regulamento do referido Centro.

O CELMI/UEMS é constituído pelos seguintes Laboratórios e Grupos de Pesquisas:

1. Grupo de Estudos e pesquisa Sociedade História e Educação/GEPSE- HISTEDBR - MS, sob a liderança da Profa. Dra. Carla Villamaina Centeno - um sala de estudos para os pesquisadores além de oportunizar atendimento a orientandos. Contém uma mesa de reunião, cadeiras, um computador e uma impressora. Possui alguns livros especializados em História, filosofia e política educacional.

 

2. Laboratório em Acessibilidade e Educação Especial, coordenado pela Profa. Dra. Celi Corrêa Nere e o prof. dr. Herbertz Ferreira com apoio técnico de Ronaldo Rodrigues Moises, Jessika da Silva Garcia e Jessé Macedo. O Laboratório de Pesquisas em Educação Especial, Acessibilidade e Inclusão (LAPIS) é vinculado ao curso de Pedagogia da UEMS promovendo soluções para o atendimento inclusivo e de acessibilidade aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação no âmbito do ensino superior. Dentre suas atividades estão:

·         Transcrição de material teórico (livros, artigos e demais produções dos cursos) para formatos acessíveis (Braille e Áudio) para estudantes com deficiência visual;

·         Audiodescrição de filmes, documentários e imagens para estudantes com deficiência visual;

·         Convênios interinstituições por meio de cursos, projetos de extensão e palestras;

·         Recepção, orientação e atendimento em Orientação e Mobilidade para estudantes com deficiência;

·         Identificação em Braille dos espaços dos setores do campus;

·         Promoção de minicursos, orientações acadêmicas e participação em bancas cujas temáticas se vinculem a educação especial, acessibilidade e inclusão.

 

3. Laboratório do Centro de Documentação de Educação, Linguagens e Diversidade Cultura de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Profa. Dra. Kátia Cristina Nascimento Figueira.

O Centro de Documentação visa estimular pesquisas desenvolvidas na área e preservar informações relevantes para a compreensão da educação, da diversidade cultural e das linguagens de Mato Grosso do Sul. O acervo do referido Centro têm ênfase nas fontes documentais sobre as Instituições Escolares do Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1951 a 1979; fontes orais sobre o cotidiano e as representações sobre o lugar da escola e dos espaços de aprendizagem dos povos pantaneiros e indígenas, que residem na Região Pantaneira Sul Mato-Grossense, pois além da população não indígena nessa Região há registros históricos atuais de sete grupos étnicos distintos: Atikum, Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinau, Terena e Chamacoco. O Centro foi implantado em fevereiro de 2013 e os recursos disponíveis para custeio e capital foram aprovados pela Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), por meio do Edital Chamada pública FUNDECT/CNPq N°. 05/2011/PPP, destinados às atividades de pesquisa. O público que atendido pelo Centro é constituído por discentes da graduação, da pós-graduação, pesquisadores da área de ciências humanas e sociais, bem como a comunidade em geral que queira conhecer a história e a diversidade cultural do processo educativo dos povos sul-mato-grossenses. Os resultados e os benefícios do Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul se evidencia, a curto, médio e a longo prazo, por oportunizar e constituir-se como um espaço de debate e de congregação dos profissionais, acadêmicos e pesquisadores da área.

 

Com o objetivo de constituir as atividades do Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS alcançamos os seguintes resultados por meio do financiamento do Edital FUNDECT/CNPQ n. 05/20111/PPP:

- Levantamento e reprodução do acervo da Escola Estadual Joaquim Murtinho, essa ação permitiu identificar 13 (treze) séries documentais:

• Atas de exames trimestrais e finais, do período de 1931 a 1935, contendo 99 (noventa e nove) documentos.

• Diploma dos alunos da Escola Normal, do período de 1954 a 1968, contendo 362 (trezentos e sessenta e dois) documentos.

• Exames trimestrais e finais da Escola Normal e Curso Anexo, do período de 1935 a 1937, contendo 336 (trezentos e trinta e seis) documentos.

• Livro de Portarias, do período de 1934 a 1944, contendo 612 (seiscentos e doze) documentos.

• Livro de Portarias, do período de 1952 a 1955, contendo 101 (cento e um) documentos.

• Livro de Registro de Professores e Portarias de 1951, contendo 88 (oitenta e oito) documentos.

• Livro ponto, do período de 1955 a 1956, contendo 138 (cento e trinta e oito) documentos bastante deteriorados pela ação de cupins.

• Livro de matrícula de alunos, do período de 1931 a 1935, contendo 222 (duzentos e vinte e duas) folhas.

• Registro de correspondências expedidas em 1954, contendo 54 (cinquenta e quatro) documentos.

• Registro de Diplomas em 1969, contendo 78 (setenta e oito) documentos.

• Registro de funcionários e professores de 1969, contendo 35 (trinta e cinco) documentos.

• Registro de nomeações e portarias de 1934 a 1938, contendo 52 (cinquenta e dois) documentos.

• Registro de correspondências de 1950, contendo 55 (cinquenta e cinco) documentos.

Ao todo, foram reproduzidos 2232 (dois mil, duzentos e trinta e dois) documentos.

• Recebimento de 13 (treze) narrativas dos povos pantaneiros indígenas e não indígenas que constituem o acervo oral.

 

Levantamento e reprodução do acervo constante no Arquivo Público Estadual de Mato Grosso, sediado em Cuiabá constituindo vários Fundos Documentais com um total de 4.107 (quatro mil cento e sete) documentos textuais e fotográficos, relativos ao recorte temporal do último quartel do século XIX até os anos 1970.

Recebimento em doação do acervo documental privado do colecionador e memorialista de Amambai, Sr. Miro Pinto, constituindo o Fundo Miro Pinto com 47 (quarenta e sete) documentos:

•             34 cadernos escolares dos professores com planejamento das aulas, confeccionados manualmente, manuscritos;

•             01 Livro Gramática Latina de 1918;

•             01 Compêndio da Grammattica da Lingua Nacional, de 1874; 

•             01 Meu Livro, de Theodoro de Moraes, de 1937;

•             01Arithmetica Primaria;

•             01 Taboada ou Rudimentos Aritmeticos por Antonio Maria Barker – seguida do sistema métrico;

•             01 Cartilha do aluno Eugênio Serejo, da 4ª série;

•             01 Livro de Ouro de Autografos Lembrança grata do Curso de Aperfeiçoamento do Professor Primario na Divisão d3 Educação e Cultura Territorial de Ponta Porã, de 15-02-1945 a 7-4-1945;

•             01 Datilografado e grampeado A Lenda do Olho D,água de Itamaracá, de Ary de Britto Rijo Prezidiario;

•             03 Livros de gramática sem identificação;

•             01 Regulamento da Instrução Pública Primária do Estado de Matto-Grosso, de 1927;

•             01 nota promissória da Editora Universitaria Ltda de Alfredo Serejo, no valor de 357 cruzeiros, de 31.12.1953;

Total de fontes compreendendo documentos textuais, iconográficos e impressos: 6.386 documentos

Total de narrativas: 13

 

Atualmente os docentes e discentes vinculados ao Centro de Documentação estão desenvolvendo os seguintes projetos de pesquisa, financiadores pelos Editais Universal e Mulheres na Ciência da FUNDECT/2022:

3.1. Análise dos Impactos Educacionais da Rota Bioceânica sobre os Povos Originários da Reserva Indígena Kadiwéu, Mato Grosso do Sul, Brasil.

3.2. História, Educação Superior e Memória: Vozes de Educadoras sobre a Constituição Histórica da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 

4. Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, liderado pela Profa. Dra. Teixeira Lacerda e Profa. Dra. Kátia Cristina Nascimento Figueira. Registrado pela Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inocação/PROPPI-CNPq, vinculado ao Curso de Pedagogia desde 2008 e ao Programa de Mestrado Profissional em Educação desde 2013 e posteriormente ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade – (CELMI), a partir de 2016. Este ano grupo completa 15 anos de atuação ininterrupta, desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino e extensão. Assim o grupo se constitui por Pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMS e da UFMS, articulando-se a outros Centros de referência em pesquisa e documentação do país e da América Latina.

5. Laboratório de Educação Escolar Indígena e Educação Preventiva das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids, coordenado pela Profa. Dra. Teixeira Lacerda.

Este laboratório tem desenvolvido ações vinculadas ao Programa de Educação Preventiva das Infecções Sexualmente Transmissíveis e da Aids, com os Professores das Escolas Indígenas do Pantanal Sul-mato-grossense será desenvolvido de forma articulada com os conteúdos estudados nas Unidades de Estudos: Educação e Gênero; Educação e Educação para as Relações Étnico-Raciais e Itinerários Científicos do Curso de Pedagogia da Unidade de Campo Grande. Tem por finalidade dar suporte às ações extensionistas que tem sido realizadas, desde o final da década de 1990, no campo da Educação e da Saúde Preventiva das IST e da Aids com populações indígenas que habitam nessa Região. Estas ações extensionistas abre a possibilidade de levantar e conhecer as concepções dessas sociedades indígenas a respeito das relações de gênero, educação, história e cultura; corpo e sexualidade; saúde e doença; prevenção e tratamento; doença e comunidade, contribuindo, desta forma, para a redução das vulnerabilidades, física e simbólica, dessas populações diante da infecção pelas DST e da Aids, bem como para o aprimoramento das políticas públicas educativas e de saúde destinadas a essas etnias, chegando-se principalmente à promoção e ao respeito nas relações de gênero. Neste Programa são considerados os aspectos educativos, psicológicos e históricos da Educação Preventiva desenvolvidos com os referidos professores.

Este Laboratório possui um amplo acervo de materiais pedagógicos que possibilitam docentes e discentes trabalharem diferentes aspectos da Prevenção das IST/Aids; Educação para as Relações de Gênero, bem como a Educação Antirracista. Esses materiais foram adquiridos com recursos financeiros do Ministério da Educação por meio do Edital de chamada PROEXT/2011.

 Atualmente os docentes e discentes que constituem este Laboratório estão em fase de finalização do Projeto de Pesquisa: Educação, Alteridade e Cuidado de Si: Cosmovisão dos Povos Indígenas da Região Pantaneira Sul-Mato-Grossense sobre os Processos Próprios de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Aids, financiado pelo Edital Universal 015/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que permitiu adquirir 03 computadores; 03 gravadores; 03 scanner de mesa e 01 filmadora profissional para o desenvolvimento das atividades.

Além disso, os docentes e discentes estão desenvolvendo o Projeto de Ensino: Formação de Acadêmicos Indígenas na Universidade - interação entre a leitura e a escrita científica a partir das identidades étnico-raciais e de gênero, que visa desenvolver atividades de leitura e produção escrita científica junto aos(às) acadêmicos(as), vinculados ao Núcleo da Rede de Saberes indígenas da UU de Campo Grande, considerando suas experiências, identidades étnico-raciais, de gênero e trajetórias de formação na UEMS, financiado por meio da concessão de bolsas pelo Edital N.º 70/2022/DEPPE/PROE-UEMS.

 

Clube de Leitura – Educação das Relações Étnicorraciais e Gênero: Indígenas, Africanidades e Africanismos/CLIREOS – Profa. Maria de Lourdes Silva.

 

Laboratório Lúdico Pedagógico/LALUPE – Profa. Dra. Vera Lucia Guerra

O LALUPE caracteriza-se como um espaço de:

I-           estudo e pesquisa para uso de estudantes e professores que integram o Curso de Licenciatura em Pedagogia;

II-            formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e brinquedistas, por meio de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura;

III - preservação e disseminação da cultura lúdica e de práticas pedagógicas.

O espaço e os materiais do LALUPE estão organizados em:

I-        Brinquedoteca – ambiente destinado às brincadeiras e jogos, contendo brinquedos e livros infantis organizados em diferentes áreas;

II-         Biblioteca – armários e estantes contendo livros e revistas infantis, livros e revistas científicas, materiais pedagógicos, projetos e relatórios de Ensino e Extensão, fotografias, CDs e DVds;

III-  Oficina – ambiente destinado à reuniões e estudos, manutenção, confecção, restauração, classificação e catalogação de brinquedos, livros, revistas e materiais pedagógicos, e guarda de mobiliários, ferramentas, equipamentos e materiais (permanentes e de consumo),

IV- Secretaria – ambiente destinado à recepção dos visitantes e usuários, e documentação dos projetos e programas em desenvolvimento no LALUPE.

O LALUPE está localizado na sala T11 do Bloco F da UEMS/UUCG. A sala contém janelas amplas, ar condicionado, duas pias, e um banheiro  para PCD com um pia, um sanitário e um chuveiro.