III Seminário GEPInfâncias - XVII Semana da Pedagogia - X Encontro Científico Pedagógico – ENCIPE

O CURRÍCULO E AS INFÂNCIAS: DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS À PRÁXIS PEDAGÓGICA

APRESENTAÇÃO

O campo do currículo compreende um espaço de relações, disputas e poder entre grupos e organizações da sociedade civil e dos governos, os quais estão assentados em projetos sociais e, consequentemente, educacionais distintos. Para além disso, a sua implementação depende dos sujeitos, os quais podem ressignificar as estruturas de hegemonia dominante e lhe conferir experiências que se movem na direção de uma perspectiva crítica e emancipadora.

Nesse sentido, o currículo voltado às múltiplas infâncias, perpassa, para além destas disputas e relações, pela especificidade da formação integral e pelos direitos à educação de qualidade, os quais foram duramente conquistados. A partir desta discussão orientadora, o evento em tela objetiva promover a reflexão sobre o currículo e as infâncias, desde embates, avanços e retrocessos no âmbito das políticas e gestão da educação ao contexto da relação entre teoria e prática (práxis) na sala de aula, tendo como foco principal a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta proposta perpassa por temáticas caras ao contexto das infâncias, identificadas nos eixos de discussão, desde a reflexão sobre o papel do Estado stricto sensu, ao contexto da prática de Alfabetização e Letramento em sala de aula.

Deste modo, os objetivos específicos deste evento são: apresentar pesquisas finalizadas ou em andamento que incentivem a discussão teórica e prática na perspectiva da práxis; fomentar a participação da comunidade em geral e dos acadêmicos (as) a fim de compartilhar experiências; e, problematizar estratégias educacionais que visem ultrapassar perspectivas reacionárias e conservadoras, avançando num viés crítico e democrático.

ORGANIZAÇÃO

O evento contará com palestra de abertura e de encerramento, apresentações de trabalho em Grupos de Trabalhos (GTs), os quais abrangem temáticas concernentes a eixos previamente apresentados. Será um evento hibrido, com atividades presenciais e a possibilidade de participação de forma remota, com carga horária de 30h, e oferta de oficinas no formato presencial com carga horária de 10h.

As atividades são promovidas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Maracaju, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Pedagógicas Escolares, Trabalho Docente e Formação de Professores para Infâncias (GEPInfâncias).

PÚBLICO ALVO

Este evento possui como público alvo acadêmicos (as), professores (as) do Ensino Superior e da Educação Básica e comunidade em geral, os quais possam refletir sobre o contexto da educação formal voltada para as infâncias.

Dúvidas e/ou informações: semanapedagogicauems2023@gmail.com

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO