Bolsista do PIBEX/UEMS desenvolve projeto com crianças e adolescentes institucionalizados

PIBEX

DOURADOS
Por:Liziane Zarpelon 31/03/2023 15:53

A bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e acadêmica do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, Rita de Cássia Guimarães Santos, está desenvolvendo o Projeto Lazer e Recreação para crianças e adolescentes institucionalizados. O projeto de extensão começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2022 e agora em março de 2023 executou as primeiras atividades. A orientação do projeto é da Profa. Maria Cristiane da Silva Lunas.

A proposta do PIBEX foi levada a diversas entidades, o Lar Ebenezer aceitou o projeto. A instituição filantrópica sem fins lucrativos que se dedica, desde 1988, a acolher e garantir proteção integral das crianças e adolescentes, menores de 18 anos que tiveram seus direitos violados e que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.As atividades são realizadas a cada quinze dias no local.

A bolsista Rita explica que já foram realizadas duas ações que são sempre desenvolvidas por ela acompanhada por voluntários e pela professora orientadora. Na primeira ação (11/03), chamada “Aquarela Lar Ebenezer", o grupo usou a dinâmica das pinturas para conhecer as crianças e adolescentes. “Foi um momento importante para os monitores, as crianças e adolescentes como entrosamento inicial, marcando de forma positiva a ação e o desejo de continuação”, acrescenta a bolsista.

A segunda atividade (25/03) recreativa foi uma gincana por separação de times, com a ajuda voluntária de seis recreadores universitários para atender as crianças e adolescentes. As próximas atividades estão marcadas para ocorrer com mais parcerias voluntárias de acadêmicos da UEMS e UFGD, levando atividades recreativas diversificadas para as crianças e adolescentes da instituição.

A próxima ação está marcada para ocorrer em 15 de abril de 2023, quem quiser atuar como voluntário, pode entrar em contato com a bolsista pelo e-mail: rdc-ritadecassia@hotmail.com