Professor da UEMS é nomeado para coordenar Funai na região de Ponta Porã

Por:Fonte: Investiga MS 31/03/2023 08:17

O Governo Federal nomeou, nesta quinta-feira (30), o coordenador Regional Ponta Porã-MS da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). A função ficará sob responsabilidade de Tonico Benites, indígena Guarani Kaiowá, que atualmente é docente do curso de Pedagogia Intercultural, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Amambai.

Tonico possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009),  doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e Pós-doutorado (2018) pela PPGAS/MN/UFRJ.

O novo coordenador da Funai em Ponta Porã tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da educação intercultural, relações Interétnicas, atuando principalmente nos seguintes temas: o movimento étnico político dos povos indígenas, movimento contemporâneo do povo Guarani e Kaiowa, violações de direitos humanos indígenas, violências contra os povos indígenas Guarani e Kaiowa, educação indígena e educação escolar intercultural e bilíngues.