A Pós-Graduação

Histórico

O Programa de Pós Graduação em Agronomia, Produção Vegetal (PGAGRO) com Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, foi implantado em 2008 e suas atividades iniciadas em 2009. Embora a proposta aprovada tenha sido submetida no Aplicativo para Cursos Novos (APCN) de 2008, a primeira solicitação de abertura do programa foi no APCN 2007, que após apreciação do Comitê Técnico Científico (CTC), foi designada diligência presencial, realizada no início de dezembro de 2007, sendo muito importante para nortear o PGAGRO frente as exigências da Pós-Graduação no Brasil. 
     A criação do programa constituiu um momento importante para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), visto que foi a primeira proposta de curso stricto sensu da Universidade e foi o primeiro programa de Pós-Graduação implantado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, sendo o marco inicial do ingresso da Instituição no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O curso resultou de uma iniciativa conjunta de professores da Unidade Universitária de Aquidauana (UUA/UEMS) e de pesquisadores das Embrapas Agropecuária Oeste (CPAO) e Gado de Corte (CNPGC). 
     O Programa foi criado para atender as diferentes áreas de conhecimento agronômico, enfocando principalmente as linhas de pesquisa: Tecnologias em Produção Vegetal, Manejo Fitossanitário em Sistemas de Produção e Manejo e Conservação do Solo e da Água no Cerrado e Pantanal. Dessa forma, se incorpora ao conjunto de atores e organizações que promovem o desenvolvimento da agropecuária em bases sustentáveis, em conformidade com postulados básicos da preservação ambiental e da melhoria das condições socioeconômicas dos produtores rurais da região Centro-Oeste e do país. 
     Além disso o Programa está inserido num contexto regional de agricultura, pecuária e de exploração florestal, que encontra suporte técnico nos cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia) com uma área disponível de 810 hectares da fazenda experimental da UEMS para os diferentes estudos que realiza.


Objetivos (Geral e Específico)

O objetivo do Programa é aplicar e desenvolver novas tecnologias na área de Ciências Agrárias para contribuir com a capacitação de profissionais que possam atuar em instituições públicas e privadas, em atividades de ensino, pesquisa, extensão e em processos de produção agropecuária. Além disso, o programa também objetivo integrar a pós-graduação no interior do sistema Universitário, institucionalizando a atividade de pesquisa e aumentando a capacitação do corpo docente do ensino superior, acoplando o ensino à pesquisa e a extensão de maneira a estabelecer estreita relação entre estas duas áreas que são suportes para a sobrevivência das instituições de ensino superior.


Missão

O Programa tem como missão, melhorar do desenvolvimento sustentável do setor agrícola condizentes com a realidade da agricultura moderna e com as demandas da sociedade; aumentar o número de profissionais capacitados com conhecimentos na área de Produção Vegetal; desenvolver pesquisas de excelências, transformando o conhecimento científico em conhecimento passível de ser ensinado e de ser compreendido de forma ética para a comunidade social e disseminar a pesquisa na área de  Agronomia em riqueza para o bem comum, em consonância os valores éticos, sociais, ambientais e econômicos da sociedade que visem a prática de uma Agricultura Sustentável.
 

Visão

Ser um programa de Pós-Graduação de excelência na formação profissional, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico e que possua alta taxa de inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
 

Valores

Competência; Cooperação; Compromissos; Ética; Excelência Institucional; Responsabilidade Socioambiental; Respeito a Identidade e a Diversidade; Transparências. Excelência Institucional.