Ementas das disciplinas (Projeto Pedagógico - DOE 10.025 de 08/11/2019)
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LITERÁRIOS
DISCIPLINA 1: CRÍTICA LITERÁRIA
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Número de créditos: 4
Ementa: Discussão das principais correntes da teoria da literatura e da crítica literária, do século XX em diante, em sua relação com a formação do cânone literário, a análise do objeto
literário e a sociedade.
Objetivos: Possibilitar um estudo geral das principais concepções da teoria da literatura. Examinar as relações entre tais concepções teóricas e a formação do cânone literário. Estudar a crítica literária, a partir dos diferentes modos como se analisam os textos literários em sua relação com a sociedade.
Bibliografia básica:
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes,
2003.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
WELLEK, René & WARREN, Austin. Teoria da literatura. Lisboa: Europa América, 1962.
WIMSATT, William Kurtz. Crítica literária: breve história. Lisboa: Fundação Caloustre Gunbenkian, 1980.
Bibliografia Complementar:
CORDEIRO, Roberto (et al.). A crítica literária brasileira em perspectiva. São Paulo:
Cotia: Ateliê, 2013.
LIMA, Luiz Costa. (org.). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2002.
ROCHA, João Cézar de Castro. Crítica literária: em busca do tempo perdido? Chapecó:
Argos, 2011.
DURÃO, F. A. A crise nos estudos literários, hoje. In: Inês Signorini; Raquel Salek Fiad. (Orgs.). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012, p. 191-202
FRANCHETTI, Paulo. A Demissão da crítica. Germina: revista de literatura e arte, v. 1, n. 1., 2005. Disponível em .
MELLO, J. A. (2010). Crítica literária e literatura na contemporaneidade: tensões e divergências. Remate De Males, 28(2), 173-188. https://doi.org/10.20396/remate.v28i2.8636299
DISCIPLINA 2: LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Número de créditos: 4
Ementa: O contemporâneo como conceito. Literatura brasileira e pós-modernismo. Aspectos temáticos e formais da prosa contemporânea brasileira. Aspectos temáticos e formais da poesia contemporânea brasileira. Literatura e contexto social contemporâneo. Autores e obras da literatura brasileira contemporânea. Relações entre literatura, mídia e mercado na contemporaneidade.
Objetivos: Compreender as relações entre literatura e contexto social e cultural contemporâneo. Reconhecer os processos estéticos e os temas mais recorrentes na literatura brasileira contemporânea.
Bibliografia Básica:
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesk. Chapecó, Santa Catarina: Argos, 2009.
PELLEGRINI, Tânia. A imagem e a letra. São Paulo: Mercado de Letras/FAPESP, 1999.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São. Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: Nas malhas das letras: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002 (p. 38-52).
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SISCAR, Marcos. De volta ao fim: o “fim das vanguardas” como questão da poesia
contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
Bibliografia Complementar:
DIAS, Ângela Maria. Cruéis paisagens: Literatura brasileira e cultura contemporânea.
Niterói: EdUFF, 2007.
SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. Belo
Horizonte: UFMG, 2004.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo (1990- 2004). In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 26. Brasília, 2005, pp. 13-
71.
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad.
Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1996.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. A cena do crime: violência e realismo no Brasil
contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
Disciplina 3: LITERATURA COMPARADA E ESTUDOS CULTURAIS
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Número de créditos: 4
Ementa: Estudo de diferentes domínios da literatura comparada dos pontos de vista teórico e aplicado, bem como das diversas relações entre literatura cultura e identidade, vistas a partir
da discussão dos conceitos de nação e território.
Objetivos: Estudar os diversos conceitos de Literatura Comparada, bem como as tendências
comparatistas, a crítica contemporânea e suas relações com os Estudos Culturais. Realizar um estudo comparado entre as literaturas de expressão portuguesa e literaturas de outras línguas.
Bibliografia básica:
BERND, , Z. Literatura e identidade nacional. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
BONIATTI, I. Literatura Comparada – Memória e Região. Caxias do Sul: EDUSC, 2000.
CARVALHAL, T. F.; COUTINHO, E. F. (orgs). Literatura Comparada – textos
fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
Bibliografia complementar:
COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 1996.
PRAZ, M. Literatura e artes visuais. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix: EDUSP,
1982.
Disciplina 4: LITERATURA E INTERMIDIALIDADE
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Número de créditos: 4
Ementa: Definição do conceito de intermidialidade, focalizando especialmente o estudo das inter-relações entre a literatura e outras formas de arte/mídia, que, desde a Antiguidade Clássica, cada vez mais convergem.
Objetivo: investigar não só as contribuições que a literatura toma emprestado de outras mídias, mas, também, o processo inverso, observar como e em que medida essas outras manifestações midiáticas fazem uso de temas, produtos e estruturas comuns à literatura.
Bibliografia básica:
DINIZ, Thaïs F. N. (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
DINIZ, Thaïs F. N. & VIEIRA, André Soares (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea, vol. 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.
OLIVERIA, Solange Ribeiro de. Literatura e artes plásticas: o kunstlerroman na ficção contemporânea. Ouro Preto: Ed. UFOP, 1993.
OLIVERIA, Solange Ribeiro de. Perdida entre signos: literatura, artes e mídias, hoje. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012.
SOURIAU, Etienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. Trad. Maria Cecília Queiroz de Moraes Pinto e Maria Helena Ribeiro da Cunha. São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1983.
Bibliografia complementar:
BARBOSA, João Alexandre. O Laokoon Revisitado. In: BARBOSA, João Alexandre. Entrelivros. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999, p.115-122.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: introdução crítica. In: BUESCU, Helena Carvalho;
DUARTE, João Ferreira & GUSMAO, Manuel (Orgs.). A floresta encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001, p.333-362. DUARTE, João Ferreira & GUSMAO, Manuel. “Inter Textus/Inter Artes/ Inter Media”. In: ALETRIA: revista de estudos de literatura, v.6, 1998/1999. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG, p11-41.
DUARTE, João Ferreira & GUSMAO, Manuel. “Intermidialidade”. In: Pós; Revista do Programa de Pós-graduação em Artes. V.1, n.2 (novembro de 2008). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de
Belas Artes, 2008.
DUARTE, João Ferreira & GUSMAO, Manuel. Intermidialidade e Estudos Interartes. In: NITRINI, Sandra (Org.). Literaturas, artes e saberes. São Paulo: Aderaldo & Rothschild: ABRALIC, 2008, p.209-232.
GONÇALVES, José Aguinaldo. Laokoon Revisitado - Relações Homológicas Entre Texto e Imagem. São Paulo: Editora EDUSP, 1994. 334p.
GONÇALVES, José Aguinaldo. Museu movente: o signo da arte em Marcel Proust. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. 284p.
DISCIPLINA 5: LITERATURA E MODERNIDADE
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Número de créditos: 4
Ementa: Estudo da literatura considerando-se os projetos estético e ideológico, bem como os seus desdobramentos, em consonância tanto com as transformações sociais, históricas e
culturais quanto com a consolidação de uma arte de ruptura no século XX.
Objetivos: Estudar o Modernismo, por meio de obras literárias e textos teóricos; Refletir sobre a importância do contexto histórico e cultural em relação à análise de obras literárias do século XX.
Bibliografia Básica:
LAFETÁ, João Luiz. A dimensão da noite. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34., 2004. MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado: a poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Ed. 34, 2016.
ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto I. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Bibliografia Complementar:
ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
ÁVILA, Affonso (org). O Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975.
BOSI, Alfredo. Céu, inferno. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2003.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Horizontes modernistas: o jovem Drummond e seu grupo em papel jornal. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34,
2000.
PAES, José Paulo. Gregos e Baianos. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DISCIPLINA 6: LITERATURA. IDENTIDADE E MEMÓRIA
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Investigação das relações entre literatura, identidade e memória cultural a partir das articulações entre experiência vivida, ficção e organização social; estudo de obras literárias brasileiras e/ou estrangeiras em face de seus contextos sociais e culturais.
Objetivos: Estudar, a partir de textos de diversos gêneros, as relações entre literatura, identidade e me memória cultural; Analisar obras literárias, observando-se aspectos culturais e sociais.
Bibliografia Básica:
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia
e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197- 221.
BOSI, ECLÉA. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional,
1965.
Bibliografia Complementar:
EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. Trad. Matheus Corrêa. São Paulo: Unesp, 2011.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico – de Rousseau à internet. Tradução de Jovita
Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
NORONHA, Jovita Maria Gerheim. Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: UFMG,
2014.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo: sociedade e cultura nos
frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SUSSEKIND, Flora. Literatura e Vida Literária. Polêmicas, diários & retratos. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Disciplina7: TEORIAS DA LÍRICA
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Número de créditos: 4
Ementa: estudo da lírica em seus elementos constitutivos, históricos e de recepção, em suas especificidades e formas diferenciadas de manifestação. Teoria e análise do poema: sonoridade, ritmo, imagem. Estudo de textos representativos da lírica universal. Relação da lírica com outros gêneros literários, artísticos e midiáticos. Estudos entre a lírica e a sociedade.
Objetivos: Estudos das formações históricas e estéticas da lírica, considerando suas relações
de produção, circulação e consumo, no interior de seus processos históricos e heranças para a modernidade e contemporaneidade.
Bibliografia básica:
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
NOVAES, Adauto (org.) Poetas que pensaram o mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2015.
SISCAR, Marcos. De volta ao fim - o "fim das vanguardas" como questão da poesia contemporânea. Rio de Janeiro: 7letras, 2016.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982.
SCRAMIM, Susana; SISCAR, Marcos; PUCHEU, Alberto. O duplo estado da poesia: modernidade e contemporaneidade. São Paulo: Iluminuras, 2015.
Bibliografia complementar:
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Serenidade, presença e poesia. Belo Horizonte: Relicário, 2016.
Disciplina 8: TEORIAS DA NARRATIVA
Área de Concentração: Estudos literários
Carga Horária: 60 horas
Número de créditos: 4
Ementa: Formulações teóricas e críticas suscitadas pela narrativa literária; análise estrutural da narrativa literária; os gêneros narrativos em sua trajetória na história da literatura.
Objetivos: Compreender o conceito de narrativa, enquanto gênero textual, a partir de reflexões teóricas diversas. Reconhecer os elementos narrativos, tais como narrador, personagens, enredo, espaço e tempo, sendo capaz de analisá-los em textos literários. Observar a narratividade em outras linguagens expressivas, tais como o cinema, o teatro e as demais linguagens audiovisuais, as histórias em quadrinhos, etc.
Bibliografia básica:
BARTHES, Roland (et al). Análise estrutural da narrativa. 2. ed. Trad. Maria Zélia B. Pinto. Petrópolis: Vozes, 1971. São Paulo: Editora Cultrix, 1983
D'ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 1: Prolegômenos e teoria narrativa. São Paulo:
Ática, 1995.
LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 2 v.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática,
1988.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Bibliografia complementar:
ADORNO, Theodor. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: ADORNO, Theodor. Notas de literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
BENJAMIN, Walter. “O narrador”. In: BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os pensadores.)
CANDIDO, Antonio (et al). A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2005.
DIMAS, Antônio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1984.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1995.
PROPP, Vladmir. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Disciplina 1: TEORIAS LINGUÍSTICAS
Áreas de Concentração: Estudos linguísticos
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Estudo das principais vertentes teóricas da Linguística: da língua ao texto/discurso.
Objetivos: Construir um retrospecto histórico dos estudos linguísticos, focalizando as diferentes fases de formação da Linguística, enquanto ciência, ao longo do século XX.
Bibliografia Básica:
BORBA, F. S. Introdução aos estudos linguísticos.12 ed. Campinas: Pontes, 1998.
JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1977.
PAVEAU, Marie-Anne; SARFATI, Georges-Élia. As grandes teorias da linguística: da gramática comparada à pragmática. Trad. Maria do Rosário Gregolin, Vanice Oliveira Sargentini, Cleudemar Alves Fernandes. São Carlos: Claraluz, 2006.
SAPIR, E. A linguística como ciência. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1961.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 1977.
Bibliografia Complementar:
DOSSE, F. História do estruturalismo. v. I e II. São Paulo: Editora Ensaio; Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
FARACO, C. A. Linguística histórica. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.
FÁVERO, L. L. & KOCH, I. G. Linguística Textual: introdução. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
LAUSBERG, H. Linguística Românica. Madrid: Gredos, 1965.
LEROY, M. As grandes correntes da linguística moderna. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1971.
NEVES, M. H. M. A Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000.
Disciplina 2: ANÁLISE DO DISCURSO FRANCO-BRASILEIRA
Área de Concentração: Estudos linguísticos
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Delimitação conceitual da Análise do discurso desenvolvida em contexto brasileiro.
Objetivos: Abordar a Análise do Discurso a partir das três áreas do conhecimento que a constituem: linguística, marxismo e psicanálise. Discutir o funcionamento dos textos/discursos na relação com o histórico, o social e o inconsciente.
Bibliografia Básica:
ORLANDI, E. P. Discurso e Texto. Campinas-SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. P. Discurso em Análise. Sujeito, sentido, ideologia. Campinas-SP: Pontes, 2012.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP, 1991.
PÊCHEUX, M. Estrutura ou Acontecimento. Campinas-SP, Pontes, 2002.
Bibliografia Complementar:
POSSENTI, S. Os limites do Discurso. Curitiba-PR: Criar edições, 2002.
RODRIGUES, M. L Análise do Discurso: distensão, deserção e distorções. In: GOMES, N.
dos S.Pesquisa em Letras: questões de língua e literatura. Curitiba: PR: Appris, 2012. Pp. 251-264
Disciplina 3: HISTORIOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Área de Concentração: Língua, Discurso e Sociedade
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Busca-se conhecer a abordagem historiográfica da língua portuguesa por meio da aplicação dos princípios metodológicos de Koerner e Swigger, sob a perspectiva externa e interna da língua vernácula, verificando as aproximações e distanciamentos possíveis da metalinguagem (descrição/explicação orientada pelas gramáticas), nas categorias gramaticais
ocorrentes nos textos, em geral, do passado histórico.
Objetivos: Discutir o desenvolvimento das pesquisas historiográficas em Língua Portuguesa (História da Língua Portuguesa, História da Linguística e Historiografia Linguística) e as questões teórico-metodológicas da Historiografia Linguística.
Bibliografia básica: ALTMAN, C. BASTOS, N.B.; PALMA, D. V. História entrelaçada 4: os discursos das produções linguístico-gramaticais dos países lusófonos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Lucerna, 2010.
BATISTA, R. O. Introdução à historiografia da linguística. São Paulo: Cortez, 2013.
CAGLIARI, G.M. et ali (org.). Descrição do Português: Linguística Histórica e Historiografia Linguística. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora.
GALVES, C. Ensaios sobre as gramáticas do português. São Paulo: Editora da UNICAMP.2001.
SILVA, R. V. M. Tradição Gramatical e Gramática Tradicional. São Paulo: Contexto,
1989.
Disciplina 4: FUNDAMENTOS EM LINGUÍSTICA APLICADA
Área de Concentração: Estudos linguísticos
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Discussão sobre o panorama de enfoques de pesquisa recentes, relacionados às pesquisas em Linguística Aplicada em sua vertente inter/multi/transdisciplinar.
Objetivos: Fornecer fundamentos relacionados à formação de pesquisadores para análise de diferentes aspectos da linguagem, atentos ao surgimento de novos objetos de estudo, abordados por olhares inter/transdiciplinares
Bibliografia básica:
ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Roberto Rapouso. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária. 5 edição, 2014.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. edição Petrópolis, RJ: Vozes, 20.
FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
JORDÂO, C. M.; ; (Orgs.). Formação Desformatada: práticas com professores de língua inglesa. 01. ed. São Paulo: Pontes, 2011
MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. A. (Orgs.). Formação de professores de Línguas: ampliando perspectivas. 1. ed. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2011.
MORIN, E. O método 6: ética. Tradução de Machado da Silva. 3ed. Porto Alegre-RS; Sulina, 2007.
Disciplina 5: ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
Área de Concentração: Estudos linguísticos
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Aspectos teóricos e metodológicos relacionados ao pensamento e obra do Círculo de Bakhtin, articulados às problemáticas do discurso.
Objetivos: A disciplina objetiva dar a conhecer os pilares conceituais da abordagem dialógica e sócio-interacionista da linguagem: os conceitos de dialogismo, polifonia, enunciado, enunciação e gêneros do discurso.
Bibliografia Básica:
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud. São Paulo: Hucitec, 2002.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. de P. Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
Bibliografia Complementar:
BRAIT, B. (Org). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
BRAIT, B. (Org). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ed. Ática, 2008.
Disciplina 6: ISSUES IN APPLIED LINGUISTICS
Área de Concentração: Estudos linguísticos
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Contemporary themes on Applied Linguistics and language studies in English
language.
Objetivos: Fornecer fundamentos acerca de temáticas emergentes em Linguística Aplicada
produzidas em língua estrangeira.
Bibliografia básica:
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
JORDÃO, C. M. . Letramento Crítico: complexidade e relativismo em discurso. In: CALVO, L. C. S.; EL-KADRI, M.; ORTENZI, D.; SILVA, K. A. DA. (Orgs.). Reflexões sobre Ensino de Línguas e Formação de Professores no Brasil. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2013.
Bibliografia complementar:
JESUS, D. M.; MACIEL, R. F. Ensino e aprendizagem de línguas em contexto digital.
Campinas: Pontes, 2015.
Disciplina 7: SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO
Área de Concentração: Estudos linguísticos
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Língua e sociedade. Importância dos estudos sociolinguísticos para o ensino de línguas.
Objetivos: Examinar a relação entre língua, sociedade, cultura e contexto, refletindo sobre a relação entre sociolinguística, escola e ensino e possíveis práticas de pesquisa nesses campos.
Bibliografia Básica:
ANDRADE, Maria Lucia C. V. O.; FAVERO, Leonor Lopes. Oralidade e Escrita. 5. ed.
São Paulo: Cortez, 2009.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística e educação. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MOLLICA, M. C. e BRAGA, M. L. (orgs.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003.
NEVES, Maria Helena de M. Que gramática ensinar na escola?: Norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.
Bibliografia Complementar:
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad. Marcos Marciolino. São Paulo: Parábola, 2002.
MATOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no ensino do português. São Paulo: Contexto, 2000.
PRETI, Dino. Variações na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2011.
Disciplina 8: VARIAÇÃO E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
Área de Concentração: Estudos linguísticos
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Ementa: Estudos voltados para as questões de variação e mudança linguística, a partir da perspectiva laboviana. Variação linguística: objeto e métodos. Realidade dos estudos sociolinguísticos no Brasil e no mundo.
Objetivos: Refletir sobre o panorama da Sociolinguística no Brasil e no mundo, enfocando em questões essenciais como a diversidade linguística nas práticas sociais em diferentes esferas de circulação e examinar a relação entre língua, sociedade, cultura e contexto.
Bibliografia Básica:
BORTONI- RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BORTONI- RICARDO. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BRASIL. Lei 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 11 ago. 2018.
GARDENER. H. Estrutura da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
GUIMARÃES, E. ; Orlandi. E. p. (org). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: pontes, 1996.
Bibliografia Complementar:
FERNANDES, A. PAULA, A. B. Compreensão e produção de textos em língua materna e língua estrangeira. - Curitiba: Ibpex. 2008.
MULLER DE OLIVEIRA, Gilvan. Declaração universal dos direitos lingüísticos.
Campinas: Mercado de Letras, 2003.
SILVA, Fábio Lopes e MOURA, Heronides M. M. (orgs.) O Direito à fala. Florianópolis: Insular, 2002.
Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS I
Carga horária: 15 h
Créditos: 1
EMENTA
A ser definida pelo docente.
REFERÊNCIAS:
Variadas, a critério do professor.
Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS II
Carga horária: 30 h
Créditos: 2
EMENTA
A ser definida pelo docente.
REFERÊNCIAS:
Variadas, a critério do professor.
Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS III
Carga horária: 45 h
Créditos: 3
EMENTA
A ser definida pelo docente.
REFERÊNCIAS:
Variadas, a critério do professor.
Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS IV
Carga horária: 60 h
Créditos: 4
34
EMENTA
A ser definida pelo docente.
REFERÊNCIAS:
Variadas, a critério do professor
.
Obs: A matriz curricular da proposta apresenta a possibilidade do oferecimento de 01 Tópico a ser ministrado como disciplina, referente a cada linha de pesquisa, favorecendo ao docente a elaboração de uma ementa ligada descrição da linha correspondente. Para ser oferecido, o tópico deverá ser avaliado e aprovado pelo Colegiado de Curso. As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.