Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática - PROFECM - Dourados

DISCIPLINAS

MATRIZ CURRICULAR 

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação Científica e Matemática, Mestrado Profissional, está organizado a partir de disciplinas obrigatórias, sendo quatro comuns às duas linhas de pesquisa (DO1 – A pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática; DO4 – A pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: produção e análise de dados; DO5 – Produtos educacionais; DO6 – Produção técnica e científica) e uma específica para linha 1 (DO2 – A Pesquisa em Ensino de Ciências: Aportes Teóricos e Metodológicos) e outra para linha 2 (DO3 – A Pesquisa em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos). Além das disciplinas obrigatórias, os mestrandos deverão cumprir créditos em atividades complementares, que inclui a participação em seminários de pesquisa, em reuniões técnicas do Programa e em estudos orientados. O repertório de leituras para os estudos orientados pode ser variado e será personalizado, incluindo referenciais teóricos e a possibilidade de um plano de estudo para adensamento no domínio específico. Caberá a(o) orientador(a), tendo como base o projeto de pesquisa do(a) mestrando(a), definir o plano para os estudos orientados. No intento de atender a interesses específicos, o Programa oferecerá, de caráter optativo, disciplinas de curta duração denominadas Tópicos Especiais. Trata-se de uma estratégia para ampliar os espaços de formação e, também, para aproveitar a expertise de docentes do PROFECM e de docentes vinculados a outros Programas de Pós-Graduação na área de Ensino para desenvolver algum tema específico, sendo a participação dos últimos viabilizada por meio de parcerias. Na disciplina de Tópicos Especiais poderão ser contemplados temas de domínio específico ou de caráter interdisciplinar. Caso o Tópico Especial tenha relação com o projeto de pesquisa do(a) mestrando(a), o(a) orientador(a) poderá incluí-lo no plano de estudos orientados. É importante destacar que a proposição de conjunto de disciplinas obrigatórias foi adotada pelo PROFECM como alternativa para melhorar os indicadores de avaliação do Programa. As disciplinas estão organizadas considerando o processo de investigação, conforme detalhamento a seguir:

Com a disciplina “DO1 – A pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática” pretende-se que os mestrandos construam uma visão geral da área e, também, consolidem as suas propostas de pesquisa. Para tanto, alguns procedimentos relacionados à busca de artigos científicos relacionados ao tema de interesse e a leitura e sistematização do material levantado farão parte do programa da disciplina. Portanto, um dos critérios para avaliação da disciplina será o projeto de pesquisa. Com as disciplinas “DO2 – A Pesquisa em Ensino de Ciências: Aportes Teóricos e Metodológicos” (obrigatória para LP1) e “DO3 – A Pesquisa em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos” (obrigatória para LP2) pretende-se que os mestrandos verticalizem o estudo dos aportes teóricos da área, especialmente, aqueles que vão balizar seus processos de investigação. Nesta perspectiva, para programação dos estudos destas disciplinas será fundamental considerar os projetos dos mestrandos, de forma que estes possam construir o quadro teórico que vai fundamentar suas pesquisas. Com a disciplina “ DO4 – A pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: produção e análise de dados” pretende-se discutir, a partir de material produzidos pelos mestrandos e de seus referenciais, a análise dos dados. Com a disciplina “DO5 – Produtos Educacionais” pretende-se dar relevo a um dos aspectos que diferencia os Programas Profissionais na área de Educação dos Programas Acadêmicos, ou seja, o produto educacional. A alternativa de colocar esta disciplina obrigatória no início visa dar centralidade a discussão sobre o produto, algo fundamental para produção de materiais educativos inovadores e, sobretudo, para não cair no modelo da racionalidade técnica. Por fim, com a disciplina “DO6 – Produção técnica e científica” pretende-se criar um espaço para fomentar a produção discente, seja por meio da submissão de trabalhos completos em eventos da área e/ou pela submissão de trabalhos às revistas científicas. Esta disciplina pode contribuir para apresentação de um formato alternativo de dissertação, sendo este, a apresentação dos trabalhos publicados pelos(as) mestrandos(as), relacionados à pesquisa realizada no PROFECM.
No início de cada período letivo serão feitas reuniões para planejamento das disciplinas obrigatórias. Caberá a um DP do PROFECM a coordenação dos trabalhos de cada uma das disciplinas obrigatórias, que poderá envolver vários docentes. O trabalho de dissertação, em conformidade com as orientações da CAPES para os mestrados profissionais da área de Ensino, deve apresentar uma reflexão sobre um ou mais aspectos que envolvem a prática educativa, produzindo conhecimentos que possam ser aplicados à realidade da educação básica. Destaca-se ainda que, como resultado do trabalho de investigação, os mestrandos devem apresentar, também, um produto educacional (por exemplo: uma sequência didática, um aplicativo computacional, um vídeo, um equipamento, etc.) que possa ser utilizado por outros professores em contexto similar ao da sua validação ou servir de inspiração para prática educativa. O texto para defesa pode ter o formato de uma dissertação convencional ou ser constituído pelos artigos produzidos pelo(a) mestrando(a) durante o seu vínculo com o PROFECM, devendo ser observado o disposto no Regulamento do Programa.