Corpo Docente


ANDREY MININ MARTIN- andrey.martin@ufms.br 

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista -UNESP, com estágio de pesquisa na University of Tennessee-EUA, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá/UEM e Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Tem experiência no ensino Básico e Superior. Atualmente é docente Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e colaborador/orientador no Mestrado Profissional em História/ProfHistória. Membro do Grupo de Pesquisa " A ideia de progresso - dimensões epistemológicas, sociais e históricas - USP ". Possui diversos trabalhos publicados na área de História, em âmbito nacional e internacional, com ênfase em História do Brasil, atuando em temas como: História da Ciência, Projetos de desenvolvimento nacional e regional, Hidrelétricas, Meio Ambiente, Propaganda e Imprensa. Membro da Associação Nacional de História (ANPUH) e Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/7344419958422152 


ALINE VANESSA LOCASTRE - aline.locastre@uems.br

Possui doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2017), mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é professora adjunta no Curso de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do Mestrado Profissional em Ensino de História )ProfHistória/UEMS). É coordenadora do subprojeto em História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e vice-diretora da Seção Regional da Anpuh/MS. Concentra suas pesquisas sobre as relações Brasil e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, propaganda política, mídias e opinião publica no século XX. Também desenvolve projetos e pesquisas sobre as Tecnologias Digitais e o Ensino de História.

Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6479781559375624


ANNA CAROLINA HORSTMANN AMORIM - anna.amorim@uems.br

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta de Antropologia no curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. É pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE) da UEMS. Realiza pesquisa nas áreas de gênero, feminismos, lesbianidades, homoparentalidades, parentesco, educação e diversidade.

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1122992031844419


BEATRIZ DOS SANTOS LANDA - bialanda@uems.br

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - Mestrado da UFGD e do Mestrado Profissionalizante em História / PROFHIST da UEMS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS) e do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS). Coordenadora do Programa Rede de Saberes na UEMS financiado pela Fundação Ford, e Ação Saberes Indígenas na Escola na UEMS, financiada pelo MEC/FNDE. Tem experiência na área na área da Educação e de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação superior indígena, educação escolar indígena, crianças indígenas e etnoconhecimento.

Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8837968624971224


CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS - carlos.campos@ufms.br 

Professor Adjunto de Pré-História, História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; coordenador do grupo de pesquisa ATRIVM / UFMS; coordenador de área do PIBID-HIST-FACH / UFMS; membro do conselho de pesquisa do Museu de Arqueologia da UFMS. O referido pesquisador é docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHIST/UEMS. Doutor (2014-2017) e mestre (2011-2013) em História, na linha: política e cultura, do Programa de Pós Graduação em História da UERJ com foco em Antiguidade Romana. Campos possui estágios de pesquisa no ANHIMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques ANHIMA), sob a direção da Professora Dra. Violaine Sebillote Cuchet e supervisão do Prof. Dr. Anderson Martins (2018), na Universidade Paris I, Sorbonne; na Ecole Francaise DAthenes (2012); na Universidade de Coimbra, sob supervisão da Professora Doutora Carmen Soares (nos anos de 2012 e 2014). Campos atuou como secretário do Grupo de Trabalho em História Antiga do Rio Grande do Sul e do ATRIVM-UFRJ, ambos entre 2016 e 2018. Membro do LECA-UFPel; GEMAM - UFSM; Leitorado Antiguo-UPE. A área de atuação do pesquisador é: História Antiga; Ensino de História Antiga; Arqueologia e História da Cultura Material; Patrimônio Cultural.

Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/7804720022724209 


CÉLIA MARIA FOSTER SILVESTREceliasilvestre@uems.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FCL/Araraquara (1997); mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências Sociais, pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, direitos sociais, educação escolar indígena, gênero. Atuou na área de Educação Escolar Indígena junto à UFGD e SED/MS, com a formação de professores Guarani e Kaiowá, de 2006 à 2010. Integra o corpo docente da UEMS, Unidade Amambai, na categoria de professora efetiva, desde 2010. É membro dos grupos de pesquisa " Segurança urbana, juventude e prevenção de delitos" (UNESP) e " Gênero e geração em sociedades indígenas" (UFGD). Coordenou o subprojeto interdisciplinar do PIBID/UEMS/Amambai, de 2014 a 2018, atuando em duas escolas indígenas da aldeia Amambai, promovendo a formação docente de estudantes indígenas dos cursos de Ciências Sociais e História. Coordena os projetos de PIBID e Residência Pedagógica em Ciências Sociais, na Unidade de Amambai, desde agosto de 2018. É líder do grupo de pesquisa " Pensamento social e processos históricos". Integra o corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - UEMS e do Mestrado Profissional em Ensino de História.

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7331103267448991


DENI IRENEU ALFARO RUBBO - deni.rubbo@uems.br 

Professor de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Integra, desde 2019, o Periféricas - Núcleo de Estudos em Teorias Sociais, Modernidades e Colonialidades, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA); desde 2021, está associado ao grupo de pesquisadores do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e ao Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), ambos da USP. Atua na área de Sociologia, com ênfase em sociologia dos intelectuais e da cultura, história e pensamento político-social brasileiro e latino-americano atuando principalmente nos seguintes temas: história do marxismo, história das ciências sociais, intelectuais, estudos pós/decoloniais, movimentos sociais, circulação das ideias, recepção, José Carlos Mariátegui, Florestan Fernandes, Aníbal Quijano, Michael Löwy, Octavio Ianni, dentre outros. É autor de O labirinto periférico: aventuras de Mariátegui na América Latina (Autonomia Literária, 2021) e Párias da terra: o MST e a mundialização da luta camponesa (Alameda/Fapesp, 2016), e possui diversos artigos em revistas como Tempo Social, Lua Nova, Caderno CRH, Sociologias, Estudos Avançados, Revista de História, Herramienta (Argentina), Actuel Marx (França), Latin American Perspectives (EUA). Recebeu em 2021 menção honrosa do ?Concurso Internacional de ensayos Aníbal Quijano Obregón?, organizado pela Associación Lationoamericana de Sociología (ALAS).

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4698909741574344 

 


DULCELI DE LOURDES TONET ESTACHESKI - dulceli.estacheski@ufms.br

Possui graduação em História pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciência e Letras de União da Vitória (2005). Especialização em História e Sociedade na mesma instituição (2007). Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná com a dissertação sobre a culpabilização de vítimas de crimes sexuais no final do século XIX e início do século XX. Doutorado em História na Universidade Federal de Santa Catarina com a tese sobre suicídios e questões de gênero. É professora adjunta do curso de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Nova Andradina onde orienta o Subprojeto de História do Programa Residência Pedagógica, atua nos componentes curriculares de Práticas de Ensino em História e Estágio Supervisionado e desenvolve projetos de Pesquisa sobre História das Mulheres e Projetos de Extensão na área de Educação Patrimonial e História Local/Regional. Atua como docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória. É membro do LEGH - Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq LindeCult - Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gênero, Ensino de História e Patrimônio Histórico Cultural.

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2680166742315032 

 


LEANDRO HECKO - leandro.hecko@ufms.br

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Pós-Doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2021). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e docente colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/UEMS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: história antiga, usos do passado, ensino de história, história da arte, antiguidade clássica e história e cultura da alimentação.

Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1830828506180541 

 


LUIZ CARLOS BENTO - luiz.bento@ufms.br

Possui graduação, mestrado (2006) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor adjunto de Teoria da História, Historiografia Brasileira, Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no curso de História de Três Lagoas e avaliador externo de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e república, atuando principalmente nos seguintes temas: história, historiografia, educação e poder. É coordenador do Grupo de pesquisas Teoria da História e História da Historiografia no Brasil da UFMS, e coordenador do GT Nacional de Teoria da História e História da Historiografia 2019-2021 da Associação Nacional de História. Coordenador da Residência Pedagógica do curso de História do CPTL 2018-2020. É autor de inúmeros artigos, capítulos e livros sobre Teoria, História da Historiografia, e Ensino de História. Também atua como pesquisador colaborador nos grupos de pesquisa/CNPq; Didática da História e Educação Histórica da UFG e Teoria da História da UNB. Também esta vinculado como pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia INCT Proprietas. Tutor do PET História Conexões de Saberes

Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3924258270792787 

 


MANUELA AREIAS COSTAmanuela.costa@uems.br

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), com período de estágio na Vanderbilt University (Nashville, Estados Unidos - bolsa PDSE / CAPES). Possui mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Participou de projetos de organização e preservação documental; atuou em conselhos e comissões do estado de Mato Grosso, como o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (CEPIR) e o Conselho Especial de Preservação e Tombamento (CEPT-MT). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no Curso de Licenciatura em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória; Linha de pesquisa: Saberes Históricos no Espaço Escolar), e membro dos GTs da ANPUH Nacional: "Emancipações e Pós-Abolição" (GTEP) e "História e Patrimônio Cultural." Integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-Brasil) e o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE - UEMS), vinculado ao CNPq. É diretora da Seção Regional (MS) da ANPUH e coordenadora do Fórum em Defesa do Patrimônio Cultural de MS, do projeto de pesquisa "Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial Quilombola de Mato Grosso do Sul" e da Residência Pedagógica, curso de História da UEMS. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: abolicionismo, pós-abolição, comunidades quilombolas,festa e música negra, patrimônio cultural imaterial, educação patrimonial, ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, ensino de História e as relações étnico-raciais.

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4726705545059092


MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES - marizak@uems.br

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo/USP (2013),Mestre em História pela UNESP/ Assis (2008), Graduada em História pela UFMS (2005). Professora Efetiva na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Amambai. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. Líder do grupo de pesquisa Estudos da Memória, Patrimônio Cultural, Natural e Ensino de História. Membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Seção Mato Grosso do Sul (ABMCJMS). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História das Mulheres, Patrimônio Cultural e Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, pesquisa, mulheres, violência, justiça, teoria e metodologia, memória e patrimônio histórico cultural.

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7749991620470537


RODRIGO BIANCHINI CRACCO - cracco@uems.br

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), na linha de pesquisa Ciência e Cultura na História. É professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, história da historiografia, Annales, temporalidade, Paul Ricoeur.

Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1413850821378591


ROGÉRIO DA PALMA - rpalma@uems.br

Graduou-se em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado (2010) e doutorado (2014) em Sociologia pela mesma instituição. Através de uma bolsa de doutorado sanduíche ofertada pela CAPES, foi Visiting Scholar na University of Michigan (EUA) durante o ano de 2013. Desde 2015, é Professor Adjunto da UEMS, lecionando e orientando pesquisas nos cursos de Ciências Sociais e no ProfHistória. Atualmente, é coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, modalidade EAD, da UEMS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, racismo, migrações, pós-abolição, mercados de trabalho; raça e educação; raça e música.

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9921508438209875


SIRLEY LIZOTT TEDESCHI - tedeschi@uems.br

Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, educação e diferença, currículo e epistemologia.

Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2933463524794801