2023 - 4º trimestre

1. 01 bolsa – Mestrado Profissional em História;
  2. 04 bolsas – Pós-graduação lato sensu em Currículo e Diversidade;

3.  Visita técnica

1. Acompanhamento do caso de injúria racial – Unidade Universitária de Campo Grande;
  2. Diálogo com Subsecretaria Estadual de Igualdade Racial: Informações sobre viabilidade de oferta da Licenciatura Escolar Quilombola;

4. III Curso de Formação para atuar nas Bancas de Verificação Fenotípica da UEMS

O curso está em sua terceira edição e tem se consolidado como um importante espaço de formação de membros para atuar nas Bancas de Verificação Fenotípica da UEMS e de outras instituições que utilizam a heteroidentificação, como mecanismo de garantia do acesso do público-alvo às políticas de ações afirmativas. O curso é organizado pelo Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia - CEPEGRE, em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil - PROAFE e Divisão de Ingresso Discente - DIND/PROE e, tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão e aprofundamento dos conhecimentos sobre racismo, critérios para verificação fenotípica, heteroidentificação, ações afirmativas, relações étnico-raciais, além de apresentar as normas e legislações que orientam os protocolos/procedimentos relacionadas as Bancas de Verificação Fenotípica - UEMS. A Atividade tem como público-alvo: docentes, técnicos, cotistas, ativistas dos movimentos negros que tenham interesse em atuar como membros nas Bancas de Verificação Fenotípicas da UEMS. O curso será ministrado em 4 encontros, carga horária de 20 horas. Serão certificadas pessoas tiverem frequência igual ou superior a 75%. A participação no curso de formação não garante que o/a cursista fará parte das bancas de verificação de fenotípica da UEMS, sendo, no entanto, condição para nomeação/convocação. TEMAS Relações Raciais e Desigualdades Raciais no Brasil Políticas de Ações Afirmativas: avanços e desafios Bancas em Movimento Cotas Transformam Vida: sou cotista com orgulho.

5. IV Seminário Sul-mato-grossense em Educação, Gênero e Etnia

A a atividade teve como objetivo proporcionar um espaço de discussão acadêmica, a respeito dos efeitos do racismo, das desigualdades de gênero, da xenofobia e das intolerâncias correlatas, na organização pedagógica e institucional, das escolas de Educação Básica e das instituições de Ensino Superior. Bem como, avaliar o avanço das Ações Afirmativas e da incorporação dos conteúdos voltados para a História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena aos currículos escolares e acadêmicos, nesta edição os eixos são: 20 anos das Ações Afirmativas na UEMS, 20 anos da Lei no. 10.639/2003, 15 anos da Lei no. 11.645/2008

Data: 07, 08 e 09

Local: Anfiteatro do Bloca A/ On-line Canal do Youtube

Financiamento: Fundect

07/11 – SESSÕES TEMÁTICAS (ST)

ST 1 – POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ACESSO, PERMANÊNCIA E DESAFIOS

Profa. Dra. Maria de Lourdes Silva

ST 2 – EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Profa. Dra. Nubea Rodrigues Xavier

ST 3 – ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E DOS AFRO-BRASILEIROS

Profa. Doutoranda Ilma Fátima de Jesus

ST4 – ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Profa. Dra. Beatriz dos Santos Landa e Profa. Ma. Brenda Maria Cordeiro

ST 5 – FEMINISMO NEGRO, MULHERISMO AFRICANA E INTERSECCIONALIDE

Profa. Dra. Cíntia Santos Diallo

ST 6 – EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE

Profa. Dra. Ana Luisa Cordeiro

ST 7 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Profa. Dra. Gabriele Rech

07/11 – Mesa 20 anos de Ações Afirmativas na UEMS

Palestrantes: Beatriz dos Santos Landa e Maria José de Jesus Alves Cordeiro

Mediadora: Cíntia Santos Diallo

08/11 – Mesa Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, africana e indígena

Palestrantes: Antonio Carlos Seizer da Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Ilma Regina Castro Saramago de Souza

Mediadora: Maria de Lourdes Silva e Beatriz dos Santos Landa

08/11 – Mesa Conferência: O impacto das Ações Afirmativas sobre a produção de conhecimento: novos/as sujeitos, novas epistemologias, novos objetos.

Palestrante: Maria Nilza Silva

Mediadora: Terezinha Coelho de Souza

09/11 – Roda de Conversa com cotistas negros/negras e indígenas

Mediadora: Cíntia Santos Diallo

09/11 – Mesa de Encerramento Ações Afirmativas e as perspectivas para o futuro

Palestrantes: Gleice Jane, Bartolina Ramalho, Diógenes Cariaga, Pedro Kemp

6. Campanha UEMS ANTIRRACISTA

Produção, com o apoio da DCS, de vídeos com cotistas negras da UEMS, falando sobre as suas respectivas trajetórias, dos 8 vídeos gravados, 3 foram veiculados nas redes oficiais da Instituição. A atividade foi desenvolvida em alusão ao dia da Consciência Negra.

Assista os vídeos: