CEPEGRE

CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA

Sobre o CEPEGRE:

O CEPEGRE foi criado desde setembro de 2014 por meio da  RESOLUÇÃO COUNI-UEMS Nº 437, de 11 de junho de 2014 como uma das exigências do termo de Convênio n. 104/2012 celebrado entre a UEMS e a UNIÃO, por intermédio da Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Presidencia da República – SPM/PR. Com a criação das  normas para criação  e implantação de CEPEXs, via Resolução COUNI/UEMS n. 455, de 11 de  agosto de 2015, foi publicada a Portaria UEMS n. 054/2016, de 03 de maio de 2016, a qual implanta o CEPEGRE.

O CEPEGRE nasceu a partir de uma proposta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia – GEPEGRE/UEMS/CNPq que tem cinco linhas de pesquisas estruturadas. Contudo, no decorrer de sua implementação, pesquisadores do GEPEGRE que participam de outros grupos ( Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Política, Planejamento Educacional e História de Étnico Racial – GEPPEHER; Grupo de pesquisa em  Educação, Cultura e Diversidade; Grupo de Estudos, Pesquisa e política de Educação Supérior – GEPPES), trouxeram para compor o centro pesquisadores de outros grupos.

Hoje, formando a base do CEPEGRE, temos três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq:

• GEPEGRE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia
  • GESC - Grupo de Estudos Discursivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • GEA - Grupo de Estudos em Antropologia: Modos de Existências e suas Variações

As temáticas de EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA  e  ETNIA formam o arcabouço geral do centro e, dentro destas em estreita articulação entre si, de forma interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar, os projetos, eventos e discussões teóricas e produção bibliográfica (resumos, artigos, capítulos de livros, livros, orientações de TCC , especializações e  mestrado) em geral se configuram e são executados.

O CEPEGRE tem como objetivo geral propor, subsidiar, articular monitorar e avaliar políticas públicas e políticas de ação afirmativa, ligadas às questões de educação, gênero e sexualidade, cultura, raça e etnia, com foco no processo de inclusão para o acesso, permanência e conclusão na Educação Básica e Superior. Visa ainda, por meio do diálogo e participação efetiva junto aos demais sistemas de educação, órgãos governamentais, não governamentais e Movimentos Sociais – local, regional, nacional e internacional - desenvolver estudos e ações na luta contra os processos de discriminação, racismo, homofobia, xenofobia, violência contra a mulher e demais formas de violência.

IV SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA - 7 A 9 DE NOVEMBRO 2023

O IV SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA tem com objetivo proporcionar um espaço de discussão acadêmica, a respeito dos efeitos do racismo, das desigualdades de gênero, da xenofobia e das intolerâncias correlatas, na organização pedagógica e institucional, das escolas de Educação Básica e das instituições de Ensino Superior. Bem como, avaliar o avanço das Ações Afirmativas e da incorporação dos conteúdos voltados para a História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena aos currículos escolares e acadêmicos, nesta edição os eixos são:

20 anos das Ações Afirmativas na UEMS

20 anos da Lei no. 10.639/2003

15 anos da Lei no. 11.645/2008

LINK DE ACESSO: https://www.even3.com.br/4seminario

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CURRÍCULO E DIVERSIDADE

Acesse o link abaixo para acessar a página da pós:

Conheça também nossas redes sociais:

YouTube@UEMSCEPEGRE

facebook.com/CEPEGRE