CADASTRO DE NOVOS GRUPOS DE PESQUISA

CADASTRO DE NOVOS GRUPOS:

O pesquisador interessado em cadastrar um grupo de pesquisa deverá enviar um e-mail ao Dirigente de pesquisa da UEMS (pesquisa@uems.br) informando o nome do grupo e solicitando seu cadastro como líder.

Os Líderes, depois de cadastrados pelos Dirigentes, passam a ter acesso ao site de Líderes (acessar http://lattes.cnpq.br/web/dgp  e depois clicar em "Acessar o Diretório"), onde está disponível o formulário on line, cujo preenchimento e envio é de sua responsabilidade. A senha de acesso do líder é a senha Lattes (caso não a possua ou a tenha esquecido, acesse o link “Sua senha”, na página principal do site do CNPq).

Após essa etapa de preenchimento, o líder enviará um novo e-mail para os endereços acima, desta vez solicitando a Certificação de seu grupo pela UEMS. Somente depois de certificado, o grupo passa fazer parte do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP).

O prazo de validade de um grupo certificado é de 12 meses. Assim, um grupo certificado que permaneça mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização passa para o status de grupo não-atualizado. O retorno de um grupo não-atualizado para a situação de grupo certificado será automático tão logo seja atualizado e enviado pelo Líder.
Um grupo certificado deve ser atualizado sempre que houver novas informações, e, ao menos, uma vez em 12 meses, mas atenção: após qualquer atualização de dados, o Líder precisa enviar os dados novamente (botão “enviar ao CNPq” do formulário).

Os grupos de pesquisa podem assumir as seguintes situações no DGP:

- Aguardando certificação pela Instituição: situação que demonstra um grupo recém-cadastrado pelo líder e que está aguardando a certificação da Instituição;
- Certificado pela instituição: situação que demonstra o grupo que foi certificado pela instituição;
- Certificação negada pela instituição: situação que demonstra o grupo que não foi certificado pela instituição;
- Grupo não atualizado: grupo que não realizou atualizações no período de 12 meses;
- Grupo em Preenchimento: situação que demonstra grupo que está sendo editado pelo seu líder;
- Grupo excluído: situação que demonstra o grupo que foi excluído por seu líder ou pelo CNPq

No caso de Grupo de Pesquisa em fase inicial de criação, solicitamos ao líder atenção aos itens a seguir, que configuram ATIPICIDADE, segundo o CNPq:

• Grupos unitários (formados por apenas 1 pesquisador);
  • Grupos sem estudantes;
  • Grupos sem técnicos;
  • Grupos com mais de dez pesquisadores;
  • Grupos com mais de 10 linhas de pesquisa;
  • Grupos onde o líder não é doutor;
  • Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
  • Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos (*);
  • Estudantes que participam de dois ou mais grupos.

(*) Esse número independe da condição de liderança, ou seja, se um pesquisador é líder de um grupo e participa como pesquisador de outros três, ele constará como um caso atípico.

ATENÇÃO: É necessário atualizar periodicamente o grupo, pois após 12 (doze) meses sem atualização, o grupo passa para o status ‘não-atualizado’. Permanecendo mais 12 (doze) meses como não-atualizado, o DGP exclui automaticamente o grupo de pesquisa do diretório. Um grupo excluído não pode mais ter seus dados recuperados e editados pelo Líder para atualizações, e não fica acessível ao Dirigente para mudança de situação.

Para maiores informações e esclarecimentos acesse o endereço:  http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-que-e

Perguntas frequentes: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq

Para consultar Grupos de Pesquisa da UEMS clique aqui.