2020/2021

VII Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação - 2020/2021
 

Tema: Planejamento Estratégico dos Programas stricto sensu em Foco


Nos meses de fevereiro e março de 2020, a partir do início dos trabalhos da nova gestão, o Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação abordou e introduziu o tema “Planejamento Estratégico dos Programas stricto sensu em Foco”. Foram realizadas visitas presenciais e oficinas nas unidades de Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Paranaíba e Ponta Porã, onde se introduziu o tema referente ao Planejamento Estratégico e discutiu-se as táticas e procedimentos para a elaboração e construção do Planejamento no âmbito de cada Programa.
Em março de 2020, grande parte das atividades das Universidades foram suspensas, devido a pandemia desencadeada pela COVID-19. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), neste período, adotou medidas e protocolos de biossegurança, priorizando apenas as atividades essenciais da Universidade.
Apesar das restrições, a maioria dos Programas adaptou-se e buscou formas de desenvolver
e manter seus trabalhos, sendo a maioria deles realizados no formato on-line. Portanto, nesse momento, o planejamento foi elaborado visando atender as necessidades oriundas desse período atípico mundial.
Em 2021, as atividades referentes ao Seminário Interno de Avaliação da Pós-graduação foram retomadas ainda no formato on-line como medida protetiva frente a pandemia que ainda estava presente no cenário mundial. O Seminário ocorreu no dia 01 de julho de 2021, onde os Programas compartilharam e apresentaram seus resultados obtidos a partir da implantação do Planejamento Estratégico, elaborado pelos Programas decorrentes de ações de desenvolvimento e acompanhamento realizadas pela PROPPI, nas respectivas unidades, durante o ano de 2020. Por fim, além dos resultados apresentados, o evento proporcionou discussões e trocas de experiências sobre importantes temas acerca de políticas nacionais de Pós-graduação, contribuindo para o fortalecimento dos Programas e da Instituição.