Comemoração dos 30 anos do Curso de Zootecnia da UEMS Aquidauana é marcada por muita emoção e nostalgia

Zootecnia

Comemoração dos 30 anos do Curso de Zootecnia da UEMS Aquidauana é marcada por muita emoção e nostalgia

Eventos do XI Encontro Científico da Zootecnia – ECZ, XV Semana da Zootecnia e VIII Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de MS

AQUIDAUANA
Por:Katiuscia Fernandes DCS UEMS CG 08/05/2024 18:52

O Curso de Graduação em Zootecnia/UEMS, pioneiro no Estado de Mato Grosso do Sul, e pioneiro na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Aquidauana, celebra neste ano de 2024 seus 30 anos de funcionamento.

 

E as comemorações tiveram início nesta segunda-feira, dia 06, no auditório da UEMS Unidade Aquidauana, com a entrega de honrarias a professores, ex-professores, alunos egressos, show do multi-instrumentista Marcelo Loureiro, além da apresentação de um vídeo comemorativo dos 30 anos do Curso; pré-lançamento do e-book e áudio-book “Faculdade de Zootecnia de Aquidauana, uma realidade” e descerramento da placa de 30 anos.

 

“A primeira aula magna de Zooctenia na UEMS Aquidauana só aconteceu em agosto, porém, tradicionalmente as comemorações são antecipadas para o mês de maio, para coincidir com as festividades do dia do Zootecnista”, explicou a professora Draª. Tânia Mara Baptista dos Santos, que é coordenadora do curso. E neste ano a programação, que está bastante extensa, coincidirá ainda com a abertura do XI Encontro Científico da Zootecnia – ECZ, XV Semana da Zootecnia e VIII Workshop de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

A vice reitora Luciana Ferreira prestigiou a solenidade e destacou a sua satisfação em poder participar deste momento. “ Uma grande alegria poder estar aqui hoje e celebrar os 30 anos do Curso de Zootecnia, junto com a comunidade acadêmica de Aquidauana. Ao longo destes 30 anos o curso tem impactado positivamente à sociedade e contribuído com os produtores rurais do entorno, e mesmo fora do Estado, na promoção de uma produção mais sustentável”, ressaltou Luciana. 

 

A vice reitora ainda citou os avanços das pesquisas no setor e seus resultados. “A gente vem acompanhando as pesquisas desenvolvidas pela extensão, fundamentais para os pilares de crescimento do Estado, todos voltados para a melhoria da produção e do desenvolvimento consorciado sustentável”.

 

O gerente da unidade de Aquidauana, prof. Dr. Tiago Junior Pasquetti falou do orgulho que é ver que tantos profissionais já formados pelo curso estão hoje no mercado de trabalho. “Estamos em uma evolução constante, justamente para cumprir com o nosso lema que é o de transformar vidas”, concluiu.

 

A profª Drª. Tânia Mara contou que ao longo dessas três décadas, o curso de Zootecnia da UEMS tem se destacado por oferecer uma formação acadêmica de qualidade, aliada ao compromisso com a pesquisa e extensão, preparando profissionais altamente capacitados para atuar no mercado de trabalho. Segundo ela, desde a sua fundação foram formados 555 Zootecnistas comprometidos com a produção animal sustentável. “Hoje, mais do que ex-alunos, estes profissionais são nossos colegas de trabalho, parceiros de pesquisa, amigos, e que muito nos orgulham e propagam o nome da nossa instituição mundo afora”, concluiu a coordenadora.

 

“Para celebrarmos o presente e projetarmos o futuro, é essencial que honremos o nosso passado”, ressaltou Tânia. Ela ainda acrescentou que a celebração teve o intuito de reunir e memorar os baluartes responsáveis pela abertura do Curso, os docentes pioneiros que tiveram a responsabilidade de dar início ao Curso, docentes contemporâneos, alunos e ex-alunos.

 

Tânia Mara ainda agradeceu a todos que se empenharam para tornar o sonho da Faculdade de Zootecnia uma realidade. “Temos imensa gratidão e a certeza de que foi plantada uma semente que floresce e produz bons frutos no ecótono Cerrado-Pantanal”, concluiu.

 

O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto foi convidado a participar representando seu avô Pedro Pedrossian, que foi o responsável pela implantação da UEMS e também do curso. O parlamentar destacou a satisfação em ver a UEMS se fortalecendo e desempenhando um papel relevante para o Estado. “Felicidade em saber que essa Universidade criada pelo meu avô continua viva, e o curso de Zooctenia é estratégico aqui para estas regiões. Nós precisamos aumentar a nossa produção, aumentar a geração de emprego e renda no setor rural, precisamos de uma pecuária mais moderna com baixos índices de emissão de CO2, e tudo isso passa por um fortalecimento da zootecnica”, concluiu.

 

Homenageados

Entre os diversos homenageados, está a professora Drª Carolina da Silva Barbosa, que é professora do curso de Zootecnia há 27 anos. Para ela o mais interessante é perceber a evolução necessária pra atender as várias gerações de jovens estudantes que passaram por ali. “A docência no nível superior é um aprendizado constante. Eu precisei evoluir muito, mas mais do que isso atendi muitos jovens que buscavam por orientação e auxílio”.

Outro homenageado o professor Dr. Agenor Martinho Correa, hoje aposentado, fez parte do grupo inicial dos professores do Curso de Zootecnia da UEMS Aquidauna. Durante a solenidade recebeu o título de honra ao mérito e recitou uma poesia relatando a trajetória vitoriosa do curso.

 

Mas as homenagens não pararam por ai. A RealH Nutrição e Saúde Animal, empresa pioneira no uso da Homeopatia Populacional, foi a escolhida para receber o certificado “Prof. João Carlos Cardoso”, de empresa parceira do Curso de Zootecnia. A homenagem foi entregue ao senhor Mário Renck Real, diretor técnico industrial da empresa. 

 

Zootecnia UEMS Aquidauana

 Luiz Felipe Mendes Produção Audiovisual (2024).

Zootecnia/UEMS foi o 1º curso de Zootecnia implantado no Estado de Mato Grosso do Sul e celebra, em 2024, 30 anos de funcionamento. A criação da Faculdade de Zootecnia, nas dependências da antiga Escola Agrícola do município de Aquidauana, foi prevista no artigo nº 46 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul (05/10/1989), mas só foi efetivada em maio de 1993, por ocasião da criação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sendo o primeiro vestibular realizado em julho de 1994 e as primeiras aulas ministradas em 08 de agosto de 1994.

 

Assim, dava início do Curso de Zootecnia, juntamente com a única universidade estadual de Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro Curso a ser implantando na Unidade Universitária de Aquidauana.

 

Imagens: Luiz Felipe Mendes Produção Audiovisual (2024).

 

O curso de Zootecnia da UEMS tem como objetivo geral formar profissionais com amplo conhecimento teórico e prático em nutrição, alimentação, reprodução, melhoramento genético, produção e manejo de animais e plantas forrageiras de interesse zootécnico. Como objetivo específico, visa formar zootecnistas com conhecimento das práticas zootécnicas sustentáveis, em especial na criação de bovinos de corte e leite, animais silvestres e peixes na região do Pantanal.

 

Alguns dos seus diferenciais são justamente as disciplinas de vivência prática, onde, desde o primeiro ano, os alunos têm a oportunidade de escolher setores específicos para trabalhar e precisam cumprir uma carga horária pré-estabelecida.