A formação de Licenciados em Ciências Sociais exige previamente um compromisso dos proponentes institucionais frente à realidade social brasileira, bem como o desafio assumido frente à realidade local e regional. Isso porque nossa região tem uma defasagem muito grande de profissionais habilitados nas áreas de Ciências Sociais, e é na Universidade que se formam os profissionais para trabalhar nas escolas de ensino médio, em empresas públicas, privadas e organizações da sociedade civil.
O Estado de Mato Grosso do Sul (MS), na última década, vem desenvolvendo, além de atividades industriais, principalmente a indústria de produtos básicos - alimentos, têxteis e calçados - e de economia primária - pecuária e agricultura, um processo de agregação de valores com o desenvolvimento das cadeias produtivas e, consequentemente, o setor de prestação de serviços se desenvolve significativamente.
Com isso, o Estado começa a superar o seu primarismo econômico, o que requer que esse processo seja acompanhado pelo aperfeiçoamento das relações econômicas, sociais, trabalhistas e culturais para que possamos melhorar a qualidade de vida da população. Não existe desenvolvimento econômico se não existe desenvolvimento social, e muito menos existe desenvolvimento social sem desenvolvimento humano. Portanto, o presente projeto pedagógico visa investir em ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivo primordial o desenvolvimento de relações sociais e culturais pautadas na busca por uma sociedade democrática, justa e humana, atrelada ao desenvolvimento econômico do MS, em consonância com as diretrizes curriculares e a inserção da Universidade de forma globalizante.
Ao se fazer o levantamento de cursos de interesse da comunidade em escolas de ensino médio, empresas públicas e privadas, entidades locais, autoridades governamentais do Estado e do município, ficou evidente o interesse dos pesquisados por este curso não apenas em função do consequente e necessário aperfeiçoamento humano que se asseguraria por sua oferta, como pela escassez de professores de Sociologia e outras disciplinas de humanidades na região do Bolsão sul-mato-grossense e de todo o Estado de Mato Grosso do Sul. De fato, inexistem outras ofertas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais em Paranaíba e região.
Ademais, é importante ressaltar que o curso de Ciências Sociais se localiza numa região estratégica que atende à demanda de regiões distintas, ou seja, na região Nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul, limitando-se ao leste com o Estado de Minas Gerais, ao Sul e Sudeste com Aparecida do Taboado/MS, ao Sudoeste e Oeste com Inocência/MS e ao Noroeste com Cassilândia/MS.
Outro fator importante a ser considerado é o fato de a Unidade de Paranaíba, desde a implantação da UEMS em 1994, com o curso de Direito e o Curso de Pedagogia em 2003, vir se constituindo e se caracterizando por uma forte vocação na área de humanidades. Dessa forma, o curso de Ciências Sociais conta com o apoio e participação estratégica desses cursos, assim como se fortalece no ensino, na pesquisa e na extensão desenvolvidas nessa Unidade de Ensino. Tendo em vista que há muitas disciplinas comuns e afins entre esses cursos da UEMS - Unidade de Paranaíba, nota-se o fortalecimento das linhas de pesquisa dos docentes da área de humanidades, bem como os projetos de pesquisa, ensino e extensão em andamento.
Nesse sentido, a formação do(a) Cientista Social na Instituição desde sempre conta com o apoio e participação estratégica dos demais cursos, assim como tem também fortalecido o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvidas nessa Unidade, sejam pelas inúmeras disciplinas que este Projeto Pedagógico oferece aos demais cursos com o intuito de promover a mobilidade acadêmica, sejam pelas iniciativas docentes e discentes de projetos que se desenvolvem conjuntamente com os demais cursos de graduação da Unidade.
Enfim, a presente reformulação se fixa nas necessidades de adequação estabelecidas pela Resolução no 2 de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, como é o caso das Licenciaturas, sobretudo no que toca a inserção de temas transversais como gênero, questões raciais e étnicas, meio ambiente, sociedade e Direitos Humanos. Tal intento pode ser percebido tanto no que diz respeito à concepção mais geral do curso, como num âmbito mais específico e particular, sendo tratado com atenção no interior de cada disciplina. Além disso, considerando as demandas e transformações sociais, as reformulações abrangentes realizadas no curso de Ciências Sociais propiciam formação cidadã e humanística, com a amplitude necessária ao atendimento das necessidades de inserção no mercado de trabalho.
A presente proposta contempla as adequações necessárias e, ao mesmo tempo, ajusta o Projeto Pedagógico às outras necessidades que se fizeram mais prementes, como a alteração e ampliação do Perfil do Egresso, a semestralização das disciplinas, e uma maior articulação entre as dimensões teóricas, atividades práticas, e as relacionadas às disciplinas voltadas ao ensino que requerem as práticas como componente curricular das disciplinas ofertadas.
Amparados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Sociais e demais normatizações do Conselho Nacional de Educação, bem como nas normas internas da UEMS, este projeto está centrado no compromisso de capacitar os profissionais egressos do curso à atuarem de modo crítico e construtivo junto à sociedade, na defesa de todo e qualquer ser humano em seu direito à diversidade cultural, etária, religiosa, de gênero, social, e étnicas existentes, com o propósito de somar esforços na construção de uma sociedade mais justa e democrática, contribuindo para que os direitos humanos sejam plenamente respeitados.
A formação do(a) licenciado(a) em Ciências Sociais pauta-se pelos princípios da especificidade e da interdisciplinaridade do conhecimento, alicerçados numa sólida base humanística, ética e democrática. Tais princípios orientadores da formação do(a) futuro(a) licenciado(a) pretendem que suas atividades profissionais sejam desempenhadas com responsabilidade e sensibilidade para com o conteúdo de sua atividade profissional. O curso apresenta como objetivos gerais e específicos:
Objetivo geral: Graduar profissionais habilitados(as) a atuarem tanto em atividades de pesquisa acadêmica, quanto no ensino de Sociologia, Antropologia e Ciência Política voltado aos estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior de instituições públicas e privadas, com ênfase em ações que priorizem o respeito aos direitos humanos, às diferenças de orientação sexual, gênero e populações racializadas.
Objetivos específicos: