UEMS: 30 anos transformando vidas

O maior patrimônio da UEMS, nestes 30 anos de existência, é a marca de mais de 20 mil profissionais formados(as) pela Instituição. Muito mais do que apenas números, são transformações de vidas, pessoas que tiveram seus sonhos realizados, pais, mães, avós, tios e tias, parentes e amigos que se empenharam para ver filhos(as), parentes ou amigos(as) graduados(as).

É um caminho trilhado, desde o sonho de ingressar em um curso de nível superior, ao primeiro dia de aula, provas, trabalhos e projetos, até a chegada da tão sonhada cerimônia de colação de grau. Lá, todos(as) se reúnem para comemorar e receber o almejado diploma.

Jogar o capelo para ar e celebrar não é só o fim de um ciclo, mas o início de uma outra etapa. Como profissionais formados(as) podem seguir para um leque enorme de áreas dentro da profissão que escolheram. Alguns retornam para a UEMS como discentes da pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) ou até como servidores(as). Outros seguem seus caminhos por outras instituições de ensino no Brasil e pelo mundo, ou buscam aperfeiçoar suas carreiras profissionais em outras áreas.

A UEMS nasceu com o foco de levar a educação superior para o interior do estado, formar professores e professoras e, ao longo dos anos, cresceu em número de estudantes, docentes e profissionais técnicos(as). Este aumento foi puxado pela diversificação gradual de graduações, especializações, mestrados, doutorados e, também, de cursos a distância pela rede UAB (Universidade Aberta do Brasil).

A Universidade chega à comunidade por meio dos seus projetos de pesquisa, ensino e extensão, sendo notória a presença do “DNA UEMS” em nossos egressos que atuam em diversos setores da sociedade sul-mato-grossense, em outros locais do território nacional ou internacional.

Nesta reportagem especial mostraremos algumas histórias de profissionais formados(as) pela UEMS. Eles(as) representam uma pequena fração de exemplos de sucesso que refletem a qualidade da formação que nossa Universidade oferta, nas mais diversas áreas do conhecimento: das Ciências Biológicas ao Direito; da Zootecnia à Física e da Enfermagem ao Normal Superior.

Conheça algumas vidas transformadas
Edmarcia Elisa de Souza

EDMARCIA ELISA DE SOUZA

Da UEMS para o descobrimento de medicamentos

Fábio Francisco

FÁBIO FRANCISCO ESTEVES

Filho de analfabetos, ele não desistiu de estudar e hoje é juiz do Distrito Federal

Ana Paula Batista

ANA PAULA BATISTA DOS SANTOS

A enfermeira apaixonada pelas emergências no Samu

Tonico Benites

TONICO BENITES

Do corte de cana para o pós-doutorado na França

Kelly Cristina

KELLY CRISTINA NUNES

O amor pelos animais a levou ao pós-doutorado em nutrição de aves

Robson Henrique

ROBSON HENRIQUE DOS SANTOS HAHN

A curiosidade de menino o levou para o Centro Espacial Alemão

Leosmar Antônio

LEOSMAR ANTÔNIO

Da aldeia no Pantanal de MS para a Coordenação-Geral no Ministério dos Povos Indígenas