Ciências Biológicas

Unidade: Dourados
Coordenador: João Mianutti

Informações:


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA REALIZAÇÃO DO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

Entrar em contato com uma escola de educação básica que ofereça o ensino fundamental / médio para realização do estágio. É imprescindível que a instituição tenha convênio com a UEMS. Portanto, caso a escola contatada não tenha convênio com a UEMS, para realização do estágio, é necessário que este seja firmado. Cabe a COES do Curso entrar em contato com a Divisão de Estágio Curricular (DEC/PROE), para as providências sejam tomadas e o convênio seja firmado.

 

No contato inicial, é fundamental que o(a) acadêmico(a) apresente à direção da escola uma carta de apresentação, identificando-se como discente do Curso de Ciências Biológicas da UEMS. Caberá aos professores responsáveis pela supervisão de Estágio Curricular Supervisionado disponibilizar a referida carta.

 

Na sequência, o(a) acadêmico(a) deve fazer contato com os(as) professores(as) de CIÊNCIAS / BIOLOGIA da escola no sentido de obter o aceite de um deles para realização do estágio. Para viabilizar o estágio e acompanhar o trabalho do(a) acadêmico(a), um dos professores do Curso de Ciências Biológicas responsáveis pela supervisão de estágio manterá contato com a direção da escola e com o(a) professor(a) que aceitou o(a) acadêmico(a) na instituição. Após o aceite, o(a) acadêmico(a), com a orientação da supervisão de estágio do Curso, definirá com o professor da escola básica um PLANO DE ESTÁGIO. Este documento deve apresentar, em linhas gerais, as atividades que serão desenvolvidas pelo(a) acadêmico(a) durante o estágio curricular supervisionado. É importante ressaltar que o estágio deve contemplar as várias dimensões e complexidade da prática educativa. Para o início do estágio, é imprescindível que o PLANO DE ESTÁGIO seja aprovado pela COES (Comissão de Estágio Supervisionado) do Curso. O TERMO DE COMPROMISSO, devidamente assinado pelas partes, deve ser encaminhado para COES juntamente com o referido documento em três (03) vias impressas.

 

Na condição de estagiário(a), o(a) acadêmico(a) deverá observar a rotina da escola e da sala de aula. Cabe salientar que o(a) estagiário(a) tem certa familiaridade com o universo escolar, afinal antes de iniciar o curso de Ciências Biológicas ele passou pela educação básica. Nesse sentido, o desafio é fazer as observações e reflexões a partir dos fundamentos teóricos adquiridos durante a formação inicial.

 

Recomenda-se que estagiário mantenha um comportamento amistoso e ético com o professor que o recebeu, afinal, trata-se de um profissional que já tem experiência docente e que tem a contribuir com a sua formação. É importante que o(a) estagiário(a) converse com o professor, sobretudo sobre questões que dizem respeito a conhecimentos advindos dos anos de experiência docente.

 

Durante o estágio, não deve haver separação cronológica entre o estágio de observação, participação e regência. Caberá ao professor supervisor da escola básica, no período de estágio, demandar a participação do estagiário. Contudo, é importante que o(a) acadêmico(a) seja pró-ativo(a), ou seja, manifeste sua disposição para colaborar com o(a) professor(a) durante o período de estágio. Destaca-se a importância disto para que o estágio se constitua num importante espaço de aprendizagem e de formação. O(A) professor(a) do curso de Ciências Biológicas responsável pela supervisão do(a) estagiário(a) acompanhará o trabalho realizado na escola a partir dos relatos do(a) acadêmico(a), nas reuniões previstas em calendário disponibilizado pela COES, e nos encontros realizados na escola com o(a) professor(a) responsável pela supervisão do acadêmico na Instituição. É importante destacar a importância dos acadêmicos participarem dos encontros coletivos, também previstos no calendário disponibilizado pela COES

 

O(A) estagiário(a) deverá registrar as atividades desenvolvidas, inclusive suas dificuldades e a forma como enfrentou essas situações, pois isto será importante para elaboração do seu relatório. No processo de elaboração do relatório, o(a) acadêmico(a) deve buscar orientação com o(a) professor(a) do curso de Ciências Biológicas responsável pela supervisão do seu estágio. Cabe destacar a importância da orientação para que o(a) acadêmico articule os estudos teóricos, realizados em várias disciplinas do curso, com a experiência vivenciada no campo de estágio.

 

Para avaliação do(a) acadêmico(a) considerar-se-á o trabalho realizado na escola, sob supervisão do professor da Instituição, as sessões de orientação e discussões coletiva, previstas no calendário da COES e realizadas na UEMS, e o relatório de estágio.

 

Comissão de Estágio Supervisionado - COES

Curso de Ciências Biológicas – UEMS/Dourados

Para verificar as instituições onde a UEMS tem convênio para realização de estágio, verificar o site: https://portal.uems.br/estagios/estagios_curriculares