Ciências Biológicas

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A Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, criada em 1993, nasceu comprometida com a interiorização da Educação Superior, tendo como uma das suas metas a formação de profissionais qualificados para atuarem na Educação Básica. Nesta perspectiva, vários cursos de Licenciatura foram criados, inclusive o curso de Ciências, com Habilitação em Biologia.

No período de 1994 a 1999, foram realizados 5 vestibulares, sendo oferecidas um total de 740 vagas. Inicialmente o curso foi implantado nas unidades de Coxim, Jardim e Mundo Novo. Em 1998, como parte da política de rotatividade dos cursos, o vestibular não foi oferecido em Jardim, passando a ser oferecido em duas outras unidades, Ivinhema e Naviraí.

No caso de Ivinhema, a justificativa para a implantação do curso passou também pelo fato do município estar inserido em uma região que é excelente laboratório natural para o desenvolvimento de projetos de pesquisas, nos domínios da Floresta Atlântica em seu limite com o Cerrado. Viu-se a necessidade de ofertar um curso de formação de profissionais voltados para a conservação dos recursos naturais e enfrentamento dos problemas de degradação ambiental. Assim, o curso de Ciências - Habilitação em Biologia, oferecido pela UEMS na Unidade Universitária de Ivinhema de 1998 a 1999, figurou como um dos mais procurados na Instituição.

O currículo de Ciências Habilitação em Biologia, com carga horária densa nas disciplinas de Matemática, Física e Química, não enfatizava a parte específica do curso. A relevância de tais disciplinas é indiscutível, entretanto, era preciso definir a grade curricular em função dos objetivos do curso e do perfil do profissional que se pretendia formar. Diante disso, houve uma convergência de pensamento na comunidade acadêmica, discente e docente, de que o curso deveria estar voltado para formação de profissionais para atuarem de forma competente como professores, técnicos e pesquisadores. Para tanto, era vital uma adequação em sua estrutura curricular.

Assim sendo, decidiu-se pela adaptação da estrutura curricular do Curso de Ciências - Habilitação em Biologia, com a sua transformação no Curso de Ciências Biológicas, o que se justificou considerando-se os seguintes aspectos:

1) Os cursos de Ciências (Licenciatura curta) com as habilitações em Biologia, Química, Física, e Matemática (Licenciatura plena), representavam um modelo superado, que embora tenham sido bastante implantado nas universidades brasileiras nas décadas de 70/80, na época já não eram mais praticados nas grande IES (Instituições de Ensino Superior) do país. Se este modelo foi pensado para resolver a falta de profissionais qualificados nas área listadas acima, a experiência revelou que a sua estrutura não atendia suficientemente as expectativas criadas, pois a pulverização das diferentes áreas em limites estreitos de tempo não permitia uma formação sólida em nenhuma das áreas;

2) A convergência de pensamento da comunidade acadêmica da época, especialmente os professores, quanto à necessidade urgente de reestruturação da Proposta Pedagógica do curso. Embora a preocupação com a insuficiência da estrutura, sentida mais facilmente na grade de  disciplinas, nas suas ementas e respectivas cargas horárias, tenha sido levantada desde a fase inicial do curso, notou-se que ela já estava suficientemente amadurecida para ser colocada em questão. Quando se pensa nos objetivos do curso, no perfil do profissional que este pretende formar, fica evidente que a estrutura do curso de Ciências - Habilitação em Biologia não conseguia responder satisfatoriamente. Portanto, seguindo as diretrizes para a Formatação dos Cursos de graduação da época, emanadas do Conselho Nacional de Educação, foi construída uma proposta dinâmica, comprometida com a formação dos futuros biólogos;

3) A necessidade de uma estrutura dinâmica,  centrada nas grandes áreas da Biologia, mas que apresente espaço para o aprofundamento, para o estudo especializado, direcionando os acadêmicos em função de suas preferências e das exigências colocadas pela sociedade.

A existência atual do curso justifica-se pela carência de professores com formação qualificada disponíveis para atender a rede pública de ensino básico. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unidade de Ivinhema visa à formação de professores competentes e críticos, dotados de sólida formação teórica e prática (específica e pedagógica), politizados e compromissados com a melhoria da Educação e do ensino de Ciências e Biologia no nível fundamental e médio e com o desenvolvimento social do Estado e do país.

Destaca-se a relevância da contribuição do curso no município e região, e porque não dizer no país, uma vez que tivemos e temos alunos oriundos de vários Estados do Brasil, bem como temos formado profissionais que também levam o nome da nossa instituição a outros Estados. Muitos destes são profissionais da educação, não só nos ensinos fundamental e médio como no ensino superior. Mas não atuam apenas como educadores, pois as suas atribuições como biólogos vão além, em diversas áreas relacionadas ao meio ambiente.

Destaca-se também a implantação nos anos de 2010 e 2011, respectivamente, do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), constituindo importante avanço para propiciar aos alunos bolsistas e voluntários vivência acadêmica e profissional diferenciadas. Ressalta-se que o curso é um dos dois únicos que possuem o PET na UEMS.

Constitui também grande contribuição ao município a participação dos docentes da UEMS como membros nos Conselhos e Comitês municipais: de Saúde, Meio Ambiente e Turismo, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Rede Feminina de Combate ao Câncer, entre outros.