Ciências Contábeis

Informações:


O curso de ciências contábeis da UEMS tornou-se uma realidade no ano de 2005. O primeiro projeto pedagógico foi aprovado pela Deliberação CE/CEPE N° 103, de 04 de julho de 2005, homologado pela Resolução CEPE-UEMS Nº 527, de 15 de julho de 2005, e adequado pela Deliberação CE/CEPE Nº 232, de 25 de abril de 2013. O curso foi concebido para ser ofertado no período matutino e com vistas a criar perspectivas de desenvolvimento regional, enfatizando as potencialidades econômicas da área geográfica sob a qual tem influência. 


A implantação do curso no período matutino baseou-se no fato de que corroboraria a otimização dos recursos físicos da unidade (salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, instalações adaptadas para portadores de deficiência física, etc.), bem como a maximização operacional da estrutura física, pois estes recursos encontravam-se ociosos no período diurno, visto que os outros dois curso já instalados (ciências econômicas e administração) só funcionavam no período noturno.


A primeira turma do curso de ciências contábeis da UEMS ingressou no ano de 2006, e a formatura se deu no início do ano de 2010, com alunos que concluíram o curso no período mínimo para integralização previsto no projeto pedagógico, isto é, no ano de 2009. No decorrer desses anos a demanda de alunos ingressantes reduziu-se sensivelmente e, em contrapartida, houve uma procura intensa pela oferta do curso no período noturno. Após discussões e deliberações nas instâncias pertinentes ao assunto, foi aprovada a transferência do curso do período matutino para o período noturno. 


No ano de 2010 o curso foi oferecido pela primeira vez no período noturno. A transferência gradativa do curso do período matutino para o noturno deu-se ofertando uma turma no período noturno sem ofertá-la no período matutino, até que todas as turmas fossem ofertas no período noturno, o que aconteceu a partir de 2013. 


No ano de 2017, a oferta passou para vespertino, iniciando no ano de 2018. O planejamento era o de transferência gradativa. No entanto, no fim do ano de 2019 a oferta retornou para o período noturno e por solicitação dos alunos, todas as turmas que ingressaram no vespertino foram remanejadas para o turno da noite.


Assim, a Comissão sentiu necessidade de aprimorar o Projeto Pedagógico oferecido para o noturno e propôs reformular o Projeto Pedagógico de forma que atendesse também às novas legislações internas e externas. Considerando, ainda, a necessidade de efetuar ajustes na matriz curricular, ementas, cargas horárias de disciplinas e dos seus respectivos objetivos, para adequá-los à realidade local e regional, foi realizada análise detida dos conteúdos programáticos. Ao reformular o projeto pedagógico seguiu-se a adequação às demandas sociais, econômicas, ambientais e culturais locais, regionais e nacionais, com um olhar detido para os avanços científicos e tecnológicos impostos pela atualidade, utilizando-se da autonomia na definição do currículo pleno do Curso para elaborar as propostas curriculares.