Ciências Econômicas

Informações:


O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) entrou em vigor a partir do ano de 2003, sendo criado oficialmente em 27 Página | 3 de maio de 2002, através da Resolução CEPE-UEMS N° 287. Em 2008 entrou em vigor uma proposta pedagógica atualizada por meio da reformulação oficializada pela Deliberação CE/CEPE-UEMS Nº 144 de 19/11/2007.

O curso se destina a formar profissionais habilitados a exercer a profissão tanto no setor público como no setor privado, com uma sólida formação teórica e instrumental voltada para a realidade brasileira e regional. O bacharel em Ciências Econômicas (economista) é um profissional capacitado a compreender e atuar sobre os fenômenos nacionais e internacionais, identificando oportunidades e riscos, atuando na orientação e planejamento das ações de atores públicos e privados. A formação generalista lhe permite acompanhar e vislumbrar tendências e transformações nas relações nacionais e internacionais, extraindo suas possíveis implicações para os interesses de governos, empresas e entidades diversas da sociedade civil.

Além disso, tem por finalidade formar profissionais que possam incorporar novas tecnologias, bem como, todo o arcabouço instrumental e crítico da profissão. Nesse sentido, busca-se formar agentes irradiadores de conhecimento capazes de auxiliar no desenvolvimento, não só do município de Ponta Porã como também no desenvolvimento regional do Estado do Mato Grosso do Sul e do Brasil, promovendo o conhecimento científico além de reduzir as disparidades sociais.

Considerando que o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), período 2021-2025, definiu diretrizes para o ensino, firmou-se como estratégia a construção coletiva do presente Projeto Pedagógico, em consonância com as novas diretrizes do ensino e a nova realidade institucional voltadas para formação integral do corpo discente, para as mudanças científicas, tecnológicas e culturais em que estão inseridos e com as condições específicas de oferta de cada curso. E, considerando, ainda, a necessidade de efetuar ajustes na matriz curricular, ementas, cargas horárias de disciplinas e dos seus respectivos objetivos, para adequá-los à realidade local e regional, foi realizada análise detida dos conteúdos programáticos visando evitar superposições ou duplicidade de temas, em disciplinas distintas.

Ao reformular o projeto pedagógico seguiu-se a adequação às demandas sociais, econômicas, ambientais e culturais locais, regionais e nacionais, com um olhar detido para os avanços científicos e tecnológicos impostos pela atualidade, utilizando-se da autonomia na definição do currículo pleno do Curso para elaborar as propostas curriculares. E, intentando atender à evolução do Ensino Superior, que a cada dia se coaduna com novas tecnologias, o Projeto Pedagógico em tela entende ser essencial a utilização da modalidade à distância de ensino, evidenciando em suas linhas a relevância da utilização do ambiente virtual de aprendizagem institucional (AVA/UEMS) para o desenvolvimento de práticas de ensino complementares e auxiliares.

Ante o exposto, justifica-se a necessidade de reformulação do Projeto Pedagógico para que possa adaptar-se às normas institucionais e legais vigentes, bem como para que por meio dos ajustes de ementas, cargas horárias e objetivos das disciplinas esteja em conformidade com os anseios sociais, culturais e tecnológicos da atualidade.