Enfermagem

Coordenadora: Simone Vidmantas
Coordenadora adjunta: Cibele de Moura Sales

Informações:


 

Este projeto pedagógico visa atender a demanda de abertura de novo curso de Enfermagem no município de Costa Rica/MS para oferta única. Os docentes do curso de Enfermagem de Dourados/MS também serão os docentes do curso de Enfermagem em Costa Rica/MS. Como ambos os cursos são em período integral e pela natureza da formação que é essencialmente permeada por atividades práticas nos diversos cenários de saúde, foi necessária a construção de uma organização curricular para a viabilização da oferta do curso. E assim, apesar da organização curricular do projeto pedagógico de Costa Rica ser diferente do curso de Enfermagem de Dourados/MS, os fundamentos propostos seguem o atual projeto pedagógico reformulado pela Deliberação CE-CEPE n. 259, de 29 de outubro de 2014 com implantação gradativa a partir de 2015.

 

O projeto pedagógico do curso de Enfermagem para o município de Costa Rica pressupõe um ensino híbrido (que mescla conteúdos sendo ministrados presencialmente com outros sendo ministrados de forma on line) e interdisciplinar (onde se integram conteúdos de diferentes disciplinas, com o objetivo de capacitar o aluno e aplicar os conhecimentos específicos de cada área na análise e verificação desse tema) a partir da organização de conteúdos das semanas educacionais que prevê a integração de conteúdos de várias áreas do conhecimento com atividade educativa e avaliativa integrada. Também parte de uma concepção de educação problematizadora, com integração teoria e prática a partir de ensino teórico-prático em pequenos grupos de 12 acadêmicos e unidades educacionais de atividades práticas em cenários que compõem  a rede de atenção à saúde.

 

O projeto pedagógico foi construído de forma seriada anual considerando 34 semanas de aulas para cada série e estão desenhadas de forma sequencial.  Cada semana é considerada uma Semana Educacional e tem descrito os conteúdos a serem desenvolvidos na referida semana da primeira até a quarta série do curso. Apenas o quinto ano tem outro formato, já que é a série destinada à realização de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Ao final de cada semana terá uma atividade avaliativa que ajudará a compor a nota do acadêmico dentro do Módulo. O curso de Enfermagem de Costa Rica/MS será Modular Anual. E nomeamos os módulos de Unidades Educacionais. Assim, cada Unidade Educacional é composta por um grupo de Semanas Educacionais e que compõem o Módulo que será lançado no Sistema Acadêmico Universitário (SAU).

 

Cada semana educacional terá um desenho singular, a partir das necessidades de ensino-aprendizagem requeridas pela intencionalidade pedagógica daquela semana educacional e de seus conteúdos. O desenho de semanas educacionais foi o que permitiu viabilizar a coexistência de dois cursos de enfermagem na UEMS em municípios distantes um do outro por cada semana se encerrar em si mesma, possibilitando alternância e fluxo de docentes, sem fragmentar o processo pedagógico. As Semanas Educacionais do curso de Enfermagem de Costa Rica/MS são definidas da seguinte forma:

 

Semana Educacional Temática: Neste desenho os conteúdos serão trabalhados com os 48 acadêmicos de forma conjunta. Assim, o professor estará conduzindo a atividade educacional ao mesmo tempo para 48 acadêmicos. Neste desenho de semana educacional, a depender dos conteúdos, a aula pode ser online síncrona, presencial ou mesmo com parte síncrona e assíncrona, mas que já estão definidos conforme consta na na matriz da organização curricular. Só será possível ser presencial uma Semana Educacional Temática se houver necessidade de apenas um docente para toda a semana. Havendo necessidade de vários docentes, ela precisará ocorrer em EaD. Esse critério está relacionado com o custo e operacionalização do deslocamento do docente para o município de Costa Rica. Ao final da semana é preciso ter uma atividade avaliativa e o registro dela no curso de enfermagem no Moodle referente àquela semana educacional. Carga horária para o acadêmico de 40 horas semanais.

 

Semana Educacional de Acolhimento: Esta é uma semana dedicada ao desenvolvimento pessoal dos acadêmicos. O formato e as atividades a serem desenvolvidas nestas semanas serão definidos pela coordenação pedagógica a partir das necessidades de saúde física, mental e social identificadas durante o processo de desenvolvimento do curso. Assim, a cada início de semestre, em cada série, a primeira semana estará reservada para acolhimento. Ela se encontra na organização curricular pela compreensão que ao vivenciarem o acolhimento também estarão aprendendo a cuidar do outro e os aprendizados aplicados ao atendimento de suas necessidades de saúde também poderão compor o rol de ferramentas para o exercício do cuidado. Afinal, a enfermagem é a arte e a ciência do cuidado. Carga horária de 40 horas semanais para o acadêmico.

 

Semana Educacional Integrada: Neste desenho os conteúdos da semana serão trabalhados em pequenos grupos de 12 (doze) acadêmicos. Por isso a oferta de 48 vagas, por permitir a formação de 4 (quatro) grupos de acadêmicos. Neste desenho as aulas serão sempre presenciais e ministradas por 4 (quatro) docentes simultaneamente. Cada docente estará com um grupo de 12 acadêmicos de segunda a quinta-feira. Então ao final de quinta-feira, todos os 4 grupos terão tido aula com todos os 4 docentes, sendo dedicadas 8 horas de aula para cada docente com cada grupo. E no último dia de aula da semana, na sexta-feira, os docentes irão trabalhar de forma colaborativa entre eles e desenvolver atividades conjuntas com todos os 48 acadêmicos objetivando a integração entre os conteúdos daquela semana com foco no exercício profissional da enfermagem e o desenvolvimento de uma atividade avaliativa conjunta com o registro de nota da semana educacional que reflita o aprendizado das diferentes áreas de conhecimento desenvolvido naquela semana. Há a intencionalidade de que as atividades educacionais destas semanas sejam associadas à atividade prática seja nos laboratórios, em sala de aula ou mesmo utilizando de estratégias educacionais ativas como simulação, entre outras.  O desenho da semana foi pensado para que a partir do ensino em pequenos grupos, as atividades de integração de teoria e prática sejam uma constante. Na semana educacional integrada haverá o deslocamento de 4 docentes para Costa Rica e irão ficar no município de segunda a sexta-feira totalizando o cumprimento de 40 horas semanais de carga horária cada um (docente). Carga horária de 40 horas semanais para o acadêmico.

 

Semana Educacional de Extensão Curricular Universitária: A implementação dos projetos de extensão dos acadêmicos ocorrerá sob o acompanhamento dos profissionais de saúde do município que serão os preceptores do curso para acompanhamento de atividades práticas nos cenários da rede de atenção à saúde. As primeiras semanas dedicadas à Extensão Curricular Universitária serão para avaliação da demanda da comunidade (diagnóstico situacional, contato e interação dialógica), para elaboração de projetos educativos e a execução do projeto de extensão elaborado pelos acadêmicos e que será desenvolvido junto à comunidade. As atividades de extensão terão caráter formativo ao exercício acadêmico e profissional visando a práxis, ou seja, ação reflexiva sobre a demanda da comunidade e transformadora dos sujeitos envolvidos (acadêmicos e participantes). Os acadêmicos irão elaborar projetos educativos sob a orientação docente para a realização das ações de extensão junto à comunidade. A experiência, enquanto docentes de enfermagem, têm mostrado a importância e relevância de vivências nos cenários no campo da saúde para que este contato com os serviços possibilite subsunçores para o ensino em sala de aula. Objetiva também possibilitar uma transição do ensino médio para o ensino superior e um maior contato com conteúdos e vivências específicos da profissão para facilitar a identificação com o curso e assim minimizar fatores que contribuem para a evasão no ensino superior. Assim, nestas semanas os acadêmicos estarão em imersão na realidade dos serviços com preceptores que atuam nos campos e também estarão atuando nesta realidade contribuindo a partir de implementação de propostas educativas. Considerando o disposto na Resolução CNE/CP nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para Extensão na Educação Superior Brasileira é estabelecido que 10% da carga horária do curso seja realizada pelo aluno como atividade de extensão. Para que esta carga horária seja cumprida, a organização curricular contém semanas educacionais dentro de Unidades Educacionais a partir da primeira série da graduação dedicadas a Extensão Curricular Universitária. A carga horária será de 40 horas para o acadêmico.

 

Semana Educacional de Práticas de Enfermagem: Nestas semanas os acadêmicos estarão em aulas práticas nos cenários da rede de atenção à saúde em grupos de 4 (quatro) acadêmicos desenvolvendo práticas relacionadas a conteúdos já trabalhados em semanas educacionais anteriores. As aulas práticas serão acompanhadas por preceptores vinculados aos campos de prática. A intencionalidade é que sejam profissionais que conheçam a realidade daquele cenário e tenham experiência prática naquele campo.  Como são 48 acadêmicos, 6 (seis) grupos farão as práticas no período matutino e 6 (seis) grupos no período vespertino. Carga horária de 20 horas semanais para os acadêmicos.

 

Semana Educacional Eixo Integrador: Estas semanas têm por objetivo a integração teórico-prática utilizando-se exclusivamente de estratégias educacionais ativas. Quatro docentes de forma integrada irão construir e desenhar previamente as atividades educacionais junto à coordenação pedagógica para serem desenvolvidas por eles mesmos com os acadêmicos presencialmente. O objetivo é a aplicação na prática do enfermeiro dos conteúdos previamente abordados nas diversas semanas educacionais e unidades educacionais. A proposta é de articulação, ampliação e aprofundamento em espiral dos aprendizados com foco na atuação do enfermeiro de forma mais ampla, integradora, crítico-reflexiva e concreta.

 

Semana Educacional de Recuperação: Este projeto pedagógico está sendo proposto para oferta única. Em eventual reprovação, será um desafio a oferta dos conteúdos após a finalização do curso. Além destas questões específicas deste curso, é relevante que a avaliação deva estar mais a serviço do acadêmico do que do sistema educacional com foco na reorientação da prática educativa visando uma formação integral do indivíduo. Em processo educativo integrado e de crescente de aumento de complexidade como desta proposta, é importante ter consistência nesse processo de ensino-aprendizagem com as lacunas de aprendizagem sendo identificadas durante o processo e planejadas ações para que sejam sanadas objetivando possibilitar ao acadêmico as condições necessárias para o progresso em seu processo de aprendizagem (CASEIRO, GEBRAN, 2008).   Assim, ao final de cada semestre será oferecida uma semana de recuperação para todos os acadêmicos dos conteúdos que ficaram em déficit. A definição dos conteúdos deficitários a serem trabalhados nesta semana, bem como seu desenho, será construída pela coordenação pedagógica a partir da análise da avaliação realizada por discentes, docentes, preceptores, coordenação pedagógica e de curso.  Funcionará em substituição à optativa, ocorrendo anteriormente ao encerramento do diário. Como o curso é modular anual, o encerramento do diário somente ocorrerá ao final do ano letivo. Assim, durante esse período letivo o acadêmico terá tido duas semanas de recuperação baseado num processo de avaliação processual e formativa a partir de uma avaliação diagnóstica construída coletivamente. As notas optativas referente às unidades educacionais daquele semestre serão lançadas no SAU pelos coordenadores dos módulos (Unidade Educacional). Para os acadêmicos que não alcançarem a média com a optativa, serão regidos pelo Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS em vigência.

 

As Unidades e Semanas Educacionais utilizarão o Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, no qual a coordenação pedagógica hospedará páginas específicas em blocos semanais e por série para que docentes possam disponibilizar material didático para os acadêmicos, bem como para envio de atividades pelos acadêmicos mesmo de atividades decorrentes de aulas presenciais. A proposta visa o registro de todas as atividades realizadas pelos acadêmicos no moodle. O registro de notas das semanas educacionais será no moodle inicialmente para posterior lançamento de notas no Sistema Acadêmico Universitário (SAU) da UEMS pelo coordenador do módulo, ou seja, de toda a Unidade Educacional contemplando as avaliações de todas as semanas educacionais daquele módulo/Unidade Educacional. Em decorrência da alta rotatividade docente nas diversas semanas e unidades educacionais, esse registro no  Moodle funcionará como um espelhamento do processo vivenciado pelos acadêmicos que permitirá um melhor acompanhamento pelos discentes, docentes, coordenação pedagógica e de curso que para que o processo não fique fragmentado e possível de ser acompanhado para realização dos ajustes necessários durante o processo pedagógico.

 

Os docentes serão lotados nas Unidades Educacionais (que são os Módulos) em grupos de docentes em um número adequado para atender a dinâmica das semanas educacionais e também que permita o rodízio entre os docentes para deslocamento até Costa Rica com intervalo mínimo de três semanas entre um deslocamento e outro para os docentes do curso de Enfermagem de Dourados/MS. Cada módulo, aqui denominado Unidade Educacional, terá um coordenador. O curso de Enfermagem de Costa Rica/MS contará com uma coordenação pedagógica e uma coordenação de curso que deverão trabalhar de maneira integrada para o alcance dos objetivos do curso. As atribuições da coordenação de curso seguirão as normas vigentes.

 

Por ser um projeto pedagógico com muitas especificidades, serão realizadas oficinas com os docentes do curso de Enfermagem de Dourados/MS objetivando o alcance da compreensão da proposta pedagógica e o comprometimento com a mesma.  Essas oficinas serão preparadas e organizadas pela coordenação pedagógica e coordenação de curso aos docentes e serão realizadas mensalmente.