Letras, Habilitação Português Espanhol e suas Literaturas

Informações:


HISTÓRICO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS-ESPANHOL E SUAS LICENCIATURAS

 

Origens

De início, convém destacar que os cursos de Letras da UEMS tiveram início com a criação da Universidade, em 1994. Assim, foram abertos cursos de Letras nas Unidades Universitárias de Dourados, Jardim, Nova Andradina e Cassilândia. Com a expansão da oferta de licenciaturas pela UEMS, o desenvolvimento da Graduação acompanhou o desenvolvimento da área de Letras como um todo. 

No caso específico do curso de Letras da Unidade Universitária de Nova Andradina, foi fundamental a verticalização proposta pelos docentes, quando em 2006 tivemos o início da primeira oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Ciências da Linguagem em Nova Andradina. O Curso veio a reforçar a qualidade dos trabalhos e das orientações, bem como as linhas de pesquisa desenvolvidas através das pesquisas docentes, sendo elemento integrador de saberes e práticas entre a Graduação, colocando-se como ponte para a criação da proposta de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Letras. A segunda oferta do Curso da Especialização, neste sentido, foi pensada por uma nova comissão de elaboração do Projeto Pedagógico, institucionalizada pela Portaria UEMS nº 058, de 14 de setembro de 2009, possibilitando assim o fortalecimento da área e da própria Graduação. Com o desenvolvimento das pesquisas do corpo docente de Letras da UEMS, também foi possível pensar num Mestrado acadêmico na área. Assim, o grupo de Letras do Curso de Nova Andradina em comissão oficial, publicada e institucionalizada pela Portaria UEMS nº 007, de 10 de março de 2008, elaborou um projeto de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Letras.

Em sintonia com os projetos institucionais, notadamente a partir do que foi definido no PDI 2009 – 2013, apresentou-se a proposta de o curso de Letras de Nova Andradina ser transferido para a capital, Campo Grande. Assim, dada a necessidade verticalização dos cursos, notadamente a pós-graduação stricto sensu, conforme previsto no PDI, em 2010 os cursos de Letras ofertados na Unidade  Universitária  de Nova Andradina (UUNA) foram transferidos para Unidade Universitária de Campo Grande (UUCG).

Em 2010, a Unidade Universitária de Campo Grande (UUCG) passou a ofertar o curso de Letras Português-Espanhol e suas Literaturas simultaneamente aos cursos, Letras Português/Inglês e suas Literaturas e Letras Bacharelado, uma vez que à época a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) visava definir as Unidades Universitárias por área de conhecimento, numa estratégia de criação e fortalecimento de polos de conhecimento.

Neste contexto, foi possível  a horizontalidade e a verticalidade da área de Letras na UUCG, com a oferta de projetos de ensino pesquisa e extensão ao longos dos anos. Alguns destes projetos,  como o Núcleo de Ensino de Línguas (NEL)  inicialmente um projeto de extensão (2012-2018), se integrou a partir de 2018  à Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). Em relação a verticalização foram e são ofertadas  Pós- graduação Lato Sensu e dois Programas de Pós-graduação  Stricto Sensu.

Assim, em 2010 criou-se o Programa de Pós -graduação em Letras - PPGLETRAS,  com abertura do Mestrado Acadêmico em Letras, com duas áreas de concentração: estudos literários e estudos linguísticos. 

Em 2013, abriu-se também o Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS  - o qual se constitui de um programa em rede nacional, ofertado na UUCG, voltado para os(as)  profissionais  que atuam na Educação Básica, com uma área de concentração: linguagens e letramentos.

O Projeto Pedagógico passou por reformulação e a nomenclatura atual, Letras, Licenciatura, Habilitação Português-Espanhol e suas Literaturas, explicita antecipadamente aos(as)  ingressantes que o curso visa formar profissionais da linguagem  para o exercício  da docência; podendo atuar em outras áreas  em consonância com sua qualificação, bem como ter ótimas perspectivas de continuar os estudos no âmbito da pós-graduação.

 

Contexto atual

O Curso de Letras (Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas) está inserido em Campo Grande, em um cenário em que a formação de professores e o estudo de diversas manifestações e suportes de linguagens, se tornam cada vez mais necessários. A articulação entre licenciatura e bacharelado - presentes na Unidade Universitária de Campo Grande -, visando a formação de um professor/pesquisador dinâmico, projeta um profissional preparado para a constante atualização, em um contexto em que o estudo da Língua Espanhola ganha importância estratégica, considerando as novas configurações produtivas mundiais como o Mercosul bem como as novas rotas para o pacífico (como o Corredor Bioceânico), que ampliam as potencialidades das trocas materiais e culturais de Mato Grosso do Sul, estado duplamente situado em fronteira estratégica para o desenvolvimento do país. Sendo Mato Grosso do Sul um estado que faz fronteira com Paraguai e Bolívia, há uma troca linguística e cultural muito forte com estes países hispanófonos, sendo necessária a formação de profissionais que possam atuar no segmento educacional, que deve levar em conta esta particularidade regional.

 

Corpo docente qualificado

Ao ingressar no curso de Letras (Português/Espanhol), o acadêmico terá aulas com professores doutores e mestres nas áreas de Literatura, Linguística, Língua e Literaturas de Língua Espanhola bem como disciplinas na área pedagógica, os quais desenvolvem projetos, na Universidade, podendo orientar os alunos em Iniciação Científica, TCC's, Projetos de Ensino e Extensão, Publicações, Apresentações em eventos, etc. 

(Ver professores)

 

Formação humanista, crítica e atualizada

A Licenciatura, com 3.868 horas (PP 2022), é oferecida de forma presencial, seriada e modular, e visa formar professores com domínio atualizado do conhecimento científico, na área de estudos de linguagens e sua operacionalização didático-pedagógica. Possui atualizações na dinâmica do conhecimento pedagógico da área de Letras, abarcando estudos da língua e cultura dos povos brasileiros (afro-descendentes e indígenas), estudo de Tópicos da Educação Especial, LIBRAS e Linguagem e tecnologias digitais.
De viés humanista, o Curso de Letras Português/Espanhol e suas Literaturas alia técnica, conhecimento e cultura em seu currículo, com o objetivo de formar profissionais habilitados, de forma restrita e legal, tanto em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa quanto em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola. Salientamos a importância do papel do curso em formar profissionais críticos e prontos para a busca contínua por novos conhecimentos e acompanhar as transformações linguístico-sócio-culturais e literárias da contemporaneidade, a fim de que possam desenvolver o seu fazer profissional, quer seja na escola, na imprensa, na pesquisa científica ou na sociedade em geral. Tais profissionais terão o papel de contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática, com o propósito de superar as desigualdades sociais e transformar as condições de existência, hoje, vigentes.

 

Áreas de atuação profissional

O curso visa formar profissionais na área das linguagens, considerando os seus mais variados aspectos de atuação, em especial a atuação docente. Exigirá do profissional em Letras competências que o capacitem para o trabalho sistemático, reflexivo e crítico da linguagem, em sua dimensão pedagógica e científica, possuindo habilidades didático-pedagógicas, linguísticas e literárias em questões relativas a diferentes contextos das manifestações de linguagem escrita e oral.

O Licenciado em Letras Português/Espanhol e suas Literaturas poderá, inicialmente, atuar nas escolas da Educação Básica e demais instituições públicas e privadas ligadas à educação, bem como poderá desenvolver trabalhos em setores públicos e/ou privados que solicitem conhecimentos e formação no estudo das diversas linguagens e suas dimensões pedagógicas.

Merece destaque ainda a valorização da carreira docente na rede básica pública de ensino em Mato Grosso do Sul. Em 2023, A remuneração inicial para docente graduado atuante na Rede Estadual de Ensino de MS é de R$ 10.383,00 com carga de 40h/aula. Nessa mesma faixa, o professor pode, na evolução da carreira, atingir vencimento de 23.343,00. Desde a implementação do Piso Salarial do Magistério, sancionado em 2008 pelo Executivo Federal, há uma valorização das carreiras de docente da Educação Básica no país. Com o anúncio de 15% de reajuste do Piso este ano, pelo Governo Federal, as tabelas salariais se mostram mais atrativas para quem busca cursar licenciaturas. Em Mato Grosso do Sul, a luta histórica dos sindicatos de professores têm mostrado bons resultados, apesar do arrocho salarial vivenciado por outras categorias.

A tabela de remuneração está disponível aqui

Rumo à Pós-graduação

O graduado e a graduada em Letras pode ainda seguir seus estudos ingressando na Pós-Graduação. A Unidade de Campo Grande oferec, nesse sentido, dois Programas de Pós-Graduação: o Mestrado Acadêmico em Letras (PPG-Letras) e o Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras), ambos em nível de Stricto Sensu.

O Mestrado Acadêmico em Letras (Ver página aqui) destina-se a acolher projetos de pesquisa nas áreas de Linguística e Literatura, oportunizando ao acadêmico o desenvolvimento do conhecimento científico e cultural em Letras, ampliando, com isso, suas oportunidades profissionais.

O PROFLetras (Ver página aqui), por sua vez, é um mestrado profissional destinado aos licenciados que já atuam como professores nas escolas, oportunizando, dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas que vinculam a área de Letras e suas relações com o ensino, já existentes em um ambiente escolar.

Há, ainda, por fim, a possibilidade de o/a acadêmico/a, após a graduação, realizar Pós-graduação na UEMS, em nível de Lato Sensu, com especializações que ampliarão seu currículo, tais como: Cultura e Diversidade, Língua e Cultura Terena, Multiletramentos e Processos autorais na Educação Básica, dentre outras.