Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Espanhol

Informações:


Tendo em vista o interesse do Estado de Mato Grosso do Sul em atender à demanda regional no âmbito educacional, foi criada a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pela Constituição Estadual de 1979, ratificada pela constituição de 1989, com sede e foro na cidade de Dourados.

 

Devido à necessidade de formação de professores para Comunicação e Expressão (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e suas respectivas literaturas), no ano de 1998, a Unidade de Dourados passa a contar com o curso de Letras Português/Espanhol. Em 10 de dezembro do mesmo ano, foi aprovado o Projeto Pedagógico dos cursos de Letras – Licenciatura Plena – Habilitações Português/Espanhol e Português/Inglês que obtiveram seu reconhecimento em 18 de junho de 1999. O que motivou a implantação dos referidos cursos foi a falta de professores de Língua Estrangeira para atuarem nas Redes estadual e municipal de ensino. A partir dessa data, o Projeto Pedagógico era único para ambas as habilitações e para as diferentes ofertas na Sede da UEMS em Dourados e nas Unidades Universitárias de Cassilândia, Jardim e Nova  Andradina.

 

Com a proposta de reestruturação do Projeto aprovada em 2003 e concluída em novembro de 2004, sentiu-se a necessidade da separação do referido Projeto Pedagógico para melhor atender às especificidades características de cada curso (Espanhol e Inglês), ressaltando que o projeto pedagógico do curso (PPC) é imprescindível para a consolidação de suas diretrizes básicas, pois serve de instrumento norteador para o seu funcionamento.

 

Posteriormente, o PPC foi reformulado em 2019, cuja homologação com alterações ocorreu por meio da Resolução CEPE nº 2.098, de 24 de outubro de 2019. Ainda, algumas adequações ocorreram em 12 de julho de 2021 por meio da CI/SAN/PROE Nº 08. Em 2022 houve a necessidade da creditação da extensão e da regulamentação do atendimento às pessoas com deficiência e altas habilidades, homologado pela Resolução CEPE-UEMS Nº 2.573, de 16 de dezembro de 2022.

 

Na perspectiva de contribuir para o avanço social, para a socialização e democratização dos saberes específicos que envolvem conhecimentos e habilidades de expressões faladas e escritas das línguas materna e estrangeira, usadas na região e no mundo, concebeu-se esse curso com uma matriz curricular que concentra conhecimentos específicos da área de Letras e de áreas afins.

 

Partindo desse ponto de vista, a UEMS aprovou no ano de 2003, o curso de Especialização em Letras, com quatro linhas de pesquisa, a saber: Estudos Clássicos e Diacrônicos, Estudos Literários, Linguística e Ensino, Variação Linguística e Confrontos para qualificar, em nível de pós-graduação, egressos e profissionais da região, já inseridos no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos ensinos Fundamental, Médio e Superior oferecidos em Dourados e região.

 

Pensando na articulação entre formação inicial e formação continuada ofertou-se o curso de pós-graduação Lato Sensu em Letras, no período de 2015 a 2017, via Portaria UEMS 04/2015 de 06 de março de 2015, com linhas de pesquisa que fazem parte dos grupos de pesquisa da UEMS, cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) que contempla as diferentes áreas do saber e que qualifica egressos da instituição e profissionais atuantes na Educação Básica e Superior.

 

A pós-graduação Lato Sensu, ao fortalecer e consolidar as referidas linhas de pesquisa e os grupos cadastrados no CNPq, propiciou a criação de um programa de pós-graduação Stricto Sensu, em nível de Mestrado na área de Letras em Campo Grande, contemplando os Estudos Linguísticos e Literários, com o qual alguns docentes do curso contribuem e um programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em Dourados, que tem como público-alvo professores de Língua Portuguesa do quadro efetivo das Redes Públicas de Ensino, atuantes no Ensino Fundamental.