Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês

Informações:


HISTÓRICO DO CURSO

 

Tendo em vista o interesse do Estado de Mato Grosso do Sul em atender à demanda regional no âmbito educacional, cria-se a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pela Constituição Estadual de 1979, ratificada pela constituição de 1989, com sede e foro na cidade de Dourados.

Em atendimento à necessidade de formação de professores para Comunicação e Expressão (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e suas respectivas literaturas), no ano de 1998, a Unidade de Dourados passa a contar com o curso de Letras Português/Espanhol. Em 10 de dezembro do mesmo ano, foi aprovado o Projeto Pedagógico dos cursos de Letras – Licenciatura Plena – Habilitações Português/Espanhol e Português/Inglês que obtiveram seu reconhecimento em 18 de junho de 1999. O que motivou a implantação dos referidos cursos foi a falta de professores de língua estrangeira para atuarem nas Redes estadual e municipal de ensino. A partir dessa data, o Projeto Pedagógico era único para ambas as habilitações e para as diferentes ofertas na Sede da UEMS em Dourados e nas Unidades Universitárias, Cassilândia, Jardim e Nova Andradina.

Com a proposta de reestruturação do Projeto aprovada em 2003 e concluída em novembro de 2004, sentiu-se a necessidade da separação do referido Projeto Pedagógico para melhor atender às especificidades características de cada curso (Espanhol/Inglês). Ressaltando que o projeto pedagógico do curso é imprescindível para a consolidação de suas diretrizes básicas, servindo de instrumento norteador para o seu funcionamento.

Na perspectiva de contribuir para o avanço social, para a socialização e democratização dos saberes específicos que envolvem conhecimentos e habilidades de expressões faladas e escritas das línguas materna e estrangeira, usadas na região e no mundo, concebeu-se esse curso com uma matriz curricular que concentra conhecimentos específicos da área de Letras e de áreas afins.

O Mato Grosso do Sul caracteriza-se pela diversidade cultural, étnico-racial e linguística, pois temos diferentes grupos étnicos, como os Kaiowa, Guarani, Terena, Kadiuwéu, Kinikinau, Guató, Atikum e Ofaié. E, na cidade de Dourados, onde está implantado o curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Português/Inglês, convivem atores sociais que se agrupam em torno de diferentes maneiras de ser, de pensar e de representar a realidade. Além desses grupos étnicos, convivem quilombolas, paraguaios e pessoas de várias outras culturas do Brasil e do mundo, o que faz da região de Dourados um lugar multicultural e multilíngue, um ambiente propício para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área dos estudos linguísticos, pedagógicos e literários que levem em conta essa diversidade.

Como o ato de educar deve ser consciente e planejado, este projeto tem o compromisso de nortear linhas de pesquisa que direcionem o trabalho docente, priorizando a capacitação discente para o ensino, a pesquisa e a extensão, no sentido de oferecer formação continuada a profissionais comprometidos e habilitados para lidar com as diversidades sociolinguísticas e culturais existentes na região.

Partindo desse ponto de vista, a UEMS aprovou no ano de 2003, o curso de Especialização em Letras, com quatro linhas de pesquisa, a saber: Estudos Clássicos e Diacrônicos, Estudos Literários, Linguística e Ensino, Variação Linguística e Confrontos para qualificar, em nível de pós-graduação, egressos e profissionais da região, já inseridos no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos ensinos Fundamental, Médio e Superior oferecidos em Dourados e região.

A dinâmica deste contexto exige um constante processo de reflexão e ação, buscando dialogar com as mudanças que emergem das relações sociais. Nesse sentido, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) atende as diretrizes pontuadas na Resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015 em relação à carga horária do curso, bem como mudanças no âmbito das disciplinas que contemplem a referida legislação no que tange à utilização de novas tecnologias, novos letramentos, aos direitos humanos, às questões de diversidade étnico-racial, de gênero, sexualidade, de conflitos de gerações, de educação de surdos, gestão educacional, do meio ambiente, de educação especial e de direitos educacionais de adolescentes e jovens, levando em consideração o contexto multilinguístico e multicultural que caracteriza a região onde o curso está inserido.

            A comunicação, a informação, a interação e a formação do ser humano são os principais objetos de estudo do curso de Letras. Para tanto, focam-se a gramática, a história e a estrutura das línguas estudadas, bem como a expressão cultural e artística revelada nessas línguas. Dessa maneira, os alunos são preparados para refletir sobre mudanças linguísticas, aspectos socioculturais, manifestações ideológicas e expressões culturais literárias.