TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
O trabalho de conclusão de curso é um requisito básico e obrigatório para que o aluno concluinte obtenha o grau de licenciado, regulamentado pela Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 329, de 29 de junho de 2021. Entende-se o TCC como uma atividade de pesquisa que trata de um tema abordado pelo aluno, porém esse tema deve estar em consonância com as questões relacionadas ao uso da linguagem, no sentido de abordar as disciplinas básicas de formação, tomando por base os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dos docentes do curso.
Vale ressaltar que o trabalho de conclusão de curso deve estar de acordo com o Regulamento aprovado pelo Colegiado de Curso em articulação com a PROE e em consonância com o Regimento Interno da UEMS. O desenvolvimento e apresentação do TCC (100h) é um quesito extraclasse considerado para a integralização curricular.
É importante destacar que, a partir da 3ª série do Curso, o acadêmico poderá apresentar o TCC (monografia ou artigo científico). Por isso, participar dos projetos de ensino, pesquisa e extensão é de extrema importância para a construção de um profissional crítico, reflexivo e investigativo.
Quadro de Orientadores ano 2023
LINHAS DE PESQUISA DOS DOCENTES - LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
NOME | LINHAS QUE ORIENTA | VAGAS |
Adilson Crepalde | Imagens de Línguas: sujeito, deslocamento, conhecimento e tempo. | |
Adma Cristhina Salles de Oliveira | Educação, literatura infanto-juvenil afro-brasileira, cultura, identidades étnicas, ancestralidade, vozes, memória, história oral e cinema na escola, estudos culturais | |
Ana Claudia Duarte Mendes | Estudos Culturais e Decoloniais: Literaturas afro e indígena e a Lei 11645/08. | |
Carla Regina de Souza Figueiredo | Projetos: "Políticas Educacionais e Formação de Professores" "ATEMS - Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul"; "ALiB - Atlas Linguístico do Brasil - regional MS"; e a "BNCC como indutora de políticas educacionais" | |
Clemilton Pereira dos Santos | Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem de língua portuguesa: leitura, análise linguística e produção de textos, diversidades sociais, identidade cultural, práticas docentes e material didático em língua portuguesa. Circula pelas Correntes linguísticas: Linguística do texto/discurso, gêneros textuais, Semiótica greimasiana e Estudos culturais. Grupo de pesquisa: GESC- Grupo de estudos discursivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Projetos de pesquisa: “Ensino de Língua portuguesa: leitura e análise linguística na educação básica”; “(Multi) letramentos e os gêneros textuais e ou discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais” | |
Elza Sabino da Silva Bueno | Variação linguística e ensino de língua. Gramática, variação e ensino de língua. Projeto: (Multi) letramentos e os gêneros textuais e ou discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais. | |
Elis Regina Viegas | Pesquisas referentes as políticas educacionais, direito à educação, gestão e formação de professores. | |
Flávio Zancheta Faccioni | Linguística Aplicada; Análise do Discurso e Ensino de Línguas | |
Gabriele Cristine Rech | Educação de surdos, Libras e Onomástica (estudo dos nomes próprios) | |
Juliane Ferreira Vieira | Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP); Formação inicial e continuada de Professores de LP: Estágio supervisionado, Ensino-aprendizagem para crianças com necessidades educacionais especiais; Alfabetização e letramento em contextos escolares e não escolares; Discurso, texto, ensino e ideologia; Leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade no contexto da BNCC, Português como segunda Língua. | |
Lucília Teodora Villela de Leitgeb Lourenço | Língua Inglesa e em suas literaturas: Norte-americana, Britânica e Pós-Colonial; Tradução, Literatura e Cultura. | |
Magda Carvalho Fernandes | História da Educação, Cultura escolar, Avaliação. | |
Maria Bezerra Quast | Gestão Educacional. | |
Mônica Matos | Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Inglesa; A formação do Professor de língua Inglesa; O ensino e a Aprendizagem de Língua Inglesa. | |
Regiane Corrêa de Oliveira Ramos | Narrativas da pós-colonialidade e da (de)colonialidade de língua inglesa. Áreas de interesse são literaturas indianas de língua inglesa e literaturas em língua inglesa. | |
Thiago Moessa Alves | Educação e interculturalidade; - Literatura Infantil e Juvenil e formação de leitores; - Práticas de ensino de línguas e literatura; - Alfabetização e letramento. | |
Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire | Literatura comparada, literatura brasileira, estudos literários, literatura e leitura. Projeto de pesquisa: “Memória e representação feminina na literatura”.
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