Pedagogia

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PROJETOS EM ANDAMENTO (2024) POR COORDENADOR/A

 

DRA. ELIANE CERDAS

Projeto de Pesquisa: O potencial das atividades práticas investigativas para o ensino de ciências: análise a partir de diferentes perspectivas teóricas

As atividades práticas, tanto para pesquisadores da área de ensino de ciências quanto para professores da educação básica, representam uma estratégia importante para a aprendizagem de ciências na educação básica. Contudo, uma incursão na área de pesquisa em ensino de ciência revela que a questão não é simples, pois há uma distância entre a importância que se dá às atividades práticas e o seu efetivo uso no contexto da educação básica (BASSOLI, 2014). Nesta perspectiva, o presente  projeto tem como foco o uso de atividades práticas no ensino de ciências e pressupõe a realização de várias pesquisas com esse foco. Para tanto, serão selecionados alguns projetos de pesquisa de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (PROFECM), e de iniciação científica (IC) do curso de Pedagogia (UEMS/Maracaju).  Para constituição dos objetos de pesquisa considerar-se-á os estudos que tratam dessa temática e os referenciais teóricos que fundamentarão o processo de investigação de cada proposta específica. Objetiva-se analisar, de forma comparativa, os relatórios produzidos nas diferentes investigações para verificar: i) como os referenciais teóricos determinaram a construção dos objetos de pesquisas; ii) qual  acepção sobre atividades práticas fundamentou cada um dos projetos; iii) que tipos de atividades práticas foram propostas em cada um dos projetos; iv) o grau interatividade  das atividades práticas– física, emocional, intelectual e social – considerado em cada um dos projetos; v) os resultados que representam consensos entre os vários projetos; vi) os resultados singulares, ou seja, que decorrem da perspectiva teórica assumida na investigação. Espera-se que os trabalhos realizados por cada um dos pesquisadores e, também, a análise comparativa dos relatórios, contribuam para reflexão sobre o tema. A expectativa é que os trabalhos possam impactar positivamente a educação básica, tanto pela formação dos pesquisadores, individualmente, quanto pela disseminação dos conhecimentos produzidos. Projeto Financiado pela FUNDECT.

 

DRA. ELIANE TEREZINHA TÚLIO FERRONATTO

Projeto de Pesquisa: Contribuições do Estágio Supervisionado para a construção da identidade profissional de futuros professores

Esta pesquisa tem como finalidade identificar e compreender como é percebida a construção da identidade profissional de professores no Estágio Supervisionado Obrigatório, tomando como referência as narrativas das participantes. Tem como objetivos: identificar quem são os acadêmicos/estagiários que cursam Pedagogia e quais suas motivações para a escolha da carreira docente; verificar quais os maiores desafios da carreira que acreditam que enfrentaram enquanto professores; identificar quais os elementos que pensam ter contribuído para o desenvolvimento de sua identidade profissional. A metodologia utilizada será centrada na perspectiva (auto)biográfica, porque estas, tem se mostrado como uma oportunidade, tanto para os pesquisadores quanto para os sujeitos participantes ao descreverem suas experiências através de suas narrativas escritas. A coleta de dados acontecerá por meio da análise de três momentos do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: antes, durante e depois. Antes: antecedente a inserção do acadêmico/estagiário na escola, coletaremos dados por meio do método denominado de Arvore da vida (ADV), que tem caráter autobiográfico. Durante: após a inserção dos estagiários nas escolas, e ao iniciarem a primeira etapa do estágio que é a observação, a análise será das Entrevista Referenciada em Registros Fotográficos (ERRF) do contexto escolar Depois: após terem concluído todas as etapas do Estágio Supervisionado na escola, último momento é a escrita do Relatório de Estágio Supervisionado que serão analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bandin.

 

DRA. KELLY LETICIA DA SILVA SAKATA

Projeto de Extensão: Gestão Educacional em foco: articulações entre o âmbito escolar e a Universidade.

Esta proposta objetiva realizar assessoria pedagógica aos profissionais atuantes na Gestão da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Maracaju no que se refere ao aperfeiçoamento do Currículo e da Avaliação e desenvolver encontros formativos aos (as) acadêmicos (as) de Pedagogia na disciplina de Princípios e Fundamentos da Gestão Educacional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (unidade de Maracaju), promovendo, assim, a aproximação entre Universidade e Educação Básica. Metodologicamente, esta assessoria consiste em: Orientações quanto a adequação curricular e qualificação do processo Avaliativo; Estudos para aprofundamento epistemológico e práticas; e, desenvolvimento de cronograma e ementas para a Formação continuada dos profissionais atuantes na Educação Infantil. Quanto aos encontros formativos, serão realizadas palestras ministradas por profissionais da Secretaria a partir de dois eixos temáticos 'Gestão escolar no contexto da Educação Infantil' e 'A importância dos Conselhos na concretização da Gestão democrática'. Este projeto emergiu a partir da necessidade de adequação curricular, haja vista a implementação do Conselho Municipal de Educação no ano de 2023 em que a Rede de Ensino terá Sistema Educacional próprio, deixando, assim, de utilizar o Currículo do Estado do Mato Grosso do Sul. Para além, o cenário atual indica mudanças nos documentos legais que normatizam a Educação Infantil, por exemplo: Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil e a implementação de Avaliações. Neste sentido, é importante fortalecer questões referentes aos fundamentos e práticas críticas, tanto na Rede de Ensino quanto na Universidade, problematizando e refletindo sobre as especificidades do berçário, creche e pré-escola.

 

Projeto de Extensão: Memória Sul Mato-grossense no contexto da Educação Patrimonial: Interfaces entre Espaços culturais, Escola e Universidade.

Este projeto visa desenvolver reflexões críticas sobre a Educação Patrimonial entendida como propulsora dos conceitos de cultura, memória e identidades, junto aos alunos e profissionais da educação da Escola Estadual Cambaraí e da comunidade local, a partir da ação dos (as) acadêmicos (as) e professores do Curso de Pedagogia. Os conteúdos trabalhados estão vinculados às disciplinas: Princípios e Fundamentos da Gestão Educacional; Teoria e Ensino da Arte; Educação não formal; Ensino de História e Geografia: conteúdo e metodologia; Ensino de Matemática: conteúdo e metodologia; Metodologia e Ensino de Língua Portuguesa; e, Metodologia e Ensino de Ciências. O percurso metodológico consistirá em estudos e pesquisas sobre a realidade de Mato Grosso do Sul, especificamente, Maracaju. Este movimento envolverá um percurso cultural realizado pelos professores e acadêmicos (as) nos espaços culturais da Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul (Edifício “Memorial Apolônio de Carvalho”, Arquivo Público Estadual de MS, Biblioteca Pública Dr. Isaias Paim, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arqueologia da UFMS), no Museu das Culturas Dom Bosco e no Museu de Tecnologia Regional de Maracaju. Após, ocorrerão encontros com os profissionais da educação e alunos (as) da Escola Estadual Cambaraí, em que serão desenvolvidas oficinas e rodas de conversa para refletir sobre os conteúdos que envolvem a Educação Patrimonial e a realidade do município. Por fim, ocorrerá o mesmo movimento junto à comunidade local no espaço do Museu de Tecnologia de Maracaju. Almeja-se assim avançar no entendimento local sobre aspectos da Educação Patrimonial numa perspectiva crítica.

 

Projeto de Pesquisa: A gestão educacional das redes públicas municipais de ensino de Mato Grosso do Sul: relação público privada em foco.

O objeto de pesquisa deste projeto corresponde ao estudo e análise da atuação das Fundações privadas e Associações sem fins lucrativos-(FASFIL) no que concerne à gestão das redes públicas municipais de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. Esta proposta incidirá, principalmente, sobre a maneira como se estabelece a relação público privada entre estas instituições e os municípios. Para tanto, possui como eixo principal realizar um mapeamento a partir de dados oficiais dispostos nos sítios das prefeituras, dados disponibilizados nos sítios dos principais agentes privados atuantes na gestão educacional (SAKATA, 2022) e dados do Banco de Teses e Dissertações da Capes. A partir deste panorama, pretende-se identificar os agentes privados atuantes nas redes públicas municipais do Estado do Mato Grosso do Sul, selecionar e analisar documentos emitidos pelos mesmos para identificar a concepção de gestão educacional que é proposta no âmbito local. Assim, a presente proposta de pesquisa possui o compromisso ético de enunciar o movimento do empresariado no contexto educacional local, para realizar a contra hegemonia.

 

DR. MARCOS PEREIRA COELHO

Projeto de Extensão: Brinquedoteca: espaço de ensino, pesquisa, extensão e formação docente.

A brinquedoteca vincula-se ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS – Unidade Universitária de Maracaju. O espaço é composto por materiais pedagógicos, brinquedos, instrumentos didáticos, materiais históricos, fotografias, vídeos e itens de papelaria. A proposta cumpre o objetivo de articular a promoção de ações com vistas a participação de crianças e adolescentes no espaço da Universidade, com a promoção de eventos lúdicos como princípio formativo para crianças, além da operacionalização e realização de eventos e ações para promoção e difusão do direito da criança e do adolescente. Como parte dos objetivos específicos, o projeto visa produzir, preservar e difundir brinquedos e brincadeiras, canções e histórias tradicionais, respeitando a pluralidade étnica e cultural local, regional e nacional. Em diálogo com o ensino, o projeto busca viabilizar o uso do ambiente da Brinquedoteca para o desenvolvimento de atividades voltadas à formação inicial de professores articuladas às disciplinas metodológicas do curso de Pedagogia (UUMJU) atendendo/apoiando as disciplinas com previsão de atividades práticas como componente curricular previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e, em especial, as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil e Gestão Escolar, de Literatura Infantil e Contação de História e Psicologia da Educação. Como espaço de socialização de práticas didático – pedagógicas, promove eventos lúdicos em consonância com os princípios formativos e a promoção dos direitos da criança e do adolescente, a execução da proposta busca, de forma direta, contribuir com o processo de integração entre a universidade e escola.

 

DRA. NUBEA RODRIGUES XAVIER

Projeto de Pesquisa: Cadê a Criança Preta na história da educação brasileira? Educação antirracista e a literatura infantil.

A partir da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia observa-se a necessidade de aprofundar questões relacionadas à educação de crianças negras na historiografia brasileira. Para tal, propõe-se elaborar um projeto de pesquisa que vise abordar textos, autoras/es que discorram sobre qual lugar estavam as crianças pretas desde o Brasil colonial e quais representações estão dispostas na educação e literatura infantil brasileira. Como objetivos desta pesquisa buscar-se-á discorrer sobre as infâncias pretas, apontando a existência de estereótipos acerca de comportamentos, práticas e rotinas preconceituosas e racistas em instituições de atendimento infantil. Como pressupostos teóricos utilizaremos autoras negras como Gonzales (1981) que enfatiza que ser mulher e negra no Brasil é ser objeto de tripla discriminação; de Gomes (2002) que ressalta que a constituição do corpo é feito pela biologia, pela cultura e na história, sendo ele simbólico e evidenciando distintos padrões estéticos e percepções de mundo. Para a metodologia utilizaremos a realização de leituras de literatura infantil que valorizem ancestralidade e que os corpos infantis pretos tornam-se protagonistas com representatividade positiva, permitindo que as/os pequenos leitoras/es possam se perceberem e se reconhecerem com orgulho e exaltação, “para que o sujeito construa enunciados sobre sua identidade, de modo a criar uma estrutura psíquica harmoniosa, é necessário que o corpo seja predominantemente vivido e pensado como local e fonte de vida e prazer” (SOUZA, 1983, p. 06).

 

Projeto de Extensão: História e cultura de pretas (os): aproximações entre UEMS e o Quilombo São Miguel na cidade de Maracaju/MS.

O Projeto visa promover a aproximação entre universidade e o Quilombo São Miguel na cidade de Maracaju/MS, promovendo reflexões e práticas antirracistas sobre as contribuições do povo negro, sua ancestralidade, história e organização coletiva por meio de quilombo. Tendo como foco a aproximação de acadêmicas/os do curso de Pedagogia, com destaque às disciplinas do 4ºano, sob a responsabilidade da professora Nubea Xavier, Histórica e cultura afrodescendentes e de metodologia de ensino do 3ِº ano, respectivamente, de ensino de matemática, professor Wilker Solidade da Silva; ciências, professora Eliane Cerdas, História e geografia, professora Kelly Leticia da Silva Sakata, ao que tange à práticas que vinculem-se aos saberes de jogos, brincadeiras do continente africano, saberes relacionados à localidade regional, à história de seus povos e comunidades e aos cuidados do meio-ambiente, possibilitando identificar aspectos do aprendizado que vão além da sala de aula e das disciplinas ministradas, possibilitando maior conhecimento de uma comunidade quilombola, com modos de vida e saberes diferentes daqueles com os quais foram forjados sobre um branquitude. A finalidade dessa aproximação da universidade UEMS de Maracaju com o quilombo de Maracaju, visa problematizar junto aos acadêmicos do curso de Pedagogia as questões sociais sobre as relações étnico-raciais, “trata-se de levar em consideração que as principais mudanças sociais advindas do amplo repertório de políticas sociais, assim como da própria presença negra” (GADEA, 2013, p. 101).

 

Projeto de Extensão: Educação e debates contemporâneos: Intersecções entre políticas, práticas pedagógicas e formação docente. Subtítulo: Diálogos Interdisciplinares e debates contemporâneos.

O Projeto visa promover a aproximação entre universidade e educação básica, por meio de formação continuada ofertada aos professores de séries iniciais, ensino fundamental e médio, da rede municipal e estadual de Dourados, no período de setembro a dezembro de 2023 tendo como temáticas: desafios da gestão escolar; políticas públicas, educação infantil; desafios da alfabetização pós pandemia; educação científica para as séries iniciais; Ciências biológicas no ensino médio; relações étnico-raciais, etnomatemática e as infâncias em ambientes escolar. A carga horária do curso é de 100 horas e será distribuída nos diálogos interdisciplinares, às segundas e terças-feiras, das 19h às 22h, no segundo semestre de 2023.

  

DRA. ROSANE TOEBE ZEN

Projeto de Pesquisa: A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental – políticas educacionais e fundamentos teórico-metodológicos.

O presente estudo vislumbra compreender as alterações da legislação educacional brasileira desencadeadas nos últimos vinte anos, analisando as implicações impostas por instrumentos legais em regulamentar o atendimento educacional oferecido em pré-escolas e escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A análise se debruçará sobre os desdobramentos das mudanças legais acerca do atendimento obrigatório, que incluiu a pré-escola de 4 e 5 anos, e definiu que crianças de 6 anos de idade devem estar matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental. O presente estudo pretende compreender quais demandas tais alterações promoveram na organização da gestão, do planejamento, do encaminhamento do trabalho pedagógico, nas abordagens de ensino e de avaliação de estudantes e das instituições nas instituições responsáveis por este atendimento.

 

Projeto de Extensão: Diversidade plural: discussões contemporâneas em um mundo em transformação - 2° Edição.

O projeto de Extensão Diversidade Plural: discussões contemporâneas em um mundo em transformação - 2° Edição, tem como objetivo fomentar o debate em torno de diversos temas, que possuem como fio condutor os Direitos Humanos e a Inclusão. Para a realização das ações, convidados especialistas em diversas áreas - inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular; direitos das pessoas surdas; direitos humanos; entre outros - trarão a público suas experiências, vivências e aprendizados. Os participantes terão a oportunidade de acompanhar o evento de forma síncrona ou assíncrona, uma vez que os encontros ficarão disponíveis para novas visualizações no Youtube. Como resultado, estima-se que novas e diferentes formas de vislumbrar o respeito aos direitos humanos e a consolidação da inclusão em todas as suas formas - mundo do trabalho, educação, cultura, entre outros - sejam construídos. Na mesma direção, deseja-se a transformação de mentalidades, sobretudo das pessoas que atuam no meio educacional, buscando a superação de toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e de valores como a meritocracia e o capacitismo.

 

DR. WILKER SOLIDADE DA SILVA

Projeto de Extensão: Oficinas Pedagógicas como estratégia para o ensino de Matemática e Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O projeto de extensão proposto, intitulado 'Oficinas Pedagógicas como estratégia para o ensino da Matemática e Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental', emerge da compreensão de que o conhecimento linguístico é uma construção humana, moldada por fatores contextuais, sociais e culturais. Nesse contexto, destaca-se a fundamental importância das componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática na formação integral dos sujeitos da Educação Básica no sistema de ensino brasileiro. Observa-se que, apesar do reconhecimento científico, muitos estudantes enfrentam desafios ao aplicar os conceitos linguísticos no seu cotidiano, resultando em índices de aprendizagem abaixo do desejado e, por vezes, desmotivação para o estudo dessas disciplinas. Paralelamente, os professores frequentemente se deparam com limitações em suas práticas pedagógicas, utilizando métodos tradicionais e materiais didáticos padronizados. O projeto propõe, portanto, a reflexão e o estímulo para os professores que se dedicam ao Ensino de Língua Portuguesa e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O foco é identificar e utilizar instrumentos didáticos atrativos, com ênfase na reflexão sobre o cotidiano dos estudantes. Por meio de oficinas práticas, conduzidas por docentes do curso de Pedagogia e acadêmicas/os Bolsistas dos Projetos vinculados ao curso de Pedagogia (Apoio Pedagógico, PIBIC e Residência Pedagógica), busca-se apresentar potenciais instrumentos didáticos-pedagógicos, elaborados a partir de estudos orientados e em parceria com o público alvo envolvido, visando aprimorar a qualidade do ensino dessas disciplinas. O projeto também visa contribuir para a formação continuada dos professores que atuam no ensino de Língua Portuguesa e Matemática, estimulando a reflexão sobre suas práticas em sala de aula e a conexão dessas práticas com o cotidiano dos estudantes. Com uma perspectiva de longo prazo, almeja-se a organização de redes de apoio e colaboração com foco no ensino de Língua Portuguesa e Matemática em escolas públicas de Maracaju/MS, em colaboração com as escolas participantes do projeto, visando a melhoria substancial da qualidade do ensino dessas componentes curriculares no contexto escolar.

 

Projeto de Pesquisa: Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) e o Ensino Superior: ações afirmativas nos programas de pós-graduação das instituições públicas de ensino superior da região centro-oeste do Brasil.

Esse projeto é parte de uma pesquisa, de abrangência internacional, intitulada Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas no Brasil e na América Latina, que visa o desenvolvimento de um estudo em rede sobre ações afirmativas em universidades brasileiras e em diferentes países da América Latina. Como um dos eixos investigativos, a pesquisa Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e o Ensino Superior: ações afirmativas nos programas de pós-graduação das instituições públicas de ensino superior da região centro-oeste do Brasil promoverá um mapeamento, a partir dos dados oficiais de programas de pós-graduação ofertados por instituições públicas de ensino superior, sobre a execução de políticas de ações afirmativas em IES da região centro-oeste brasileira, no que tange ao acesso e permanência em cursos de pós-graduação (stricto sensu). De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa se utilizará, além do manuseio e estudo dos documentos oficiais de cada instituição, dos dados de matrícula (com destaque aos marcadores de raça/cor, sexo, gênero, deficiência - física, mental, sensorial e/ou intelectual - e classe social) e conclusão de cursos, bem como das produções acadêmicas sobre a temática na região, e em cada estado que a compõe.