Química

Informações:


O Curso de Graduação de Licenciatura em Química criado pela Resolução CEPEUEMS n° 217, de 09 de maio de 2001 e seu projeto pedagógico pela Resolução CEPEUEMS n° 218, de 09 de maio de 2001, teve como principal finalidade atender a demanda de docentes licenciados em Química na rede pública e privada de ensino. Desde a sua criação o corpo docente tem se preocupado em desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a participação da comunidade discente.

Dentre as atividades de extensão pode-se citar: Programa Lavoisier e Semana acadêmica. Tais eventos têm como objetivo despertar nos estudantes do ensino médio o interesse pela Química e a divulgação dos Cursos de Graduação em Química da UEMS. Os projetos contam com a participação dos acadêmicos de Química que, sob a supervisão de docentes do curso, têm a oportunidade de vivenciar as ações docentes.

Durante a “Semana da Química” são realizadas atividades tais como palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e outras atividades da área de Química e de áreas correlatas, voltadas ao interesse dos acadêmicos, docentes e comunidade.

Além destas atividades, vem sendo promovido pela UEMS com colaboração da UFGD, a Semana Acadêmica Integrada de Química (SEINQUI) e o Encontro de Iniciação Científica (ENIC) tendo por objetivos integralizar os diversos grupos de pesquisa da instituição; proporcionar treinamento e aperfeiçoamento aos acadêmicos nas técnicas e metodologias de apresentação de trabalhos científicos e divulgar, entre os acadêmicos, as pesquisas desenvolvidas na UEMS e as formas de acesso às Bolsas de Iniciação Científica.

Desde 2001, iniciou-se a realização de projetos voltados aos interesses regionais. Atualmente, o curso de Química desenvolve as linhas de pesquisa nas áreas de: Produtos Naturais, Ensino, Materiais, Eletroquímica, Eletroanalítica, Química Ambiental, Sociologia e Bioquímica, entre outras.

O desenvolvimento dos projetos de pesquisa tem possibilitado a captação de recursos de órgãos financiadores (CNPq, FINEP, FUNDECT, etc) para aquisição de equipamentos de pequeno e grande porte. Esses equipamentos beneficiam não só as atividades de pesquisa, mas também as de ensino e extensão.

Os esforços direcionados para a pesquisa resultaram em publicações em congressos e periódicos indexados contribuindo para a projeção do curso de Química junto à Comunidade Científica. 

Em 2019, o Curso de Licenciatura em Química foi reformulado para atender a Resolução CNE Nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Em relação à viabilidade, o Curso já é ofertado na unidade de Dourados onde existe infraestrutura adequada, incluindo salas de aulas e laboratórios de química geral e instrumental. No entanto, ainda há a necessidade de um espaço físico para um laboratório de ensino de Química. No tocante ao quadro docente atual, este atende a demanda das disciplinas do Curso, porém haverá necessidade de contratação de docente para a área de ensino em virtude da aposentadoria de docente desta área.

Em 2022, a proposta de reformulação é para atender às exigências da Resolução CNE/CES n.º 7, de 18 de dezembro de 2018; das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que estabeleceu a das atividades acadêmicas de extensão e cultura nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, com a carga horária mínima de 10% de extensão conforme prevista na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014 (BRASIL, 2018), regulamentada no âmbito da UEMS pela Deliberação CE/CEPE-UEMS Nº 309, de 30 de abril de 2020, a qual aprovou o Regulamento para creditação das atividades acadêmicas de extensão e cultura universitária nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Além disso, a reformulação do Projeto Pedagógico contempla a DELIBERAÇÃO CE/CEPE-UEMS Nº 312, de 30 de abril de 2020, que dispõe sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação regularmente matriculadas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.