Turismo

Informações:


HISTÓRICO DO CURSO DE TURISMO UEMS DOURADOS

 

O Curso de Turismo da UEMS em Dourados é oferecido desde o ano de 2000 quando a Universidade estadual de Mato Grosso do Sul entende a necessidade de se formar recursos humanos para atuarem junto a empreendimentos turísticos que pudessem ter uma sólida formação na perspectiva da “conservação” da natureza e da cultura do homem sul-mato-grossense. “De acordo com encontros realizados pelo governo e trade turístico observou-se uma carência de projetos no setor turístico visando o desenvolvimento do Estado por meio de ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente o Curso possuía Ênfase em Ambientes Naturais e a duração de 4,5 anos. 

No ano de 2006 o corpo docente entendeu que seria necessária uma nova reformulação do Projeto Pedagógico. Percebeu-se ao longo da primeira oferta, que algumas disciplinas precisariam ser suprimidas, outras criadas para que se pudesse fortalecer a ênfase do Curso e de fato ser referência no ensino, pesquisa e extensão em Turismo - Ênfase em Ambientes Naturais. A proposta de ensino-aprendizagem elaborada em 2006, surgiu a partir de uma tendência do mercado mundial, que apontou a área de turismo em ambientes naturais como um dos campos de trabalho promissores da atualidade. Além disso, foram aprimorados aspectos técnicos dentro das disciplinas, organizar regulamentos e seus Laboratórios.

Em 2009 a partir de discussões nacionais, da realidade do estado de Mato Grosso do Sul percebeu-se a necessidade de repensar o tempo de oferta do curso considerando as tendências da educação do ensino de turismo nacionais e internacionais. O Curso manteve a Ênfase em Ambientes Naturais e passou a ter a duração de 4 anos a partir do ano de 2010.

No ano de 2014, houve uma nova reformulação no Projeto Pedagógico baseada em discussões nacionais bem como no Parecer do Reconhecimento realizado no mesmo ano. Além disso, ao longo deste período observou-se que a qualificação docente e as linhas de pesquisa do curso se direcionaram para planejamento e gestão da área turística, culminando com a verticalização da área de gestão pública, ficou clara a necessidade de repensar a ênfase em ambientes naturais e também a forma de oferta. 

O Curso passou a se chamar Bacharelado em Turismo – não mais carregando a ênfase em ambientes naturais e com a duração de 3 anos. Mudança que foi ao encontro do panorama nacional que exige cursos mais técnicos, enxutos e direcionados ao planejamento e gestão da atividade turística e proporcionando aos egressos um olhar para o empreendedorismo bem como para a tecnologia e a inovação. O atual Projeto Pedagógico do curso apresenta elementos que atendem às necessidades do mercado turístico, tais como: disciplinas oferecidas na modalidade de Educação à Distância, ampliação da carga horária técnica e específica da área do turismo, maior carga horária prática, inserção de conteúdos específicos das tecnologias da informação e formação qualificada em menor tempo. 

O curso passou a ser semestral e tem como missão: Formar profissionais para o setor turístico que tenham espírito inovador, postura interdisciplinar e inclusiva, que mobilizem todo tipo de recurso disponível por meio de gestão participativa e do trabalho em equipe, e que, visando à qualidade e a competitividade, sejam comprometidos e responsáveis com o desenvolvimento de si mesmos e das empresas ou destinos turísticos onde atuarem. 

Desse modo, o Curso espera ser reconhecido e procurado pela sociedade, mercado e setor público como curso referência na formação de profissionais para o setor turístico através da gestão participativa e do trabalho em equipe, com capacidade técnico-científica para elaborar, gerir e desenvolver projetos de turismo, integrando conhecimentos de natureza econômica, sociocultural e ambiental, desenvolvendo produtos e serviços inovadores e adequados às necessidades da sociedade e do mercado.