Curso de Pós-graduação lato sensu em Currículo e Diversidades

Área: Educação
Unidade: Dourados
Coordenadora: Sirley Lizott Tedeschi

Informações:


Geral


 

Promover a qualificação em nível de Pós-graduação lato sensu, de profissionais da Educação e outros segmentos profissionais interessados, assegurando-lhes formação política e pedagógica adequada ao planejamento, à análise, à orientação e à avaliação de propostas, que correspondam aos avanços do conhecimento no campo da educação para as relações étnico-raciais, de gênero e da valorização das culturas negra, indígena e dos imigrantes, tanto em relação ao exercício da docência quanto à concretização de pesquisas e práticas – formais e/ou alternativas.

 

Específicos

 

  • Qualificar gestores(a)s e professores(as)e busquem adquirir, produzir, e difundir conhecimentos para implementar as temáticas de gênero, raça, etnia e imigração nos currículos e projetos político-pedagógicos das escolas;
  • Incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do registro, bem como a divulgação dessas práticas pedagógicas realizadas nas escolas do Estado de Mato Grosso do Sul;
  • Possibilitar a aprendizagem em ambientes virtuais, com troca de experiências entre os participantes, com a produção de textos com autoria dos profissionais da educação;
  • Divulgar os resultados das pesquisas realizadas no campo das Relações étnico-raciais e de gênero, com publicações autorais.
  • Conhecer introdutoriamente a História e Cultura da África, dos afro-brasileiros e dos indígenas
  • Conhecer as causas e consequências dos fluxos migratórios, bem como os desafios enfrentados pelas famílias, crianças e adolescentes imigrantes no processo de inserção em uma nova sociedade, em especial, no ambiente escolar.
  • Discutir e construir ações pedagógicas de reconhecimento e valorização dos modos de ser e existir da criança e do adolescente imigrantes, assim como promover a inclusão com equidade desses/as estudantes no sistema de ensino brasileiro.
  • Conhecer os fundamentos básicos da Educação Sexual, além das especificidades e estratégias de ensino da sexualidade para a Educação Básica.
  • Discutir a respeito das desigualdades de gênero, ou seja, dos padrões sociais atribuídos de forma diferente a homens e mulheres e às opressões que decorrem dessa diferenciação.
  • Compreender a Interseccionalidade com ferramenta de análise das múltiplas vias identitárias produtoras exclusões, não apenas no campo das relações étnicos-raciais, como também no cotidiano escolar.
  • Aprender a tratar pedagogicamente as questões relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero
  • Incentivar pesquisas e produção acadêmica que utilizem metodologias inovadoras que melhor se adequem às temáticas tratadas no curso.